Buscar

aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Desenvolvimento Físico
 O jovem adulto típico está em boa condição; as habilidades físicas e sensórias geralmente são excelentes.
 Os acidentes são a principal causa de morte para as pessoas de 25 a 44 anos, seguidos pelo câncer, pelas doenças cardíacas, pelo suicídio, pela AIDS e pelo homicídio.
 Fatores de estilo de vida, como dieta, obesidade, exercício, tabagismo e uso ou abuso de substâncias podem afetar a saúde. O alcoolismo é um sério problema de saúde.
*
 As mulheres tendem a viver mais do que os homens, em parte por motivos biológicos, mas talvez também por se preocuparem mais com a saúde.
 Disfunção sexual, doença sexualmente transmissível, problemas menstruais e esterilidade podem ser preocupações durante o início da idade adulta.
*
Desenvolvimento Cognitivo
 Alguns pesquisadores propõe um estágio distintivamente adulto de cognição além das operações formais, chamado de pensamento pós-formal. 
 Ele costuma ser aplicado em situações sociais e envolve a capacidade de mudar entre o raciocínio abstrato e as considerações práticas, a consciência de que os problemas podem ter múltiplas causas e soluções.
 O pensamento dos estudantes universitários tendem a evoluir da rigidez para a flexibilidade e para comprometimentos livremente escolhidos.
*
Desenvolvimento Psicossocial
 Se e como a personalidade muda é uma questão importante sobre a personalidade adulta. Perspectivas diferentes abordam esta questão, trazendo temas como:
 Introversão, extroversão (socialização);
 Resiliência e controle do ego;
 Erikson: Intimidade x Isolamento;
 Crises levam à reavaliação e à modificação;
 Mecanismos adaptativos;
 
 Outros autores defendem a idéia de que o desenvolvimento psicossocial é influenciado pela ocorrência de eventos de vida.
*
 Relacionamentos íntimos estão ligados à saúde física e mental.
 Sternberg – Teoria Triangular do Amor: intimidade, paixão e comprometimento.
 As pessoas tendem a escolher parceiros que sejam semelhantes a si mesmas.
 Motivos para ser solteiro: oportunidades profissionais, viagens, liberdade sexual e de estilo de vida, desejo de auto-realização, maior auto-suficiência das mulheres, menor pressão social para casar, medo de divórcio e dificuldade para encontrar o parceiro adequado.
*
 O processo de assumir a homossexualidade pode estender-se até a idade adulta, e a completa abertura em relação à sua orientação sexual pode nunca ser plenamente alcançada.
 A coabitação tornou-se comum, às vezes representam uma experiência anterior ao casamento, outras acabam representando a união em si.
 O casamento é universal e busca atender necessidades econômicas, emocionais, sexuais e sociais.
 A seleção de parceiros e a idade de casamento variam entre as culturas.
*
 O êxito no casamento depende da força do comprometimento e dos padrões de interação estabelecidos no início da idade adulta.
 Resiliência no enfrentamento das dificuldades econômicas, compatibilidade, apoio emocional e as diferentes expectativas de homens e de mulheres podem ser fatores importantes.
 Os padrões familiares variam entre as culturas e mudaram bastante nas sociedade ocidentais.
 Hoje as mulheres estão tendo menos filhos e cada vez mais tarde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais