Buscar

tarefa 5npratica V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR, 1° VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ADVOGADO, inscrito na OAB sob o número, com endereço profissional, endereço completo, e-mail, para fins do artigo 77, V do CPC, vem a presença de Vossa Excelência em favor da paciente MATILDE, nacionalidade, estado civil, desempregada, identidade, CPF, endereço completo, e-mail, impetrar:
HABEAS CORPUS PREVENTIVO COM MEDIDA LIMINAR
contra a autoridade Coatora, JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DA CAPITAL, pelos e fatos e fundamentos que seguem:
I - DA LIMINAR
No caso em tela, os requisitos indispensáveis para flexibilização da liminar estão presentes, e exposto o risco de ineficácia da medida, pois consubstanciados na situação financeira precária da Paciente, desempregada há 1 (um) ano, fruto da grave situação econômica em que passa o país, com isso não está conseguindo se inserir novamente no mercado de trabalho e nem possui condições financeiras para quitar a dívida alimentar.
 Atendo-se a urgência da situação, pois a lesão ao direito de locomoção da paciente encontra-se iminente – haja vista a decisão judicial ora guerreada – a qual não pode persistir, restando imprescindível a concessão da liminar para sanar a ilegalidade que está preste a constranger a liberdade de locomoção da paciente, que intimada para pagar seu débito, não poderá fazê-lo de uma só vez, circunstância que resultará na sua prisão civil.
II - DOS FATOS
 
A paciente é genitora dos menores Jane e Gilson Pires, e paga pensão alimentícia no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais). Porém, vem enfrentando problemas no mercado de trabalho há cerca de (01) um ano. Encontra-se em dificuldades para prestação de alimentos. 
A falta de emprego impossibilita a genitora a cumprir com o valor da pensão estipulado, em razão disso, foi ajuizada ação competente para execução de alimentos.
Mesmo assim, a referida paciente justificando a falta de emprego, a autoridade coatora determinou a prisão.
III - DOS FUNDAMENTOS
A) Do Cabimento
 	O Cabimento do habeas corpus para garantir o direito de locomoção, nos termos do artigo 5º, LXVIII, ato ilegal/ abusivo praticado por autoridade; direito líquido e certo ao paciente.
B) Do Excesso de Execução
Há um excesso de , uma vez que a prisão civil autorizadora, prevista no artigo 911, da Lei 13.105/2015, refere-se aos 03 últimos meses, vem executando os últimos 05 meses, havendo, excesso de execução, conforme sumula 309 do STJ.
	O artigo 528, caput, § 3º, do CPC também estabelece a regra dos 03 últimos meses (alimentos recentes), para que ocorra a prisão.
C) Das razões do Inadimplemento e do Direito da Paciente
	 A Paciente no momento, está desempregada assim, não deixou de pagar por negligência, e sim por absoluta impossibilidade. 
O artigo 5º, LXVII, da CRFB/88 estabelece como requisito para o decreto de prisão o inadimplemento voluntário e inescusável da obrigação alimentícia, assim como o artigo 528, § 2º do CPC, o que não ocorreu no presente caso, pois o paciente não vem adimplindo com a prestação alimentícia diante do desemprego que a atingiu, pois sempre cumpriu com suas obrigações maternas, até então.(ler para melhorar afundamentação)
No tocante a cercamento da liberdade de locomoção da paciente, sendo assim, se tal decisão for conservada, haverá prejuízo a paciente, que poderá ser presa pelo débito Do excesso de Execução. Sendo assim, a paciente ficará impossibilitada de procurar por emprego, o que impedirá de cumprir com as obrigações de pagar alimentos ( fundamentar A violação ao artigo 1º, III da CF) 
IV - DOS PEDIDOS
Isto posto, requerer:
1- Que seja deferida a liminar para determinar ao Juízo o recolhimento, independentemente de cumprimento, do mandado de prisão já expedido, ou, alternativamente, caso já cumprido o mandado, seja determinada a imediata colocação em liberdade da Paciente;
2- A notificação da Autoridade Coatora, Senhor Doutor Juiz da 10ª Vara de Família da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro;
3- A concessão da Ordem de Habeas Corpus Preventivo, com a consequente expedição de Salvo Conduto, para a Paciente.
Nestes Termos,
Pede deferimento.
Local e data 
Advogado/OAB

Continue navegando