Buscar

Atividade 08 de Legislação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. CESAR foi eleito para o cargo de direção da Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA) de sua empregadora, a empresa GAMA Ltda”. Seu mandato termina em junho de 2022. Porém, por motivos de grave crise financeira, a empresa GAMA LTDA encerrará as suas atividades com o fechamento do estabelecimento. Dessa forma, em razão da extinção do estabelecimento, a empresa rescindirá o contrato de todos os seus funcionários. Considerando que é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA, até um ano após o final de seu mandato, CESAR poderá ser dispensado? Justifique.
R: Com certeza, nesse hipótese, poderá visto que Súmula nº 339 do TST aduz que a estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, não se verifica a despedida arbitrária, sendo impossível a reintegração e indevida a indenização do período estabilitário.
2. JÚLIO, que é empregado contratado pela empresa BETA, sofreu acidente de trabalho, motivo pelo qual está afastado de suas atividades pelo período de 90 dias e recebendo o benefício previdenciário do INSS. Sabemos que, durante o período de afastamento de JÚLIO, seu contrato de trabalho será suspenso, razão pela qual a empresa BETA será dispensada, no citado período, do pagamento de salários. Nessa situação hipotética, considerando as regras aplicáveis ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, a empresa deverá efetuar os recolhimentos de depósitos na conta vinculada de JÚLIO? Fundamente.
R: Conforme arts. 59 e 60 da Lei 8.213/1991, o auxílio-doença será devido ao segurado que ficar afastado de suas atividades habituais por mais de 15 dias e durante o recebimento de benefício, e a partir do décimo sexto dia do recebimento de auxílio-doença acidentário, o contrato de trabalho fica numa condição atípica de suspensão, sendo que este período deve ser computado para efeitos de tempo de serviço, bem como, o empregador deve recolher o FGTS. Após a cessação do benefício é que se operará a estabilidade provisória de 12 meses, conforme determina o art. 118 da Lei 8.213/1991, bem como, a Súmula 378, II, do TST, que dispõe que os pressupostos para a concessão da estabilidade são o afastamento superior a 15 dias, a percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego.
Preciso mandar minha atividade!

Outros materiais