Buscar

RESPOSTAS-QUIZ ICP GRUPO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR - REDE ÂNIMA DE EDUCAÇÃO
 DISCIPLINA: INTERAÇÃO CLÍNICO PATOLÓGICA
 PROFESSORA: EMÍLIA BEATRIZ
 TURMAS: 2NA
 
RESPOSTAS- AULA PRÁTICA / DOENÇAS INFECCIOSAS
 
ALUNOS: Ana Paula Lopes / 201409173
Maria Eduarda Martins / 02121873
Raquel Beatriz S. Dias / 202015931
Rebeca Mariana De Medeiros Santos de Menezes / 201900724
Maria Isabel Nunes Basílio/202122335
Max Eduardo Garcia de Sales / 201918589
José Vinícios Ambrósio da Silva / 202121770
TURMA:2NA
NATAL/RN
ESTAÇÃO 1
1- Clinicamente, o fungo pode ter 2 tipos de aparência. Cite-os. 
Macroscopicamente, os fungos podem ser divididos em dois grandes grupos: os bolores, que apresentam uma colônia filamentosa, e as leveduras, que apresentam em geral, uma colônia cremosa. 
2- É um fungo dimórfico, ou seja, há 2 formas histológicas. Cite-as. 
Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor. À temperatura corporal, desenvolve-se como uma levedura. 
3- O que caracteriza histologicamente um microabscesso? 
Abscesso é uma área de infecção purulenta localizada, e que constitui uma cavidade nova. Esta cavidade é formada por necrose do tecido por ação das bactérias e dos neutrófilos. Tanto as bactérias como os neutrófilos liberam enzimas proteolíticas e substâncias tóxicas, causando morte celular. A necrose neste caso é do tipo liqüefativo, pois as células mortas são rapidamente digeridas pelas enzimas provenientes de ambos. Aqui utilizamos um corte de miocárdio de um paciente que morreu em septicemia (proliferação de bactérias na corrente sanguínea). As bactérias localizaram-se em vários tecidos, produzindo múltiplos pequenos abscessos.
ESTAÇÃO 2
1Qual tecido está proliferando? 
 Derme
2- O vírus pode ser visualizado nesta coloração? O que é coilocitose? 
 Os espaços claros perinucleares são chamados coilocitose (do grego koilos, buraco) e também próprios da infecção por este virus. Estes 'buracos' correspondem, em microscopia eletrônica, a uma zona pobre em organelas celulares. A propósito, comparar com as lesões do condiloma plano viral do colo uterino, na lâmina A. 368
3.Qual o tratamento? 
O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e raspagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das lesões por congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o tratamento de verrugas resistentes aos tratamentos convencionais
ESTAÇÃO 3 
1- Clique no ícone 33 e 42 e visualize microscopicamente um pulmão com necrose caseosa visto na tuberculose secundária. Qual a diferença entre Tb primária e Tb secundária? 
A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena). 
2- Clique no ícone 40 e 41 e visualize células gigantes multinucleadas típicas do processo inflamatório crônico granulomatoso e com coloração especial para visualizar o bacilo da tuberculose, respectivamente.

Continue navegando