Buscar

Bioquímica Básica

Prévia do material em texto

Bioquímica Básica
1- Como o fenômeno de tamponamento ocorre?
R= O tamponamento é uma reação de neutralização, devido ao excesso de acidez do estômago. O ácido clorídrico (HCl), secretado no estômago pelas células, parietais, esse ácido tem a função de manutenção do PH local, e transformar o pepsinogênio na sua forma ativa, a pepsina. Porém, em excesso, pode ocorrer a sensação de “queimação”, causando desconforto. O tamponamento ocorre quando o HCL reage com um sal contendo ânion de um ácido fraco como, por exemplo, o hidrogenocarbonato (HCO3-), popularmente conhecido como bicarbonato. Essa base conjugada de ácido fraco provoca um efeito tampão dentro do estômago, de forma que o pH esteja e permaneça na faixa normal do estômago, mesmo com alterações naturais do sistema digestivo. Se fosse usada uma substância básica, poderia haver variações muito bruscas de pH no sistema digestivo, podendo até mesmo resultar em queimaduras internas.
2- Que substancias podem funcionar como tampões?
R= Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução. Exemplos: por ácido carbônico e bicarbonato de sódio.
3- Qual a necessidade de manutenção do PH interno dos organismos, seja intracelular ou extracelular?
R= A regulação do H+ é essencial, pois as atividades de quase todos os sistemas de enzimas no corpo são influenciadas pela concentração do íon. Além disso, concentrações anormais de H+ podem interferir também na função normal de canais iônicos, proteínas transportadoras, entre outros. Assim, variações da concentração de H+ alteram, praticamente, todas as funções celulares e corporais. A acidose é considerada quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, enquanto que a alcalose, acontece quando o PH do sangue está entre 7,45 e 7,95. O PH também pode desnaturar as proteínas, utilizadas para todas as funções do nosso organismo, podendo levar a morte.
4- A parede estomacal constantemente secreta ácido clorídrico, tornando ácido o conteúdo estomacal. Excessivo ácido estomacal inibe a digestão e causa desconforto, mas pode ser aliviado ao ingerir um sal como NaHCO3 (bicarbonato de sódio). Como é explicar esse processo?
R= Ocorre uma reação de neutralização, utilizando o sistema tampão constituído pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3) tem características especiais nos líquidos do organismo. O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido bastante fraco e a sua dissociação em íons hidrogênio (H+) e íons bicarbonato é mínima, em comparação com outros ácidos. Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão reage com ele produzindo um sal, formado com o sódio do bicarbonato e ácido carbônico. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água e é eliminado nos pulmões.
5- O exercício físico intenso faz com que as células produzam altas concentrações de ácido lático. Esse ácido lático se dissocia, dando origem a lactato e H+, que vão para corrente sanguínea. O aumento da concentração de prótons no sangue, provenientes do ácido lático ionizado, fazem com que o PH do sangue diminua. O sangue possui um sistema de tamponamento, pois alterações no seu PH podem ser fatais para indivíduo. 
Explique como funciona esse sistema de tamponamento e correlacione o PH do sangue com o processo respiratório.
R= O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Se a essa solução for adicionada uma pequena concentração de ácido, irá ocorrer sua ionização, gerando cátions H+, que irão reagir com os ânions HCO3- presentes no meio, originando ácido carbônico não ionizado. Não ocorre a variação do pH. Já se uma base for adicionada, serão gerados ânions OH-. Esses íons se combinam com os cátions H+, provenientes da ionização do H2CO3. Assim, os ânions OH- são neutralizados, mantendo o pH do meio.
A segunda linha de defesa contra os distúrbios acidobásicos é o controle da concentração de CO2 no líquido extracelular pelos pulmões. O aumento da ventilação elimina o CO2 do líquido extracelular que reduz a concentração de H+. Em contrapartida, uma menor ventilação aumenta o C02, elevando a concentração de H+ no líquido extracelular.

Continue navegando