Buscar

DISSERTATIVA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O mundo em geral e as organizações em particular passaram por diversas transformações nos últimos 400 anos. Um dos acontecimentos marcantes nessa história foi o advento da Revolução Industrial, que revolucionou o modo de produzir os bens que uma sociedade necessita. Assim, a divisão do trabalho e as novas fontes de energia para o trabalho industrial levaram a uma produção de bens sem precedentes na história da humanidade. O papel das organizações frente a essa nova realidade é central, pois, como vimos, necessitamos dela para quase tudo em nossas vidas. Vivemos então em um ambiente turbulento no qual as organizações necessitam estar sempre inovando e criando estratégias de sobrevivência em um mercado muito competitivo. Diante disso, e com base no conteúdo visto, elabore um texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre a seguinte questão: como as organizações podem gerir seus negócios no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de controle (autoridade e poder) podem ser exercidos em uma realidade como essa? E quais conflitos são vivenciados pelos indivíduos nas organizações e sociedade pós Revolução Industrial?
R:
As organizações têm enfrentando mudanças quanto a inovações e estratégias de mercado. Essa mudança acontece devido a fatores econômicos e sociais como a evolução da tecnologia aliado ao comportamento humano diante desse desenvolvimento. A gestão de novos negócios para uma sociedade moderna demanda diferentes tipos de autoridade e poder na s organizações, assim como fomenta novos conflitos, sendo necessária uma administração mais minuciosa e assertiva nas empresas.
Nos dias presentes, a empresa tem focado seus esforços na área do fator humano, buscando a fidelização do cliente, assim como seu envolvimento e engajamento na organização. A personalização de produtos e serviços, feedback do cliente e sua interação, tem gerado engajamento e valor à empesa, sendo aceita na sociedade como ferramenta de composição da mesma.
Quanto à administração de uma empresa, para sobreviver à dinâmica de negócios dos dias modernos, seu s colaboradores atuam sob um tipo autoridade de dominação burocrática lega l. Esta é regida por estatutos e normas, com ordens provenientes de superiores hierárquicos, numa relação de chefia e subordinados. Os colaboradores da empresa estão sob um poder normativo, que a recompensa de forma simbólica através de suas crenças, convicções e ideologias que a empresa propaga como maneira de atuar. Assim, a organização busca em todo momento criar ideias e motivações para seus colaboradores oferecerem o produto da empresa da melhor maneira possível para os clientes.
A consequência de uma nova administração nos dias atuais são os conflitos vivenciados pelos indivíduos nas organizações. Os desacordos entre patrão e empregado quanto à mão de obra, bens de serviços criados, além de quantidade de horas trabalhada s são exemplos de conflitos pós-revolução industrial, uma vez que são conflitos influencia dos por variáveis culturais como a tecnologia.
A maior causa das mudanças nas organizações é o comportamento dos indivíduos diante das inovações tecnológicas. A busca de informações rápidas, produtos e serviços em um clique, assim como o aumento da concorrência, fez com que as organizações mudassem sua maneira de agir tanto no ambiente interno e externo da empresa. O fator humano dentro e fora da organização virou um estudo essencial para a manutenção da empresa, criando vínculos entre patrão e empregado, assim como empresas e clientes, ou seja, um reflexo da sociedade moderna, em que todos estão conectados.

Outros materiais