Buscar

Intolerancia religiosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Intolerância religiosa
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologia  e atitudes que ofendem diferentes crenças e religião, e que  acontece no Brasil desde a sua colonização, com a imposição  da crença portuguesa aos nativos. A intolerância religiosa é de extrema gravidade e pode ser caracterizada pela ofensa, discriminação e, em casos mais graves atos que atentam contra a vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças e religião.
Vivemos em um pais multicultural e as crenças religiosa fazem parte da bagagem das pessoas, mesmo a assim muitos casos acontecem com frequência no Brasil. As religiões como de matriz africana, como candomblé, umbanda entre outras, acabam sendo os principais alvo de intolerantes. Podendo se manifesta de varias formas ,incluindo piadas e discriminação, chegando até a consequências mais graves, como violência e agressões. Tendo constante práticas desse atos em várias localidades do país, afrontas ás religiões e seus costumes  como por exemplos temos vandalismo ,discriminação por conta das vestimentas das pessoas etc. As liberdades de expressão e de culto são assegurados pela declaração Universal de Direitos Humanos e pela Constituição Federal. Porém a falta de empatia religiosa interligada a inúmeros preconceitos, enraizados na sociedades geram grandes ocorrências de violências.
Mostra que a questão no Brasil ainda não foi superada e para que a Legislação não seja interferida, com correntes teológica, sociais e política e também por cultura o Estado e laico .Assim como a  Constituição Federativa do Brasil ele assegura no seu artigo 5º inciso VI quanto a liberdade e a crença religiosa, também da proteção e do respeito as manifestações religiosa a as locais de culto.
Em 2010 foi criado uma lei 12288 que trata do Estatuto da Igualdade Racial que busca proteger interesse de culto da matriz africana.
O direito de criticar e assegurado pela liberdade de expressão, mais criticar e diferente de intolerância as atitudes agressiva,tratamento diferenciada a alguém por conta de crença, ou por conta de não possui uma religião, já são considerado crime sem direito a fiança.
A liberdade Religiosa é o direito de ter uma religião e de acredita em ser divino ou não acreditar, a neutralidade religiosa em espaço comum, espaço público.
A perfeicoamos a intolerância e indispensáveis no nosso regime democrático, pois quando se consegue valer a laicidade do Estado os direitos fundamentais são preservados.
Temos nos atentar que as laicidade esta ligados a diversos direitos humanos como a liberdade de expressão, o direito de crença etc.
A intolerância religiosa se constitui uma violação no Estado Democrático de Direito e temos que fazer nossa parte para contribui e preservar o direito fundamentais das pessoas e auxiliar na laicidade do Estado por uma finalidade de construir uma sociedade livre e justa  e solidaria sem que haja conflitos religioso  ou qualquer outro tipo de  conflito

Continue navegando