Buscar

Trabalho Comportamento Organizacional AVA2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIA CONDE OLIVEIRA
ENTREVISTA COM A GERENTE ADMINISTRATIVA
RIO DE JANEIRO
2021
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma proposta de entrevista com um gestor de uma organização do setor privado (seja de pequeno, médio ou grande porte), com o objetivo de saber como o gestor pode utilizar, de forma eficiente, a gestão de pessoas juntamente com a motivação e uma comunicação organizacional.
O gestor está sempre em busca de uma melhor organização tantos dos seus objetivos, quanto do pessoal para assim ter um aumento da sua produtividade e tendo como consequência melhores resultados e o sucesso da empresa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Dados da Empresa:
A instituição presente na entrevista é a Usimeca Indústria Mecânica S.A., Hyva Group inscrito no CNPJ sob o número 08.972.254/0001/-83. Essa empresa é uma indústria, considerada de porte médio com uma média de 150 funcionários, fica localizada no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Sendo que o grupo Usimeca possui uma fábrica no México e no Chile.
Sua principal atividade econômica é a fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões e possui mais de 50 anos fabricando equipamentos na área de limpeza urbana, sendo líder no Brasil e na América Latina em inovação tecnológica, oferecendo às empresas soluções de qualidade para as áreas de transporte de resíduos sólidos e varrição mecanizada de ruas.
Seus principais clientes são Vamos Locação, Man Latin, CS Brasil, entre outros; e como principais concorrentes pode-se considerar a empresa Planalto e Copac.
A Usimeca tem como missão:
 Gerar soluções de projeto e fabricação de equipamentos que satisfaçam às necessidades dos usuários de bens de capital, garantindo a alta performance e a durabilidade de seus produtos, proporcionando retorno aos acionistas e promovendo o desenvolvimento sustentável. (Site Usimeca, 2021)
2.2 Informações da Entrevistada
A entrevistada se chama Maria de Fátima Ramos Conde e hoje possui um cargo de gerente administrativa no setor da Controladoria da empresa Usimeca. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em análise de sistemas e possui duas pós-graduações em Controladoria, sendo que a última foi voltada para o mercado financeiro. Possui 25 anos de experiência na empresa atual e mais 5 anos da empresa anterior, totalizando 30 anos de experiência com o setor da controladoria. Porém há 10 anos que vem atuando de fato como gerente administrativa na empresa Usimeca.
2.3 Questões pesquisadas junto a gestora
1º. Na sua visão, qual a relação entre a gestão de pessoas e a excelência organizacional?
“Seria fundamental toda empresa ter uma preocupação com seus recursos humanos, porque sem as pessoas a empresa não se movimenta, nem os recursos tecnológicos são implementados, então seria fundamental se preocupar mais com o ser humano dentro da empresa”.
2º. Para você, existe relação direta entre objetivos organizacionais, motivação individual e coletiva, e o sucesso da empresa? Explique.
“Sim, porque se eles não estiverem alinhados, você não atinge o topo que seria o objetivo primordial que seria o lucro, se colocar no mercado. Os objetivos organizacionais passam para os objetivos dos funcionários e se todos estão alinhados, você atinge mais rápido e de maneira mais concreta os objetivos organizacionais. Agora se você tem funcionários dispersos dentro da sua empresa, você perde energia”.
3º. Em sua opinião, qual o papel da comunicação como instrumento estratégico de gestão de pessoas nas organizações? Justifique com exemplos práticos.
“Se eu não comunico bem o meu objetivo, se não passo adiante o que a empresa deseja, as coisas não acontecem. O que mais existe nas empresas são ruídos, comunicações falhas que geram problemas na hora da geração da informação e isso consequentemente no resultado que essa informação geraria. Então se eu não me comunico bem em pares e hierarquicamente falando, não atinjo o meu objetivo, pois a comunicação é tudo na empresa. Como por exemplo, se os diretores não comunicam bem essa diretriz para o seu gerente e consequentemente, seu gerente não comunica bem para o seu operacional, o operacional não vai exercer o que de fato precisa fazer”.
3. CONCLUSÃO
Com isso, pode-se perceber que na gestão de pessoas, a comunicação além de presente, precisa ser clara e eficaz, para assim evitar ruídos e informações falhas. Se uma empresa possui uma comunicação bem estruturada diminui os conflitos e impacta positivamente na cultura da empresa, motivando seus funcionários e conseguindo ter engajamento para se atingir os objetivos estabelecidos.
4. Referências
· Entrevista com a gestora Maria de Fátima
· Site Usimeca - https://www.usimeca.com.br/
· Livro Comportamento Organizacional, Mara Braile, 2016.

Continue navegando