Buscar

ATIVIDADE 1 - NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA
A perda hídrica pela sudorese durante o exercício pode levar o organismo à desidratação, com aumento da osmolalidade, da concentração de sódio no plasma e diminuição do volume plasmático. Quanto maior é a desidratação, menor a capacidade de redistribuição do fluxo sanguíneo para a periferia, menor a sensibilidade hipotalâmica para a sudorese e menor a capacidade aeróbica para um débito cardíaco. Referência:MACHADO-MOREIRA, C. A. et al. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 12, n. 16, p. 405-409, 2006.Conforme lido no trecho apresentado e a respeito da hidratação e atividade física, responda as questões seguintes.
a) O que é hidratação e desidratação?
A hidratação é a reposição de água no organismo, usada para equilibrar a composição corporal. Já a desidratação é quando o corpo usa ou perde mais líquido do que o ingerido, tendo como causas: dificuldades na ingestão de líquidos, ocorrência de vômitos, até excesso de perda pelos rins e a alta produção de suor.
b) Qual é a importância / os benefícios da hidratação para a saúde em geral e para praticantes de exercício físico e esporte?
A hidratação é um dos princípios básicos para a saúde em geral, pois favorece a homeostase, mantendo a estabilidade interna para que o organismo possa realizar suas funções adequadamente mantendo o equilíbrio do corpo. Compondo também uma nutrição adequada, já que a reposição insuficiente pode ter consequências desagradáveis, como a diminuição da força muscular, o aumento do risco de cãibras e a hipertermia, com consequente queda na performance. Logo, quando ingerida de forma inadequada pode gerar impactos negativos no desempenho físico e no estado mental. Já a hidratação adequada atua melhorando a performance de forma significativa. Ou seja, a hidratação adequada é essencial ao atleta e a todo ser humano, tanto para os treinamentos quanto nas competições para e dia a dia, numa rotina saudável.
c) Qual é a quantidade sugerida de ingestão hídrica para praticantes de exercício físico e esporte?
É recomendado consumir de 400 a 600 mL de água fria antes de exercícios mais vigorosos, quando o ambiente tiver temperatura mais elevada, também recomenda-se a hidratação com 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício sendo mantida a cada 15 ou 20 minutos durante a atividade, em média, 500 a 2.000 mL. Eventos de longa duração, ou cuja duração seja superior a três horas recomenda-se o consumo de 500 a 1.000 mL de líquidos por hora de atividade.
d) Algumas modalidades de exercício físico e esporte demandam maior ingestão hídrica? Se sim, quais e por quê?
Sim, o de desidratação varia de um esporte para o outro, sendo esse um dos fatores que leva a ingestão maior de água, em esportes com provas de longa duração como a maratona, ocorre uma perda de suor elevada, que pode chegar a ser de até dois litros/hora, sofrendo com perdas significativas de líquidos, assim sendo necessárias adotar estratégias de hidratação antes, durante e depois da prática esportiva com intuito de prevenir a desidratação.

Continue navegando