Buscar

ACC CUIDADO DE ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACC CUIDADO DE ENFERMAGEM 9 DE 10
A referência e a contra-referência são propostas do Sistema Único de Saúde que visam a integralidade dos serviços e devem ser monitorados por acompanhamento e avaliação para se tornarem de fato efetivos. Considerando a informação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A referência representa o ponto do sistema para onde o usuário é encaminhado, visando um atendimento mais especializado, e que detém maior densidade tecnológica, como os hospitais e as clínicas especializadas.
 
PORQUE
 
II. A contra-referência se refere ao retorno do usuário do ponto de maior densidade tecnológica, quando as necessidades de saúde do indivíduo, em relação aos serviços de saúde, é mais simples, podendo este ser conduzido para atendimento em nível primário, a unidade de saúde da família.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Julgue os itens a seguir,
( ) A referência representa o maior grau de complexidade, para onde o usuário é encaminhado para um  atendimento com níveis de especialização mais complexos, os hospitais e as clínicas especializadas.
( ) A contra-referência diz respeito ao menor grau de complexidade, quando as necessidades de saúde do indivíduo, em relação aos serviços de saúde, é mais simples, podendo este ser conduzido para atendimento em nível primário, a unidade de saúde da família.
( ) A referência e a contra-referência são propostas do Sistema Único de Saúde que visam a integralidade dos serviços e devem ser monitorados por acompanhamento e avaliação para se tornarem de fato efetivos.
 
 Agora marque a alternativa que apresenta a correspondência correta:
  .
V, V, V
As práticas de gestão da clínica devem incorporar as diferentes tecnologias (leves, leves-duras e duras), combinando seu uso de acordo com as necessidades dos pacientes. Sobre as tecnologias em saúde, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
I-2, II-3, III-1
São atribuições da enfermeira na Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família:
 
I.         Diagnosticar e tratar precocemente os agravos/doenças, conforme orientações dos Manuais e Protocolos do Ministério da Saúde.
II.        Realizar assistência domiciliar quando necessário, realizar consulta de enfermagem e solicitar exames complementares, conforme protocolos municipais.
III.      Prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal.
IV.      Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e orientar os auxiliares/técnicos de enfermagem, ACS e ACE (Agente de Controle de Endemias)
V.        Propor e executar atividades de educação permanente para todos os membros da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológicas e controle de doenças.
 
Das alternativas acima, estão corretas:
I, II, III
A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.
A partir desse entendimento, marque a alternativa em que estabeleça uma relação direta com a definição de clínica ampliada:
Através do vínculo e da co-responsabilização, o trabalhador da saúde vai buscar junto ao usuário, os motivos pelos quais ele adoeceu e como se sente com os sintomas, para compreender a doença e se responsabilizar na produção de sua saúde.
Esta errada.
A Política Nacional de Atenção Básica - PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Sendo assim, tem-se na Portaria 2.488/11 a regulamentação atual do sistema e as diretrizes e os princípios da Atenção Básica. A partir do exposto, marque a alternativa que corresponde a resposta correta:
O enunciado da questão trata-se de uma assertiva falsa, uma vez que a portaria que estabelece a PNAB é a Portaria 2.436/2017.
A Política Nacional da atenção Básica – PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Sobre a Estratégia de Saúde da Família - ESF, analise as informações a seguir e depois marque a alternativa correta.
 
1. A Equipe de Saúde da Família deve ser composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
2. A atividade do Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com maior grau de vulnerabilidade e de risco epidemiológico.
3. A definição das categorias profissionais que podem integrar a ESF é de autonomia do gestor local, devendo ser escolhida de acordo com as necessidades dos territórios.
Todas estão corretas
A figura abaixo apresenta as possibilidades de composição profissional das equipes dos Consultórios na Rua.
De acordo com essa esquematização, analise as proposições a seguir e marque a alternativa em que apresenta as profissões constantes do Código Brasileiro de Ocupações – CBO que podem integrar tais equipes:
I. Enfermeiro; Psicólogo; Odontólogo; Educador físico; Terapeuta Ocupacional, Médico, Agente Social.
II. Enfermeiro; Psicólogo; Assistente Social, biomédico, Médico.
III. Assistente Social, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal; Graduados em artes e educação.
IV. Enfermeiro; Psicólogo; Odontólogo; Assistente Social; agente de endemias, Terapeuta Ocupacional, Médico, Agente Social, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.
I,III
A Estratégia de Saúde da Família (ESF), proposto pelo Ministério da Saúde, tem como fundamentação filosófica e teórica os princípios do SUS. Nesse sentido, segundo o Ministério da Saúde, a ESF tem como objetivo:
Contribuir para a reorientação do modelo assistencial, a partir da atenção básica, com definição de responsabilidades entre os serviços de saúde e os usuários, no sentido de equacionar de maneira mais racional e ética as necessidades da população de seu território.
Os Núcleos de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF - AB) têm por objetivo apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços, ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, aumentar a sua resolutividade, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde. No processo de trabalho dos NASF-AB, o foco é o território sob sua responsabilidade e a estrutura prioriza o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, o que gera experiência para todos os profissionais envolvidos, mediante metodologias, como estudo e discussão de casos e situações, projetos terapêuticos, orientações e atendimento conjunto.
Considerando a perspectiva de apoio matricial na qual se fundamenta o NASF - AB, avalie as afirmações a seguir.
 
I. A definição das categorias profissionais que compõe o NASF – AB é de autonomia do gestor local, devendo ser escolhida de acordo com as necessidades do território.
II. Os NASF – AB constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes que atuam na Atenção Básica).
III. O NSF – AB deve estabelecerseu processo de trabalho a partir de problemas, demandas e necessidades de saúde de pessoas e grupos sociais em seus territórios, bem como a partir de dificuldades dos profissionais de todos os tipos de equipes que atuam na Atenção Básica em suas análises e manejos.
IV. Compete especificamente à Equipe do NASF- AB participar do planejamento conjunto com as equipes que atuam na Atenção Básica à que estão vinculadas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
I, III IV

Mais conteúdos dessa disciplina