Buscar

A 3 CORPO, MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO (dissertativa)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesta unidade, discutimos como a dança e as artes visuais são linguagens importantes que auxiliam a compreender o corpo e as emoções, conduzindo o sujeito a uma comunicação mais ampla com o mundo que o cerca.
Nesse sentindo, acompanhe a observação de Lima (2010, online) acerca da dança: “A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer o processo de construção de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem
LIMA, M. S. A. S. A importância da dança no processo de ensino-aprendizagem. Brasil Escola, 2010. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm. Acesso em: 19 fev. 2020.
Considerando a ideia da dança como processo educacional, responda quais são as contribuições da dança na escola e como você avalia criticamente o ensino da dança, pensando a linguagem para além de uma construção de habilidades do movimento.
A dança tem se tornado algo muito além do que só diversão, passatempo ou atividade física nas escolas. O que antes não lhe era dado o devido valor hoje se tornou essencial para a vida curricular dos alunos, ja no início de sua vida acadêmica se a arte da dança for bem elaborada e trabalhada ela pode agregar muito conhecimento a essas crianças. 
 PEREIRA (2001, p.61) afirma que:
[...] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola:
com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com
os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a
criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres [...]. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/ para o aluno com
sua corporeidade por meio dessa atividade”. 
Pode-se concluir então que arte da dança contribui para vários aspectos no âmbito escolar, dentre eles estão alguns como a criatividade, comunicação, observação, socialização, na construção de conhecimentos, na habilidade motora, no estimulo sensorial, na interpretação, linguagem corporal, no intelecto entre outros. Trabalhar com dança contribui positivamente para com a evolução, ensino, aprendizagem e desenvolver, isso tudo desde a infância até a sua vida adulta.

Outros materiais