Buscar

AVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia, atentamente, os casos apresentados a seguir:
 Caso 1:
Uma empresa contrata um motoboy para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Ele comparece ao escritório de segunda a sexta-feira, onde recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar. Suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto. Todo mês, ele recebe também um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário.
 
Caso 2 :
Uma organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Sempre que precisa desses serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento. O motoboy recebe o documento a ser entregue, ou o pedido de retirada de documento, realiza a tarefa, reporta-se ao gerente administrativo-financeiro da organização e depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha. 
Podemos afirmar que existe relação de emprego em ambos os casos apresentados? Justifique seu posicionamento apontando os pressupostos utilizados para embasar sua opinião, bem como apresentando outros exemplos.
 
RESPOSTA
Para que haja relação de emprego, deve-se possuir os seguintes elementos que deverão ocorrer de forma cumulativa, conforme mencionado no livro COSTA MACHADO. CLT interpretada, artigo por artigo. Barueri / SP: Manole, 2020, páginas 7/
· Alteridade;
· Subordinação;
· Pessoalidade;
· Não-eventualidade;
· Onerosidade;
Diante desses elementos podemos confirmar que há relação de emprego nos dois casos citados.
No 1º caso, o motoboy é contratado diretamente pela empresa, podendo ser confirmado seu vínculo com os seguintes pontos: trabalho de segunda a sexta, folha de ponto informando a hora de entrada e saída e o contracheque contendo a remuneração do motoboy.
No 2º caso, a diferença é que a contratação é realizada de forma terceirizada. A organização contrata os serviços de uma empresa especializada.  Esta por suar vez, encaminha seu funcionário para realizar o serviço. A relação de emprego se dá entre o funcionário e a empresa em contratada.
Como outros exemplos podemos citar:
Contratação direta: uma empresa contrata diretamente um empregado para realizar o serviço de limpeza de seu estabelecimento diariamente.
No caso de contratação de empresa terceirizada: um órgão público, contrata uma empresa especializada em serviços gerais para que esta envie um prestador de serviços para realizar a limpeza do órgão.

Continue navegando