Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Sindicalismo e Negociação Coletiva
Simulado: Atividades de Aprendizagem 1
1 As relações coletivas de trabalho que são diretamente ligadas às negociações coletivas e à participação dos sindicatos nessas relações são decorrentes de interesses e direitos pertencentes a grupos, e não apenas direitos de indivíduos considerados de maneira singular. Com relação aos tipos de direitos envolvidos e suas classificações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição ou descrição de direitos individuais homogêneos:
A)  São direitos que, pela sua essência, situam-se entre os interesses público e privado, já que, embora não sendo propriamente estatais, são mais que meramente individuais, visto que são compartilhados por grupos, classes ou categorias de pessoas.
B)  São direitos transindividuais, de natureza indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base. São próprios de categorias ou classes específicas de pessoas, em que os titulares dos direitos coletivos são indeterminados em um primeiro momento, mas possivelmente determináveis.
C)  São direitos pertencentes a um grande número de pessoas, impossíveis de dividir e de definir exatamente seus destinatários, uma vez que, na verdade, são titulares dos direitos em tela os membros da população, por vezes coincidindo com o próprio interesse público primário (aquele que se refere ao bem geral de todos).
D)  São direitos que se caracterizam por sua divisibilidade plena, na medida em que, além de seremos seus sujeitos determinados, não existe, por regra, qualquer vínculo ou relação jurídica base ligando-os, sendo que, na realidade, a conexão entre eles decorre de uma origem comum.
2 No estudo da classificação das relações coletivas de trabalho, há relações coletivas de trabalho que, embora pertencentes a uma categoria, não possuem a participação do sindicato na defesa dos interesses.
Que relações são essas?
A)  Governamentais.
B)  Não sindicais.
C)  Profissionais.
D)  Empresariais.
3 A greve é um instrumento de pressão coletiva dos trabalhadores, que podem paralisar os serviços essenciais à sua empresa como forma de pressionar seus empregadores.
De acordo com o previsto na Lei N.º 7.783/89 (Lei de Greve), com relação à greve em serviços ou atividades essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
B)  Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
C)  São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
D)  As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação
4 Os direitos trabalhistas são previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. De acordo com o art. 611-A, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Regulamento empresarial.
(    ) Banco de horas mensal.
(    ) Representante dos trabalhadores no local de trabalho.
(    ) Sem participação nos lucros ou resultados da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - V - F.
B)  F - F - V - V.
C)  V - V - F - F.
D)  F - V - F - V.
5 Na disciplina de Sindicalismo e Negociações Coletivas você estudou, entre outros assuntos, sobre as relações coletivas de trabalho no âmbito internacional. É importantíssimo que você seja capaz de conhecer a estrutura e as funções dos órgãos da Organização Mundial do Trabalho (OIT).
Qual é o órgão supremo da OIT que, dentre as suas funções, tem as de elaboração das convenções e recomendações feitas aos Estados-membros?
A)  Organização das Nações Unidas.
B)  Repartição Internacional do Trabalho.
C)  Conselho de Administração.
D)  Conferência Geral dos Representantes dos Estados Membros.
6 Na disciplina de Sindicalismo e Negociações Coletivas você estudou, entre outros assuntos, sobre os princípios que regem as relações coletivas do trabalho. No âmbito internacional, a liberdade sindical foi regulamentada pela Convenção n. 87 da OIT. A liberdade sindical nada mais é que um desdobramento do próprio direito de liberdade que todos possuímos, ou seja, da capacidade que temos de fazer tudo aquilo que desejarmos, desde que não haja proibição legal para tanto. Esse princípio é tão importante e amplo que se divide em alguns desdobramentos. Em um deles, a autonomia sindical representa a garantia de autogestão da entidade sindical, sem interferência de outras entidades ou do Estado, não podendo haver limitações na estrutura interna, atuação externa, sustentação econômico-financeira ou controle administrativo estatal ou de outra entidade sindical.
De que desdobramento estamos falando?
A)  Liberdade confederativa.
B)  Liberdade de filiação.
C)  Liberdade de fundação ou criação do sindicato.
D)  Liberdade de administração e organização.
7 Os sindicatos mantém uma relação dinâmica com a liberdade de administração e organização, e ainda com a liberdade de filiação. A respeito disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Estado não poderá intervir ou interferir nos sindicatos.
(    ) Após a Reforma Trabalhista, passou a ser obrigatória a contribuição sindical a todos os trabalhadores.
(    ) É possível, como direito, se retirar de qualquer organização sindical quando bem se entender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - V.
B)  V - F - F.
C)  V - F - V.
D)  F - V - F.
8 A composição dos representantes nas comissões de representação dos empregados deve seguir alguns requisitos.
Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Empresas com mais de 5000 empregados, deverão ter comissões formadas por sete membros.
B)  Para essas comissões, pode haver participação de membros designados pelos empregadores nas comissões que representam os empregados. Assim como na CIPA e CCP.
C)  Toda empresa que possuir mais de 200 empregados deverá instituir uma comissão de representantes dos mesmos para propiciar o diálogo entre eles e os empregadores.
D)  Caso a empresa possua empregados em vários estados, será assegurada a eleição de uma comissão de representantes por estado.
9 Na disciplina de Sindicalismo e Negociação Coletiva você estudou, entre outros assuntos, sobre um dos direitos fundamentais de todo trabalhador: a greve.
Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  A greve se configura como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. O movimento paredista tem lugar quando as negociações coletivas não prosperam.
B)  A greve é um movimento essencialmente coletivo e, por isso, não há de se falar em paralisação legítima de apenas um trabalhador, que poderá ser demitido por justa causa se o fizer.
C)  Admite-se que a greve ocorra por meio de paralisação total ou parcial do exercício das funções nas empresas.
D)  Admite-se a paralisação total dos serviços essenciais, já que são aqueles que atendem às necessidades da população e podem ser substituídos por outros.
10 A greve, hoje um direito fundamental de todo trabalhador, não foi sempre assim considerada. Com relação ao contexo histórico da greve, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O trabalho exercído pelas pessoas no período da Revolução Industrial, embora intenso, não era degradante a ponto dos trabalhadores exigirem melhores condições.
(    ) Na Revolução Industrial surgem os sindicatos, na busca pela união dos empregados para reivindicarem melhores condições de trabalho.
(    ) A qualquer sinal de revolta dos trabalhadores, estes poderiam simplesmente ser mandados embora, deixando-os sem qualquercondição de vida digna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V.
B)  F - F - V.
C)  V - V - F.
D)  V - F - V.