Buscar

Ensino de Arte: Conteúdo e Metodologia

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		"Faremos uma festa na escola, os meninos vestirão blusas quadriculadas e as meninas vestidos rendados. Barraquinhas ofertarão doces de mamão com coco, cocadas e pés de moleque. Vamos tocar muitas músicas com sanfona". Após analisar o relato de uma professora do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola privada do município podemos notar que esta atividade faz parte da conservação da Cultura:
	
	
	
	de Massa.
	
	
	Popular
	
	
	Impressionista.
	
	
	Erudita.
	
	
	Clássica.
	
Explicação:
A questão nos remete a Festa Junina que é uma manifestação da cultura popular brasileira.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O pensamento de Vygotsky é referência no estudo sobre a arte e a educação. Vygotsky instaura novos paradigmas de abordagem da educação numa perspectiva interdisciplinar. A partir do pensamento de Vygotsky podemos afirmar que:
	
	
	
	Esse autor compartilha a concepção de homem como indivíduo autônomo e independente do contexto social de que faz parte.
	
	
	Esse autor compartilha reconhece um papel secundário da arte na vida do homem.
 
	
	
	Esse autor compartilha a concepção de homem como ser histórico e destaca a centralidade da linguagem na constituição do sujeito.
	
	
	Esse autor compartilha instaura novos paradigmas de abordagem da educação que colcoa em destaque o papel do professor como o dono do saber.
	
	
	Esse autor compartilha compartilha a concepção de homem como indivíduo autônomo e independente das interações sociais.
	
Explicação:
O pensamento de Vygotsky é referência em nosso estudo sobre a arte e a educação. Vygotsky instaura novos paradigmas de abordagem da educação numa perspectiva interdisciplinar e compartilha a concepção de homem como ser histórico e destaca a centralidade da linguagem na constituição do sujeito. Segundo o autor, o homem reflete e refrata a realidade sendo influenciado e influenciando a realidade e o contexto social e histórico.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O conhecimento da Arte, através de seu ensino na educação escolar, é significativo na formação dos estudantes por ser um dos meios de contribuição para as suas ações em seu:
	
	
	
	código hegemônico
	
	
	ambiente sociocultural
	
	
	domínio tecnológico
	
	
	modelo de método
	
	
	enfoque de mercado
	
Explicação:
A formação no campo da Arte contribui para a formação de todos os educandos ampliando suas possibilidades de expressão, comunicação e atuação. Arte faz parte da vida.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O pensamento de Vygotsky é referência no estudo sobre arte e educação. Analise as proposições abaixo, relativas ao pensamento do autor, classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a correta sequência de V e F:
(   ) Compartilha a concepção de homem como indivíduo autônomo e independente do contexto social do qual faz parte. 
(   ) Instaura novos paradigmas de abordagem da educação numa perspectiva interdisciplinar. 
(   ) Compartilha a concepção de homem como ser histórico. 
(   ) Destaca a centralidade da linguagem na constituição do sujeito. 
(   ) Desvaloriza o papel da arte na vida do homem.
	
	
	
	 V  F  F  F  V
	
	
	 F  V  F  V  F 
	
	
	 F  V  V  V  F 
	
	
	 V  F  V  F  V
	
	
	 F  F  V  V  F 
	
Explicação:
A sequência correta é F  V  V  V  F,  pois apenas a primeira e a última proposições do enunciado da questão estão erradas, já que o pensamento de Vygotsky compartilha a concepção de homem como indivíduo inserido e dependente do contexto social do qual faz parte, além de valorizar o papel da arte na vida do homem.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A chegada da Família Real portuguesa ao Brasil no ano de 1808 causou mudanças não somente nos aspectos políticos e econômicos, mas também culturais. Entre as iniciativas tomadas por D. João VI para fomentar a Arte no Brasil, destaca-se:
	
	
	
	a criação de escolas de Arte para incentivar a aprendizagem dos colonos
	
	
	O resgate da cultura de diferentes populações indígenas em respeito às suas tradições e linguagens
	
	
	o incentivo ao diálogo artístico entre brasileiros e europeus
	
	
	O convite de artistas franceses para compor o quadro de docentes da Academia Imperial de Belas Artes
	
	
	Valorização das danças afro-brasileiras que já eram conhecidas na Europa
	
Explicação:
A chegada da Missão Francesa ao Brasil causou mudanças culturais e influênciou o ensino da arte, a partir das influências européis trazidas pelos artistas vindos da Europa.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Projeto Pedagógico de uma escola de ensino fundamental procura incorporar as linguagens da arte no currículo. Com esse objetivo, incorpora propostas que exploram os meios tradicionais de produção artística, como também, estimula os usos da novas tecnologias para essa produção. Podemos afirmar que essa escola:
	
	
	
	Compreende que ao longo da história a função e as formas de manifestação da Arte sofrem transformações e acompanham o desenvolvimento das civilizações.
	
	
	Compreende que a concepção de Arte como cópia da realidade retrata o mundo contemporâneo.
	
	
	Compreende que a complexidade de relações que envolvem o campo da Arte somente podem ser representadas como manifestações míticas e mágicas.
	
	
	Compreende que as manifestações artísticas são específicas e não dependem do contexto sócio-histórico da época.
	
	
	Compreende que a aproximação da Arte com a tecnologia foge dos objetivos do campo da produção cultural.
	
Explicação:
A escola compreende que as manifestações artísticas são produções sociais e explora os recursos e a contextualziação em seu projeto pedagógico.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"A arte é produto humano / É o real transfigurado / Não são as coisas reais / Mas o mundo transformado / Na arte nós renascemos / Nela nos reconhecemos / Partes de um mesmo legado" (Clotilde Tavares).
 No texto acima podemos observar alguns objetivos da Arte. Com base no poema acima e nas suas aulas de conteúdo e metodologia do ensino da Arte, assinale a alternativa correta onde está apontada uma das principais funções da Arte.
	
	
	
	A partir das ideias de Vygotsky, compreende-se a pluralidade da linguagem na constituição do homem e reflete-se sobre a sua função na sociedade.
	
	
	A arte tem como característica principal de ser apreciada, contemplada pelo espectador, que deve observar a criação artística como um objeto sublime que não permite a interpretação individual.
	
	
	Compreende-se que a função da arte é ser tratada como verdade absoluta, que não interage diretamente como o homem, mas atua sobre o seu intelecto e as suas emoções.
	
	
	O papel da Arte na educação é apenas trabalhar o lúdico, proporcionando aos educandos momentos de descontração e divertimento, e o professor não deve associar a Arte ao aprendizado de outras disciplinas.
	
	
	A utilidade da Arte na educação é descobrir novos talentos, possibilitando que o professor selecione, entre os alunos, aqueles que possuem aptidão artística. 
	
Explicação:
Vygotsky instaura novos paradigmas de abordagem dos fenômenos, dentro de uma perspectiva sócio-histórica e interdisciplinar, e resgata a centralidade da linguagem em suas reflexões e estudos nos diferentes campos de conhecimento. Assim, o autor compreende que, no compartilhar da concepção do homem como um ser histórico e como produto das relações interpessoais, constitui-se sua consciência no social, e nas relações mediadas pela linguagem.8.
		Ferraz e Fusari (1993) falam que o processo expressivo é gerado pelo sentimento resultante de uma síntese emocional que, por sua vez, origina-se de estados tensionais provocados por forças de ordem interna e externa: são as relações entre o sujeito e as coisas, o subjetivo e o objetivo, o ser sensível e o símbolo. A elaboração de obras de arte depende, portanto, de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e por meio da elaboração de representações expressivas. Ao mesmo tempo, a verdadeira concretização da obra de arte ocorrerá no contato com as pessoas, quando o ato criador se completa. Neste contexto, a arte é vista como:
	
	
	
	a representação do mundo cultural com significado, imaginação, interpretação, conhecimento do mundo, expressão dos sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, ou seja, é a dialética da relação homem-mundo.
	
	
	uma área não curricular que depende de boa vontade docente para que ocorra nos intervalos de outras dinâmicas.
	
	
	expressão exclusiva do criador, sem que o mesmo seja influenciado pelo mundo exterior.
	
	
	expressão coletiva de artistas influenciados, sempre, por seus "mundos interiores".
	
	
	o baluarte da criatividade e, com frequência, as experiências de arte e a atividade criadora significam a mesma coisa.
	
Explicação:
O processo criador envolve essa articulação entre as imagens internas e externas, entre as características pessoais e as relações estabelecidas com o outro e com o meio ambinete e as condições que são oferecidas para a experiência artística.

Continue navegando