A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
APOL Gestão de Recursos Humanos - subsistemas RH

Pré-visualização | Página 1 de 9

Questão 1/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia a assertiva a seguir:
Os antigos Departamentos de Pessoal (Era Industrial Clássica) e posteriormente os Departamentos de Recursos Humanos (Era Industrial Neoclássica) deram lugar a uma nova abordagem, a Gestão de Pessoas (Era da Informação).
 FONTE: RH PORTAL. GESTÃO DE PESSOAS: ARTE OU CIÊNCIA. 2 Set. 2015. Disponível em: < https://saudeinterior.org/psicologia-humanista/>. Acesso em: 7 Jan. 2021.
Considerando a assertiva apresentada e os conteúdos estudados sobre a evolução da gestão de RH nas organizações, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS.
I. (   )  O foco do Departamento Pessoal, visão clássica do RH, estava em cumprir as obrigações legais e burocráticas entre empregado e empregador.
II. ( ) O foco da abordagem atual, a Gestão de Pessoas, é o controle das ações e desempenhos dos colaboradores na organização e a realização das punições previstas nas normas.
III. (   ) Na Era Industrial Neoclássica, os departamentos de recursos humanos tinham como principal foco o desenvolvimento e motivação dos colaboradores.
IV. ( ) Na Era da Informação, a Gestão de Pessoas tem como principais objetivos a atração e desenvolvimento dos talentos internos de forma participativa e descentralizada.
 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, V e V
	
	B
	V, V, F e F
	
	C
	V, F, V e V
A alternativa correta é a “b”. A afirmativa I é verdadeira, uma vez que, o foco do Departamento Pessoal, visão clássica do RH, estava em cumprir as obrigações legais e burocráticas entre empregado e empregador. A afirmativa II é falsa, pois o foco da abordagem atual, a Gestão de Pessoas, é a valorização das pessoas como talentos, dotados de capacidades e habilidades individuais. A afirmativa II é verdadeira, uma vez que, na Era Industrial Neoclássica, os departamentos de recursos humanos tinham como principal foco o desenvolvimento e motivação dos colaboradores. A afirmativa IV é verdadeira, pois na Era da Informação, a Gestão de Pessoas tem como principais objetivos a atração e desenvolvimento dos talentos internos de forma participativa e descentralizada.
Rota 1, Tema 2
	
	D
	F, V, V e F
	
	E
	F, V, F e V
Questão 2/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o trecho a seguir:
A nova área de RH precisa estar preparada para falar abertamente de assuntos que antes eram considerados tabus. Nunca foi tão premente dialogar a respeito de ética e integridade, igualdade na diversidade, respeito pelas pessoas, inclusão e conectividade.
FONTE: RH PORTAL. O novo RH: um olhar holístico da área de gestão de pessoas. 1 Jul. 2020. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-novo-rh-um-olhar-holistico-da-area-de-gestao-de-pessoas/. Acesso em: 18 Jan. 2021.
Baseado nos conteúdos estudados sobre a evolução da área de RH e no argumento apresentado, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:
I. (   ) A nova área de RH defende a transparência em relação às estratégias organizacionais.
II. ( ) Um dos focos da nova área de RH é a redução dos níveis hierárquicos nas organizações.
III. ( ) O principal foco da nova área de RH é a eficiência produtiva da linha de produção nas organizações.
IV. ( ) A nova área de RH vislumbra a empresa como um sistema rígido, comparado à uma máquina.
 Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V e V
	
	B
	V, V, F e F
Você acertou!
A afirmativa correta é a “b”, pois a afirmativa I é verdadeira, pois a nova área de RH defende a transparência em relação às estratégias organizacionais. A afirmativa II é verdadeira, uma vez que, um dos focos da nova área de RH é a redução dos níveis hierárquicos nas organizações. A afirmativa III é falsa, pois o principal foco da nova área de RH é a atração e o desenvolvimento dos talentos internos, a fim de garantir resultados extraordinários para a organização. A afirmativa IV é falsa, uma vez que, a nova área de RH vislumbra a empresa como um sistema vivo e orgânico.
Rota1, Tema2
	
	C
	V, F, F e F
	
	D
	F, V, V e F
	
	E
	F, F, V e V
Questão 3/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Observe o gráfico a seguir:
FONTE: DELOITTE. Brasil: estabilidade, volume de negócios e a economia autônoma. Disponível em: < https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/human-capital/Millennial-Survey-Brazil-case.pdf>. Acesso em: 20 Jan. 2021.
Baseado no conteúdo do gráfico, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:
I. (     ) Dentre os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, o maior percentual é o do ano de 2018.
II. ( ) A partir de 2016, os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, cresceu até o ano de 2018.
III. ( ) O número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos aumentou entre os anos de 2016 e 2018.
IV. ( ) Em 2018, o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos era maior que os que esperavam permanecer além dos 5 anos.
 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, V e V
	
	B
	V, V, F e F
A alternativa correta é a “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois dentre os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, o maior percentual é o do ano de 2018, ou seja, 39%. A afirmativa II é verdadeira, uma vez que, a partir de 2016, os jovens que esperam ficar mais de 5 anos nos trabalhos atuais, cresceu até o ano de 2018 (28, 34 e 39%). A afirmativa III é falsa, pois o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos diminuiu entre os anos de 2016 (48%) e 2018 (37%). A afirmativa IV é falsa, pois em 2018, o número de jovens que esperavam ficar em seus trabalhos atuais por menos de 2 anos era menor (37%) que os que esperavam permanecer além dos 5 anos (39%).
Rota3, tema3.
	
	C
	V, F, F e V
	
	D
	F, F, V e V
	
	E
	F, V, V e F
Questão 4/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o exemplo a seguir:
André aplicou a ferramenta de avaliação de desempenho em toda a sua equipe. O foco da avaliação é o alcance das metas individuais dos últimos 12 meses e a avaliação do nível de existência dos critérios comportamentais verificados no decorrer do período.
Analisando o exemplo com base nos conteúdos estudados os métodos de avaliação de desempenho, assinale a alternativa que melhor define o método utilizado no exemplo:
Nota: 0.0
	
	A
	Métodos contemporâneos com ênfase no passado e futuro.
	
	B
	Métodos contemporâneos com ênfase no futuro.
	
	C
	Métodos clássicos com ênfase no passado.
A afirmativa correta é a “c”, ou seja, métodos clássicos com ênfase no passado. O exemplo - André aplicou a ferramenta de avaliação de desempenho em toda a sua equipe. O foco da avaliação é o alcance das metas individuais dos últimos 12 meses e a avaliação do nível dos critérios comportamentais verificados no decorrer do período – demonstra que a ferramenta tem base nos resultados dos últimos 12 meses, ou seja, do passado apenas.
Rota3, tema4
	
	D
	Métodos clássicos com ênfase no futuro.
	
	E
	Métodos clássicos com ênfase no presente.
Questão 5/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Observe a imagem a seguir:
FONTE: ENDOMARKETING.TV. Jornal Mural nas Empresas – O Que é, Vantagens e Exemplos. Disponível em: < https://endomarketing.tv/jornal-mural-nas-empresas/>. Acesso em: 19 Jan. 2021.
Com base no argumento e nos estudos sobre os processos de recrutamento e seleção, o anúncio de uma vaga no mural da organização refere-se ao processo de:
Nota: 0.0
	
	A
	Recrutamento Interno.
A alternativa correta é “a” pois uma das estratégias de recrutamento interno é o anúncio de vagas nos murais físicos da organização.
Rota 2, Tema 2
	
	B
	Recrutamento Externo.
	
	C
	Seleção Interna.
	
	D
	Seleção Externa.
	
	E
	Recrutamento e Seleção Externos.
Questão 6/10 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o argumento a seguir:
“O programa de integração oferece ao novo colaborador

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.