Buscar

Pedagogia Institucional sobre Artigo e Filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia Institucional
Um paralelo entre o Filme A Escola da Vida e o artigo Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim, de Idalina Amélia Mota Pontes.
Após ler o texto e assistir ao filme, fica claro que existe um abismo entra a educação tradicional, que ainda retrata a sala de aula como o local onde o professor fala sobre um assunto e os alunos escutam de forma passiva, onde o professor tem o papel central, onde respostas corretas são esperadas dentro de um padrão, onde a avaliação é a única forma de confirmar o processo de aprendizagem, onde apenas as matérias escolares tradicionais são valorizadas. No filme o professor de história conquista os alunos com seu jeito inovador, provocou uma mudança de mentalidade e quebrou um paradigma. Foi capaz de provocar a mudança na equipe como um todo, foi inspiração para outros professores, cativou os alunos e ensinou que aprendemos uns com os outros. 
Por outro lado, esse novo modelo de educação, que podemos chamar de modelo século XXI, tem o aluno como protagonista, o professor como mediador, como alguém que irá direcionar o aluno, que vai inspirar, abrir possibilidades, trazer temas atuais a serem discutidos, provocando os alunos a darem a sua opinião, colocando os prós e contras sobre algo, valorizará a criatividade, o senso crítico, valores que contribuem para a formação de cidadãos do mundo, alunos são ouvidos, 
No que diz respeito ao papel do psicopedagogo, esse deve iniciar o trabalho por uma sondagem geral, buscando entender a cultura da instituição, os valores, como está a relação e motivação do quadro de professores e até mesmo uma eventual necessidade de capacitação. Diante dessas informações levantadas, reunir os envolvidos, promover a integração, a união e o desenvolvimento de um trabalho em equipe, buscando um único objetivo, de promover o desenvolvimento dos alunos não só no âmbito cognitivo, mas emocional, ético e de cidadãos melhores.

Outros materiais