Buscar

Aula nº. 06. Empregado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito do Trabalho I
Direito do Trabalho I
Professor: 
 Francisco Valdece Ferreira de Sousa
valdece@fvadvogados.adv.br
 Direito do Trabalho I
O EMPREGADO.
Aula nº.06
Direito do Trabalho I
01.- DEFINIÇÃO DE EMPREGADO.
Assim dispõe a CLT em seu Art. 3º. - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
lho existentes, restando certo que a relação de emprego, sob o ponto de vista técnico-jurídico, é apenas uma das modalidades específicas da relação de trabalho.
02.- CARACTERIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE EMPREGO.
A relação resulta da conjugação de cinco componentes, a saber:
I -Prestação de trabalho por pessoa física;
II -Prestação de trabalho efetuada com pessoalidade;
III -Prestação de trabalho não eventual;
IV -Prestação de trabalho com subordinação;
V -Prestação de trabalho oneroso. 
Direito do Trabalho I
lho existentes, restando certo que a relação de emprego, sob o ponto de vista técnico-jurídico, é apenas uma das modalidades específicas da relação de trabalho.
02.- CARACTERIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE EMPREGO.
O conteúdo da prestação (tipo de trabalho) é irrelevante para configuração do vínculo empregatício, uma vez que, de princípio, qualquer obrigação de fazer, lícita e juridicamente possível, pode emergir como objeto de contrato de emprego.
A prestação do trabalho com vínculo empregatício será realizada por pessoa física, pessoalmente, de forma não eventual, subordinada e a título oneroso, ou seja, mediante remuneração. É mister, para configuração a relação de emprego, que esses elementos estejam presentes de forma conjunta.
Direito do Trabalho I
03.- EMPREGADOS DE FORMAÇÃO INTELECTUAL.
A CF/88 proíbe se faça distinção entre o trabalho intelectual e o trabalho manual, vedando, de igual forma, se faça distinção entre os profissionais que desenvolvem tais atividades.
Cumpre destacar, por oportuno, a existência de leis e regulamentos acerca das profissões intelectuais, a exemplo dos médicos, advogados, agrônomos, engenheiros, químicos, jornalistas, etc., o que, entretanto, não impede que qualquer desse profissionais desenvolva suas atividades, pessoalmente, de forma não eventual, subordinada e mediante remuneração. 
Ou seja, nada impede que um ou vários desses profissionais celebrem contatos de trabalho com vínculo empregatício e passem a desenvolver suas atividades segundo os ditames dessa modalidade de trabalho.
Direito do Trabalho I
04.- EMPREGADOS EXERCENDO CARGOS GESTÃO.
A organização interna do sistema de trabalho em cada empresa faz nascer um sistema de hierarquia de cargos e funções.
Nesse universo interno onde ocorrem a distribuição de poderes e prerrogativas, surgem diferenciações entre empregados, haja vista que as prerrogativas de gestão próprias ao empregador podem, eventualmente, ser concentradas em um ou alguns empregados, os quais, por força dessas prerrogativas, recebem na legislação trabalhista tratamento diferenciado. 
Quatro são as situações que merecem destaque, a saber:
I - Empregados ocupantes de cargos de confiança ou de gestão;
II - Empregado ocupantes de cargos ou funções de confiança nos bancos;
III - Diretor recrutado externamente ou empregado alçado a essa condição;
IV - Sócio de entidade societária e sua compatibilização (ou não) com a figura de empregado na mesma entidade societária.
Direito do Trabalho I
05.- O EMPREGADO DOMÉSTICO.
Em termos jurídicos, empregado doméstico é a pessoa física 
…que presta serviços de natureza contínua …
…e de finalidade não lucrativa, 
…com pessoalidade, 
…subordinação e
… onerosidade à pessoa ou à família, 
…no âmbito residencial destas.
Direito do Trabalho I
06.- O EMPREGADO RURAL.
Em termos jurídicos, empregado rural é a pessoa física que exercendo funções diretamente ligadas à agricultura e ou à pecuária, não sejam empregados em atividades que, pelos métodos de execução dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operações, se classifiquem como industriais ou comerciais.
O critério prevalente nos dias atuais é que aurícula será o empregado vinculado a um empregador rural, enquadramento que perfila-se, como regra geral, ao enquadramento do seu empregador.
Desse modo, sendo rural a empresa, aurículas serão seus empregados que laborem no campo, ainda que não exercendo atividades tipicamente rurais, não sendo aurícula a empresa, também não serão tidos como trabalhadores do campo seus empregados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais