Buscar

Exercícios Módulo 1 - Contextualização e Critérios Diagnósticos do Autismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios (Módulo 1: Contextualização e Critérios Diagnósticos do Autismo )  
1 - Quais os critérios de diagnóstico de Autismo Infantil, propostos em 1978? Assinale a incorreta: (Correta)
Resposta selecionada: Início precoce do quadro, antes dos 15 meses de vida.
2 - Como são classificados os Transtornos Globais do Desenvolvimento, de acordo com o CID 10? Assinale a alternativa correta. (Correta)
Resposta selecionada: Um grupo de alterações caracterizadas por alterações qualitativas da interação social e modalidades de comunicação, e por um repertório de interesses e atividades restrito e estereotipado.
3 - Dentro do Autismo afetivo há a existência de uma distorção familiar. O que essa distorção pode causar? Assinale a correta. (Correta)
Resposta selecionada: Alterações no desenvolvimento psicoafetivo da criança, decorrentes do caráter altamente intelectual dos pais destas crianças.
4 - Quais os benefícios de identificar o TEA em sua fase inicial? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: é ampliada a perspectiva de desenvolver as capacidades do autista em termos cognitivos, sociais e de linguagem, promovendo melhor qualidade de vida, independência e autonomia para realizar as atividades diárias.
5 - Quando os sinais de TEA se manifestam numa criança, e quais são os principais aspectos a se observar numa criança, se há suspeita de TEA? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: Os sinais costumam se manifestar antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de vida da criança. E os aspectos observáveis são: o momento de começar a falar, andar e interagir com o meio externo.
6 - “Todas as manifestações do TEA devem aparecer antes dos 36 meses de idade. Todavia, dados demonstram que a minoria das crianças apresenta problemas no desenvolvimento entre os 12 e 24 meses”. A afirmação é: (Correta)
Resposta selecionada: Falsa.
7 - O diagnóstico precoce de TEA promove melhor qualidade de vida e, geralmente, são os pais e responsáveis pelas crianças que percebem os primeiros sinais. De acordo com a aula ministra, e segundo resultados das pesquisas de Coonrod e Stone, quando, geralmente, são percebidos os primeiros sintomas? (Correta)
Resposta selecionada: Os primeiros sintomas no desenvolvimento tendem a ser percebidos pelos pais durante os dois primeiros anos de vida, sendo que a IRPS varia de 14,7 meses a 23,4 meses.
8 - O novo CID – 11 estabeleceu um novo sistema de diagnóstico do TEA, tais mudanças possibilitaram a remoção de outras condições, permitindo a criação de um domínio amplo do termo Transtorno do Espectro Autista. Quais foram as condições removidas? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: Síndrome de Asperger e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
9 - Em casos de pacientes com TEA, dentro do diagnóstico há diversas categorias para determinar o grau do transtorno. Quais são os critérios do diagnóstico categorial? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: Nível de comunicação verbal e não verbal, o grau de habilidades intelectuais, a extensão do campo de interesses, o contexto familiar e educacional e a capacidade para uma vida autônoma.
10 - Segundo o DSM – V, quais os complementos adicionados ao diagnóstico de TEA? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: O DSM-V, como complemento ao diagnóstico de TEA, instrui a especificação sobre a existência ou não de comprometimento intelectual e/ou de linguagem concomitante ao TEA.
11 - Considerando as fases do luto, qual fase mais influencia no comportamento dos pais e responsáveis, diante do diagnóstico de doença/deficiência? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: O impacto de um diagnóstico de uma doença pode propiciar à família vivenciar as mesmas fases do luto, inclusive a negação, sendo estas uma adaptação pelas quais perpassam as pessoas quando perdem algo almejado ou significativo.
12 - A partir do diagnóstico, a doença/deficiência passa a ser vista como um fato estressante, que afeta a rotina e a relação dos envolvidos, fazendo-se necessário alterações no dia a dia. Dessa forma, essas alterações têm qual finalidade principal? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: As adaptações têm como finalidade suprir as necessidades da criança.
13 - Como podem ser definidas as estratégias de coping? Assinale a alternativa correta: (Correta)
Resposta selecionada: Formas encontradas pelas famílias para lidarem com os desafios geradores de estresse, além do processo de resiliência familiar, no que encontram formas saudáveis de lidar com a situação adversa sem sucumbir a ela.
14 - Após o diagnóstico do TEA, as famílias devem criar estratégias para administrar a situação. Tendo isso em vista, qual a melhor estratégia a ser adotada pelas famílias, e por quê? (Correta)
Resposta selecionada: Além das estratégias de coping, a união familiar é de grande importância, pois possibilita o apoio comum e a atenção às demandas da criança, sem sobrecarregar um só membro da família.

Mais conteúdos dessa disciplina