Buscar

Conceitos em Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado. Em que tipo de lipídio o colesterol se enquadra?
A
Fosfolipídios.
B
Ceras.
C
Esteróides.
D
Glicerídios.
2Segundo Bolzan (2013), as proteínas podem ter suas estruturas secundária, terciária e quaternária alteradas. Essa alteração na estrutura das proteínas é denominada de desnaturação. Diante desse contexto, sobre as estruturas das proteínas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Estrutura primária. II- Estrutura secundária. III- Estrutura terciárias. IV- Estrutura quaternária. ( ) Pregueamento não periódico da cadeia polipeptídica, formando uma estrutura tridimensional estável. ( ) Sequência linear na qual os aminoácidos constituintes são ligados covalentemente através de ligações peptídicas. ( ) Arranjo espacial de duas ou mais cadeias polipeptídicas (ou subunidades proteicas) com a formação de complexos tridimensionais. ( ) Arranjos regulares e recorrentes da cadeia polipeptídica (α−hélice e folha β pregueada). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BOLZAN, R. C. Bromatologia. Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, 2013.
A
II - IV - I - III.
B
I - III - II - IV.
C
III - IV - II - I.
D
III - I - IV - II.
3
A determinação de vitaminas  hidrossolúveis foi realizada durante muitos anos por métodos microbiológicos e espectrofotométricos e, posteriormente, também por um método de alta eficiência com detector de massas. Que método de alto custo é esse?
A
Cromatografia especular.
B
Comatografia líquida.
C
Cromatografia sólida.
D
Cromoterapia.
4Entre os vários métodos quantitativos disponíveis para determinação de açúcares totais e de açúcares redutores, de acordo com Cecchi (2003), os mais utilizados em alimentos são: Munson-Walker; Lane-Eynon; Somogyi; métodos cromatográficos e métodos ópticos. Diante desse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Munson-Walker é um método gravimétrico baseado na redução de cobre pelos grupos redutores dos açúcares. ( ) No método Lane-Eynon, assim como no método Munson-Walker, o resultado é obtido de tabelas ou padronizando-se a mistura de Fehling com uma solução de açúcar com concentração conhecida. ( ) Nos métodos cromatográficos, os açúcares são determinados individualmente porque na cromatografia ocorre a separação de todos os tipos de açúcares presentes na amostra. ( ) O método da refratometria é baseado na medida da rotação óptica de uma solução açucarada, que é uma função da concentração de açúcar em uma temperatura definida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2. ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. 208 p.
A
F - V - F - F.
B
V - V - F - F.
C
V - F - F - V.
D
V - V - V - F.
5Entre as transformações químicas mais importantes que os lipídeos podem sofrer durante o seu armazenamento, processamento ou uso estão a rancidez hidrolítica e a rancidez oxidativa. Essas transformações afetam significativamente a qualidade sensorial dos lipídeos e são prejudiciais pelos seus efeitos sobre a sua aceitação (BOBBIO; BOBBIO, 2001). Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A oxidação é a alteração mais importante em óleos e uma das principais causas de deterioração de alimentos. PORQUE II- Envolve uma série complexa de reações que afetam a qualidade de óleos, levando ao desenvolvimento de uma alteração sensorial conhecida como rancidez oxidativa, que frequentemente resulta em rejeição do produto. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BOBBIO, P. A.; BOBBIO, F. O. Química do processamento de alimentos. 3. ed. São Paulo: Varela, 2001. 143 p.
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
As asserções I e II são proposições falsas.
6
É uma proteína (rica em prolina) que mantém unidos os feixes de fibras musculares no corpo humano e nos animais. Forma feixes de fibras curtas dispostas regularmente, formando estruturas parcialmente cristalizadas. Estamos falando de qual proteína?
A
Colágeno.
B
Miosina.
C
Actina.
D
Elastina.
7
As proteínas podem ter suas estruturas secundária, terciária e quaternária alteradas. Essa alteração na estrutura das proteínas tem uma denominação.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é essa denominação:
A
Coagulação.
B
Maturação.
C
Desnaturação.
D
Homeostase.
8As propriedades das proteínas podem influenciar as características sensoriais e as demais propriedades dos alimentos. Parâmetros como pH, temperatura e a presença de outros componentes no alimento (sais e açúcares, por exemplo) podem influenciar as propriedades das proteínas (BOLZAN, 2013). Sobre as propriedades das proteínas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Propriedade espumante. II- Propriedade emulsificante. III- Geleificação. IV- Solubilidade. ( ) Se refere à proporção de proteína que se mantém em solução aquosa, sem sedimentar. ( ) As proteínas agem facilitando e estabilizando a interação entre as bolhas de gás. ( ) É o evento de ordenação das proteínas previamente desnaturadas. ( ) Propriedade que permite que dois líquidos imiscíveis (água e óleo) formem uma mistura estável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BOLZAN, R. C. Bromatologia. Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, 2013.
A
III - II - I - IV.
B
II - I - IV - III.
C
IV - II - III - I.
D
IV - I - III - II.
9Diferentes equipamentos podem ser utilizados para realizar a extração dos lipídeos com solvente a quente, sendo que os principais são o extrator de Soxhlet e o extrator de Goldfish (CECCHI, 2003). A respeito das características do extrator de Soxhleté, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2. ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. 208 p.
A
O processo de extração é intermitente, ou seja, não é contínuo.
B
Utiliza refluxo de solvente para extração, porém o processo de extração é contínuo e, portanto, mais rápido.
C
É um extrator que utiliza refluxo de solvente e pode ser utilizado somente com amostras sólidas.
D
Evita a temperatura alta de ebulição do solvente, pois a amostra não fica em contato com o solvente muito quente, evitando, assim, a decomposição da gordura da amostra.
10
Nos métodos cromatográficos os açúcares são determinados individualmente porque na cromatografia ocorre a separação de todos os tipos de açúcares presentes na amostra. 
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais os métodos cromatográficos utilizados:
A
Cromatografia gasosa; cromatografia em papel; cromatografia em linha.
B
Cromatografia líquida de baixa eficiência; cromatografia em camada delgada; cromatografia em papel.
C
Cromatografia em papel; cromatografia em camada delgada; cromatografia gasosa.
D
Cromatografia em coluna; cromatografia em linha; cromatografia em papel.

Continue navegando