Buscar

Atividade Fundamentos em Terapia Intensiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisioterapia em Terapia Intensiva-FTI 6
Atividade Pré-Introdutória Fundamentos
Aluna: Emanuela Rocha dos Santos
1. Descreva 5 das principais atribuições do plantonista Fisioterapeutas e justifique-as! 
· Definir pacientes prioritários no plantão juntamente com o fisioterapeuta rotineiro;
· Priorizar intercorrências e emergências (admissão, PCR, Insuficiência Respiratória Aguda – IRpA, extubação não planejada, entre outros);
· Avaliar e realizar os atendimentos fisioterapêuticos em todos os pacientes internados de acordo com a proposta terapêutica;
· Registrar as evoluções em prontuário;
· Preencher as fichas de monitorização e outros formulários definidos pela coordenação de fisioterapia;
Tais atribuições são importantes para padronização das condutas que devem ser realizadas pelos fisioterapeutas, além de que, essas atribuições servem como respaldo da atuação do profissional e são extremamente necessárias para a passagem de plantão.
	2.	 Defina SÍNDROME DA IMOBILIDADE PROLONGADA nos pacientes internos em UTI e destaque e justifique uma conduta fisioterapêutica. 
A Síndrome da Imobilidade Prolongada pode ser definida como um conjunto de disfunções que tem por mecanismo inicial, a manutenção da postura no leito do indivíduo acamado por um período prolongado. Os efeitos da imobilização são definidos como uma redução na capacidade funcional dos sistemas osteomusculares, tecido conjuntivo, tecido articular, sistema respiratório, sistema metabólico, sistemas gastrointestinais, sistemas geniturinários entre outros, o que contribui para o prolongamento da internação.
A Cinesioterapia Motora como conduta fisioterapêutica para reduzir os impactos da SIP tem as seguintes vantagens:o retorno mais rápido à funcionalidade, diminuição do tempo de desmame, menor tempo de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no hospital. Além disso a Cinesioterapia motora é considerada um elemento central na maioria dos planos de assistência da Fisioterapia, com a finalidade de aprimorar a funcionalidade física e reduzir incapacidades, investindo na readaptação do paciente ao seu meio e o pronto restabelecimento de suas atividades da vida diária.
3.Justifique e caracterize a Fisioterapia respiratória na UTI. 
A Fisioterapia respiratória pode definir-se como uma especialidade da Fisioterapia que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento que buscam a otimização do transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções ventilatórias, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. Podendo ainda proporcionar assistência ao paciente criticamente enfermo em unidades de terapia intensiva (UTI), além de intervenções terapêuticas em pacientes com diversas disfunções de sistemas orgânicos em UTIs. A fisioterapia respiratória está indicada para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva preconizando minimizar a retenção de secreção pulmonar, melhorar a oxigenação e reexpandir áreas pulmonares com atelectasia, além de “evitar os efeitos deletérios da hipo ou inatividade do paciente acamado”. 
4. Defina e exemplifique atendimento HUMANIZADO na UTI.
A preocupação com a humanização em Unidade de Terapia Intensiva tem como principal meta a dignidade do ser humano e o respeito por seus direitos. A política da humanização tornou-se, nos últimos anos, temática recorrente em investigações e reflexões na área da saúde, interessando aos diferentes ramos do conhecimento científico.
Exemplos:
· Abordar o paciente de forma individualizada e especial;
· Dar atenção diferenciada e demonstrar empatia;
· Cumprimentar, chamar pelo nome, olhar nos olhos e escutar o paciente com atenção;
· Transmitir confiança, segurança e apoio para que o internado possa se abrir e acreditar no tratamento;
5. O que vem a ser “TREINO DE ENDURANCE dos músculos respiratórios” de acordo com o III CONSENSO BRASILEIRO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA? 
O treinamento de endurance consiste no aumento progressivo de carga aos músculos respiratórios. Ao respirar espontaneamente (em tubo T ou com baixos valores de pressão de suporte), o paciente está trabalhando, ao longo do tempo, contra uma carga imposta pela retirada do suporte ventilatório.
6. Descrimine o papel do Fisioterapeuta no paciente infectado por SARS- COV -2, na fase aguda em uma UTI e a atenção a sua funcionalidade motora e respiratório.
A sua intervenção inclui suporte durante a ventilação invasiva e no desmame ventilatório, nomeadamente ao nível da monitorização de parâmetros e sinais vitais, ajuste no suporte mecânico e oxigenoterapia e nos protocolos de extubação. Inclui, também, a prevenção da incapacidade com protocolos de mobilização precoce, mudanças posturais, estimulação elétrica neuromuscular, fortalecimento e recondicionamento dos músculos periféricos e treino dos músculos respiratórios (em caso de fraqueza). Por fim, as técnicas específicas de fisioterapia respiratória para a higiene brônquica estão indicadas em doentes com condições hipersecretivas concomitantes.
7. Destaque avanços e atualizações na atuação do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva.
Podemos citar o ganho de autonomia no manuseio do ventilador mecânico e o fortalecimento da parceria com a equipe multidisciplinar. Como parte da assistência fisioterapêutica integral, podemos destacar a mobilização passiva precoce e a realização de exercícios ativos e ativo-assistidos.
8. Destaque particularidades do Alto Fluxo na UTI.
As cânulas nasais de alto fluxo (CNAF) são pequenos tubos plásticos que ficam dentro das narinas dos pacientes que precisam de ajuda para respirar. As CNAF permitem que o paciente receba um fluxo alto de uma mistura aquecida de ar e oxigênio. Apesar das CNAF serem bastante usadas na UTI, ainda não há evidência clara mostrando se elas trazem benefícios de longo prazo para os pacientes, como diminuição na duração da internação na UTI ou aumento das chances de sobrevida.
9. Destaque particularidades do Suporte pressórico ELMO no contexto do paciente Hipoxemico Tipo I.
A aplicação de CPAP por meio de capacete é segura e garante o mínimo de contaminação do ambiente. Além disso, melhora o conforto e a oxigenação dos pacientes, evitando a intubação em até 55,4% dos casos.
No estado do Ceará, uma força-tarefa multidisciplinar desenvolveu uma nova interface do tipo capacete com vedação completa e isolamento respiratório da cabeça do paciente, que permite a aplicação de CPAP de 8-15 cmH2O em associação com o fornecimento de um fluxo de mistura de gases contendo oxigênio e ar comprimido (AC), denominado ELMO. Como o ELMO não requer ventilador mecânico, ele pode ser usado fora das UTIs, por exemplo, em enfermarias gerais. Quando testado em voluntários, o dispositivo mostrou-se confortável e seguro, além de ter boa usabilidade pelos profissionais de saúde. Além disso, evitou a reinalação de CO2 desde que fosse oferecido um fluxo adequado de gás (≥ 40 L/min), já que esse efeito adverso é uma das limitações desse tipo de interface.
	10.	Defina a conduta intensiva de “SUPORTE DE VIDA COM OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPOREA”.
a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), um suporte mecânico temporário para o coração e os pulmões, utilizado para pacientes com grave insuficiência respiratória e/ou cardiovascular refratárias às medidas habituais de tratamento. Pode ser realizada em três modalidades de assistência: veno-arterial (VA), veno-venosa (VV) ou veno-arterial-venosa (VAV). Independente da modalidade utilizada, cânulas calibrosas e posicionadas em grandes vasos são conectadas a um circuito no qual o sangue é bombeado para um pulmão artificial ou oxigenador de membrana, onde o oxigênio e o gás carbônico são trocados. O sangue é aquecido à temperatura corporal, antes da reinfusão ao paciente.

Outros materiais