Buscar

Atividade Contextualizada Gestão Estratégica de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO - ADMINISTRAÇÃO
DISCENTE – ELISABETE COSTA DE SOUZA
MATRÍCULA 01318310
DISCIPLINA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
O setor de RH estratégico é considerado um modelo de gestão de pessoas que vê os colaboradores de maneira estratégica, sendo eles a parte mais importante da empresa. Além disso, utiliza recursos tecnológicos para otimizar os processos e ter tomadas de decisão baseada em dados.
Uma das missões do RH estratégico é alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos profissionais e influenciar o ciclo de vida dos colaboradores na empresa. Também se diferencia por priorizar a hierarquia horizontal na comunicação, o que torna cada vez mais simples o acesso entre o líder e sua equipe. O contato direto garante a menor possibilidade de falhas de entendimento, tornando o processo mais assertivo e com maior acesso à informação (MOREIRA, 2022).
Propõe diversidade e inovação, incentivando a criatividade para ter ideias, realiza avaliações para elevar o desempenho, utiliza pesquisas para entender melhor sobre o ambiente interno e também soluções que visam o crescimento e evolução da empresa em conjunto com as pessoas (MOZER, 2018).
O RH estratégico alinha os interesses da empresa aos do colaborador, mantendo todos engajados com suas metas e objetivos. Exemplos disso são a criação de bonificações por metas alcançadas e os indicadores de desempenho. O profissional de RH que adota uma gestão estratégica treina e prepara seus colaboradores de forma eficaz. Além disso, oferece incentivos para seu desenvolvimento. E isso pode garantir a permanência e atração de novos talentos para a organização (BROCK, et al.2022).
É a inovação na gestão de RH que será o grande diferencial para a empresa. O gestor de RH sendo proativo fortalecerá a liderança do gestor, a produtividade da equipe e, principalmente, os resultados da empresa. Exemplos de ações proativas incluem (FSENSE, 2022):
1. Exercício da liderança começando por você mesmo. Seja comprometido com horários, entregue sua produção no prazo combinado, participe das reuniões da empresa. Suas atitudes devem refletir o modelo ideal de colaboração coletiva. Pratique a humildade e, sempre que for necessário, compartilhe com os outros o que aprendeu. Isso ajuda a conquistar seguidores de boas práticas.
2. Incentive seus colaboradores a terem suas próprias aptidões. Isso significa que você precisa conhecer bem a sua equipe para saber identificar os talentos e as limitações de cada membro.
3. Dê liberdade a sua equipe. Faça ela perceber que você é uma pessoa acessível, que valoriza a opinião de seus subordinados. Transmita confiança no profissional, para ele se sentir seguro para agir e buscar soluções por conta própria.
4. Valorize a motivação e a iniciativa do grupo. Você pode criar eventos informais e fazer uma distribuição de prêmios para os colaboradores que mais se destacaram. Reconheça o trabalho de cada um: elogie. Quando for necessário chamar a atenção de alguém, faça de forma reservada.
5. Invista em cursos, treinamentos e palestras educativas. Essa prática é extremamente importante para alinhar os conhecimentos e aperfeiçoá-los.
6. Acompanhe o desempenho da sua equipe. Empresas bem-sucedidas buscam ferramentas capazes de auxiliar o gestor no monitoramento das atividades de rotina. Para ter certeza de que a sua equipe está evoluindo em relação à proatividade, é fundamental acompanhar as métricas e indicadores. 
Estas são algumas sugestões ao gestor e RH para tornar sua equipe mais proativa diante dos desafios atuais no mundo corporativo e na condução mais acertada das equipes de trabalho.
Referências Bibliográficas
BROCK, et al. O Papel Estratégico do RH. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/537_O%20papel%20estrategico%20do%20RH%20-%20SEGET.pdf> Acesso em: 23/03/2022.
FSENSE. Proatividade no trabalho: 6 dicas para a gestão de BackOffice! Disponível em: <https://fsense.com/pt/proatividade-no-trabalho-6-dicas-para-a-gestao-de-backoffice/ >Acesso em: 22/03/2022. 
MOREIRA, K. Como tornar o seu RH estratégico? Guia para ajudar a sua empresa! Disponível em: <https://mereo.com/blog/rh-estrategico/> Acesso em: 23/03/2022. 
MOZER, AE. Recursos humanos estratégico – uma reflexão sobre o tema. Revista Gestão em Foco, n. 38, 2018.

Continue navegando