Buscar

Entrega da Avaliação AV2- Ética e Responsabilidade Social


Continue navegando


Prévia do material em texto

Entrega da Avaliação AV.2
A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Considerando as pesquisas e o material disponibilizado na plataforma, contribuirei com a minha percepção sobre o questionamento avaliativo.
 Sobre as empresas atuantes para a ODS, vou iniciar falando sobre a Construtora MRV, sendo uma das maiores no ramo da construção Brasileira e pioneira do Pacto Global, assinado em 2016. Dentre suas ações, 15 estão relacionadas ao desenvolvimento sustentável, como por exemplo...o monitoramento da carteira de fornecedores, de forma a evitar fragilidades em termos de direitos humanos; 
a revitalização do entorno dos empreendimentos, de forma a prover um ambiente saudável e inclusivo para a comunidade; a redução do consumo e reuso de água nas operações e a instalação de painéis de energia fotovoltaica nos prédios construídos.
Desde o ano de 2015, a MRV desenvolve ações que vão ao encontro do Objetivo nº13, que trata de medidas que combatem a mudança do clima e seus efeitos. A MRV calcula e publica o inventário de gases de efeito estufa de suas operações (fontes diretas e indiretas), bem como compensa seu impacto por meio de aquisição de créditos de carbono no âmbito do Programa Amigo do Clima. 
Esse Programa é gerido pela WayCarbon e tem como objetivo agregar valor às empresas participantes, facilitando suas ações de responsabilidade climática com transparência e qualidade. 
 Com a adoção dos ODS, a MRV formalizou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável a nível global. Inclusive, a empresa reporta anualmente à ONU o desempenho de suas ações relacionadas à aplicação dos ODS.
 Outra empresa que assumiu o compromisso em atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável, é a NATURA, que por meio do Programa Amazônia, realiza uma exploração dos recursos naturais intrinsecamente ligada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  Ao estabelecer parcerias com as comunidades locais, a empresa prioriza sistemas de produção que reduzam os impactos no ecossistema, favoreçam o desenvolvimento e a saúde da população, além da igualdade de gênero.
 Todas as empresas participantes da ODS, tem ganhos e oportunidades que evidenciam suas marcas, gerando créditos, lucros e muitos benefícios no mercado atuante. Podemos citar algumas, sendo:
- Atração de investidores e facilidade de crédito:
Grandes fundos de investimentos e provedores de crédito se preocupam cada vez mais com a sustentabilidade das empresas investidas, de modo a mitigar potenciais riscos e garantir melhores retornos no longo prazo. Assim, os grandes players do setor financeiro vêm adotando o nível de engajamento dos negócios com os ODS como critério para destinação de novos investimentos e liberação de crédito. Organizações como Black Rock e Pimco, por exemplo, estão muito envolvidas nessa temática. Ressalta-se ainda que a Business & Sustainable Development Commission (BSDC) estima que será necessário um financiamento anual de 2,4 trilhões de dólares, pelos setores público e privado, para que os objetivos da Agenda 2030 sejam cumpridos.
- Acesso a novos mercados:
Ao firmarem o compromisso de incluir os ODS à sua estratégia, as empresas abrem caminho para a atuação em novos mercados. 
Com isso, as organizações também podem atender aos anseios de clientes por produtos e serviços alinhados aos princípios da sustentabilidade. Segundo o relatório Better Business, Better World (BSDC), os negócios sustentáveis têm o potencial de gerar oportunidades econômicas de aproximadamente 12 trilhões de dólares e até 380 milhões de empregos por ano até 2030. O relatório destaca, inclusive, que novos mercados surgirão principalmente em quatro áreas: energia, cidades, agricultura e saúde e bem-estar.
- Melhor comunicação dos impactos positivos da organização aos stakeholders:
Muitos dos stakeholders associam uma empresa aos impactos negativos gerados por ela. Tal fato gera questionamentos que influenciam na imagem e valorização da empresa. O bom e assertivo uso dos ODS permite que uma empresa comunique suas ações e impactos positivos de maneira estruturada, alinhada com seus temas materiais e contextualizada com as demandas globais.
Normas da ABNT 6023: blog.waycarbon.com/2019/03/ods-incorporados-pelas-empresas/
Aluna: Gabriela Donola Loreto Gonçalves
Data da entrega: 10/09/2021