Buscar

Prévia do material em texto

Resposta do desafio2
· A partir desta afirmação, descreva de que forma as ciências biológicas, a físico-química, a engenharia de alimentos e a nutrição contribuem para todo este processo associado à tecnologia de alimentos. Para cada uma dessas áreas, dê um exemplo prático de aplicação na tecnologia de alimentos.
Microbiologia
Microbiologia de alimentos é o ramo da ciência que estuda os microrganismos que habitam, crescem e contaminam os alimentos, com destaque para aqueles que deterioram ou estragam os alimentos. Esses microrganismos causam prejuízos aos homens, assim como os microrganismos patogênicos ou patógenos, que podem estar presentes nos alimentos e causar várias doenças. Entretanto, há outros microrganismos, como os probióticos e aqueles utilizados na produção de alimentos.
Ela pode ser empregada na produção de alimentos com queijo, picles, pão, cerveja, vinagre, salame e vinho, que são introduzidos nos alimentos devido a seus efeitos benéficos.
Engenharia de Alimentos
Estuda os processos de produção, estocagem, acondicionamento, conservação e garantia da qualidade dos alimentos. Pode também trabalhar com a administração geral dos processos tecnológicos e no desenvolvimento de procedimentos e máquinas ligadas à produção de alimentos.
Ela está envolvida na elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor alimentício.
Nutrição
Estuda os nutrientes e o comportamento do alimento no organismo humano. Coordena a alimentação em instituições diversas como escolas, empresas, hospitais, spas, etc., visando uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades das pessoas.
Ela pode ser empegada na elaboração de rótulos, como na avalição dos componentes nutricionais dos alimentos. 
Química dos Alimentos
Química de alimentos é a ciência que estuda a composição dos alimentos, as alterações químicas sofridas por eles durante o processamento e estocagem e os compostos neles introduzidos intencional ou acidentalmente, como aditivos e contaminantes.
Um uso pratico dela é na avalição de componentes presentes no alimentos, sendo que água, proteínas, gorduras ou lipídeos e carboidratos estão presentes em maior quantidade. Outros componentes presentes em menor quantidade são minerais, vitaminas e ácidos nucléicos. A química de alimentos relaciona-se também com a bioquímica e com a nutrição.
Padrão de resposta esperado
Cada uma destas ciências contribuem para a geração dos alimentos.
As ciências biológicas são consideradas importantes, pois através delas se consegue condicionar a matéria-prima (seja vegetal ou animal) no campo para alcançar características desejáveis no produto final, tendo, por exemplo, um solo nutritivo ou adicionando e modificando características genéticas.
Já as ciências físicas e químicas, em seus vários ramos de aplicação, podem estar envolvidas através do estudo das transformações em todas as fases do alimento, do campo à mesa.
A engenharia de alimentos oferece subsídios, através de sistemas e equipamentos, que possam desenvolver características essenciais e necessárias ao produto para ser um alimento com rendimento comercial.
E, por sua vez, a ciência da nutrição estabelece a relação com a tecnologia de alimentos através de sua conveniência e da presença oportuna de nutrientes nos produtos elaborados e, principalmente, com a avaliação do alimento no organismo.
Um exemplo prático é a produção do leite: no campo, a vaca recebe pastagem nutricionalmente equilibrada para que seus produtos e derivados tenham qualidade desejável. Para a realização da ordenha de leite, dependendo do tipo de ordenhadeira utilizada (mecânica ou manual), haverá uma eficácia diferenciada na extração, podendo obter mais litros de leite em menos tempo sem prejudicar a sanidade animal. Nas fases de beneficiamento, elaboração e embalagem do alimento, se não empregada a ciência e a tecnologia adequada nestes processos, podemos obter um leite inseguro para consumo humano.

Mais conteúdos dessa disciplina