Buscar

N2 - AÇÕES CONSTITUCIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para proteção de direito da personalidade é possível movimentação de habeas data como instrumento de garantia do titular a informações pessoais que estejam em bancos de dados de entes públicos. De mesmo modo, conforme texto constitucional, é possível sua utilização para correção de dados incorretos. Sobre o remédio constitucional habeas data, analise as afirmativas a seguir:
 
1. Será concedida segurança para conhecimento de dados do impetrante ou de seu parente em linha reta até segundo grau, assim como do cônjuge.
2. Para a propositura e aceitação do Habeas data, é necessário que haja prova da recusa administrativa ou lapso temporal de prazo acima de 10 dias do pedido administrativo.
3. Da decisão que indeferir a inicial do habeas data por considerar não cumprido algum requisito legal, caberá agravo de instrumento.
4. O habeas data possui prioridade de tramitação sobre todos os demais atos judiciais, excetuando-se o mandado de segurança e o habeas corpus.
5. A pessoa jurídica não possui capacidade de movimentar pedido de habeas data, por não ser cidadão
Está correto o que se afirma em:
 Art. 10 e 15 da Lei 9507/97. A afirmativa V está errada 
· I e IV, apenas.
· II e V, apenas.
· II e IV, apenas.
· III e IV, apenas.
Resposta : II e IV, apenas.
A afirmativa I está incorreta por ser assegurado somente informações sobre o impetrante, fundamentado no Art. 5º LXXIII. É possível que herdeiros movimentem para pedido de alteração de dados equivocados. A afirmativa III está incorreta pois da decisão caberia apelação, conforme o Art. 10 e 15 da Lei 9507/97. A afirmativa V está errada por misturar conceitos da ação popular, sendo que para o HD a pessoa jurídica pode ter direitos da personalidade prejudicados (nome, por exemplo), sendo possível movimentação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9507.htm

Outros materiais