Buscar

Música e Trabalho

Prévia do material em texto

Música e Trabalho
Músicas: 
Vai trabalhar – Chico Buarque
Fábrica – Legião Urbana
Em sua música “Vai Trabalhar”, Chico Buarque retrata a vida dos trabalhadores que precisam, de alguma forma, “penhorar” seus prazeres em função do trabalho e da necessidade de adequação à sociedade daquela época. 
Ainda, a música reforça a necessidade que o empregado tinha de esquecer da vida fora do emprego e focar, única e exclusivamente, da sua função a ser realizado em seu emprego, em especial na parte em que menciona: “Pode esquecer a mulata e Pode esquecer o bilhar”.
Portanto, o funcionário é basicamente alienado para prestar a sua função, dependendo do trabalho por questões econômicas e sociais. 
Em relação a música “Fábrica”, uma das primeiras coisas que se percebe com a música é a indiferença retratada. Uma indiferença condicionada a ferro e fogo. A indiferença é o ponto comum na relação entre a fábrica e o mundo onde está inserida.
Ainda, percebe-se que a presente música se trata de um manifesto contra a exploração dos trabalhadores, em especial na frase “trabalho honesto em vez de escravidão”.
Em breve pesquisa, verificou-se que a presente música foi escrita em 1980, época em que o Brasil sofria com altos índices de desemprego, inflação fora do controle e grande crise econômica.

Continue navegando