Buscar

UAM Ergonomia do Trabalho - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta: 
A ergonomia apresenta em seu conceito a necessidade de se estudar a relação do
trabalhador com o ambiente de trabalho, a maneira como ele lida com as máquinas, os
equipamentos e o sistema de produção, pois o resultado de uma perfeita interação com
esses componentes, representa para a empresa ganhos, em eficiência e produtividade.
Considerando a importância da ergonomia, faça uma análise refletindo sobre o seu objetivo
no local de trabalho, definindo o papel e a relevância de cada tipo de ergonomia para a
atuação do Engenheiro de Produção, apresentando as etapas e os elementos do estudo
antropométrico, definindo a biomecânica e a diferenças entre biomecânica interna e externa
e apresente a importância da fisiologia para a ergonomia, com o trabalhador e a
preservação da sua saúde em foco.
Resposta:
A ergonomia é bastante discutida na administração de empresas, medicina ocupacional, educação física, práticas de meditação e principalmente dentro da segurança do trabalho. 
Porém, não se percebe que a ergonomia é uma matéria única e, exclusivamente, pode facilmente ocupar uma competência inteira de estudos. 
É válido considerarmos o conceito de ergonomia como o grupo de disciplinas que estudam o ambiente de trabalho e as interações do trabalhador com as máquinas, equipamentos e o sistema de produção, sendo: manufatura ou serviços e os agentes de riscos aos quais o trabalhador se encontra exposto.
 A ergonomia se encontra dividida em 4 grandes categorias de ações aplicadas no ambiente laboral: 
1- Ergonomia de correção: Atua de modo parcial e restrito quando o problema já é existente, pontuando modificações em elementos como os ruídos, a temperatura, a iluminação, o posicionamento mobiliário e as dimensões.
2- Ergonomia de concepção: focada na melhoria da organização do trabalho, dos sistemas de produção, melhor postura dos funcionários e uso correto dos equipamentos, implicando em intervenções diretamente no projeto do ambiente.
3- Ergonomia de conscientização: tem a função de propagar conhecimento e educar o colaborador através de palestras, eventos ou dinâmicas de conscientização, com o objetivo de criar um ambiente ergonomicamente saudável de formas sustentável.
4- Ergonomia participativa: Focada sempre na saúde dos trabalhadores, com criação do CIE (comitê interno de ergonomia), trabalhando em prol da conscientização e viabilização de um projeto ergonomicamente correto e saudável. 
Agora a antropologia nos leva ao estudo das grandezas do corpo humano, ou seja, estudo as dimensões e as partes do corpo humano seguindo as 3 etapas:
1) Antropometria estática: com o corpo parado ou com poucos movimentos, as medições realizam-se entre pontos anatômicos claramente identificados. . Deve aplicar-se ao projeto de objetos que não possuem partes móveis ou com baixa mobilidade, como no caso do mobiliário em geral. 
2) Antropometria dinâmica: tem a finalidade de medir os alcances dos movimentos de forma que com o resto do corpo estático, os movimentos de cada parte do corpo são medidos. Geralmente é utilizada quando os trabalhos que exigem muitos movimentos corporais ou quando se é necessário manipular partes que se movimentam em máquinas ou postos de trabalho. 
3) Antropometria funcional: são as medidas antropométricas ligadas com a execução de tarefas específicas, cada parte do corpo não se move de forma isolada, mas há uma conjugação de diversos movimentos para se seja realizado uma função, envolvendo alcance das mãos, o movimento dos ombros, rotação do tronco, inclinação das costas e o tipo de função que será exercido pelas mãos. Ainda no conceito da antropometria. 
Os elementos são dimensionamento do espaço, desenvolvimento de mobiliário e definição de estatura física do trabalhador. Agora será definido a biomecânica: “a ciência que estuda o corpo humano e seus movimentos com base nas leis, preceitos, métodos e fundamentos de anatomofisiologia e suas causas no organismo do ser humano.” Que pode ser definida em interna (estuda a sobrecarga interna e suas consequências para o corpo,) ou externa (estuda as forças físicas que atuam externamente no corpo referente a alterações de posicionamento do corpo.) Outra matéria importante a ser considerada é a fisiologia, sendo uma área da biologia que traz a compreensão do corpo humano, no que tange seu funcionamento, onde se descreve as funções físicas, mecânicas e bioquímicas dos órgãos, sua estrutura e importância para a sobrevivência. A fisiologia é muito importante para avaliar de maneira preventiva os impactos do trabalho na vida do ser humano. A principal inclinação da Fisiologia está relacionada as condições de trabalho, ou seja, a iluminação, temperaturas, ruído e outros fatores que podem influenciar todo organismo.

Continue navegando