A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
Técnicas de Seleção Exercícios Avaliando o Aprendizado

Pré-visualização | Página 2 de 15

a participarem e terem responsabilidades e a desenvolverem o espírito de iniciativa. É também um veículo de socialização à medida que proporciona a convivência.
Assim, analise as seguintes asserções:
I - A dinâmica de grupo é uma técnica de seleção que objetiva observar o comportamento e atitude dos candidatos interativamente, através da aplicação de técnicas vivenciais onde os candidatos têm oportunidade de descontrair e buscar interação com outros participantes.
PORQUE:
II - São utilizados quando se pretende observar o perfil do candidato em situações competitivas. Essa técnica permite a observação de características como: articulação verbal, negociação, ambição, posicionamento. O selecionador poderá aplicar o jogo, dividindo os participantes em subgrupos e apresentando as regras e critérios que deverão ser seguidos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410086690)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (1)
	
	Um gestor de RH aplicando uma dinâmica de grupo para seleção de pessoas utilizou a técnica dos autógrafos no início da dinâmica. Qual a sua intenção?
		
	
	 a) Aplicar um trabalho em equipe
	
	e) Trazer o debate do grupo e observar a argumentação dos participantes
	
	d) Promover uma maior aproximação e conhecimento entre os participantes
	
	b) Apresentar os participantes
	
	c) Suscitar reflexões
		1.
		Com foco voltado para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta:
		
	
	
	
	
	b) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿estudo de caso¿
	
	
	d) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Motivacionais¿
	
	
	e) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Recrutamento¿
	
	
	c) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Casos e Simulações¿
	
	 
	a) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Dinâmica de Grupo¿.
	
	
		2.
		Ao final de uma dinâmica de grupo bem desenvolvida, com finalidade de seleção, é possível:
		
	
	
	
	 
	Que não haja aperfeiçoamento coletivo, uma vez que se trata de uma experiência muito competitiva
	
	
	Que a maioria dos participantes se sinta com autoestima rebaixada, por terem percebido que não possuem o perfil exigido para o cargo
	
	 
	Que o candidato tenha refletido sobre suas atitudes e comportamentos
	
	
	Que grupo de candidatos esteja menos coeso
	
	
	Que os participantes estejam mais inibidos
	
	
		3.
		Dinâmica de grupo é uma técnica que pode oferecer subsídios riquíssimos sobre o perfil dos candidatos, sobretudo, no que concerne às competências atitudinais ou comportamentais. Em decorrência disto, do que se trata a etapa de elaboração da dinâmica de grupo?
		
	
	
	
	
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, providencia um local adequado ao tamanho do grupo e sem barulhos/interrupções que possam atrapalhar a concentração dos candidatos, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	 
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, na convocação deverá informar aos participantes a etapa, local e o tempo de duração da dinâmica, evitando transtornos aos candidatos quanto aos compromissos, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	
	O selecionador define a logística da dinâmica (data, local, horário, materiais a serem utilizados), busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), apresenta ao requisitante as técnicas que serão utilizadas na dinâmica para entendimento na forma de condução, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	
		4.
		A dinâmica de grupo é composta por quatro etapas: Uma etapa na qual o selecionador define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), tendo em vista o perfil do cargo a ser selecionado. Outra etapa na qual após a finalização da dinâmica, facilitador e observador conversam a respeito das impressões geradas, estabelecendo um ranking dos candidatos. Também temos a etapa na qual o selecionador atuará como facilitador, conduzindo todo o processo, e finalmente a etapa onde o selecionador define a logística da dinâmica (data, local, horário, materiais a serem utilizados), convoca os participantes e apresenta ao requisitante as técnicas que serão utilizadas no decorrer da dinâmica para que o mesmo entenda a forma de condução. Assinale a opção que demonstra a ordem que as etapas se apresentam na descrição acima e em seguida a ordem correta que as etapas devem ocorrer:
		
	
	
	
	
	1. Elaboração, aplicação, análise dos dados e preparação. 2. Preparação, aplicação, elaboração e análise de dados.
	
	
	1. Aplicação, elaboração, preparação e análise de dados. 2. Preparação, elaboração, aplicação e análise de dados.
	
	
	1. Preparação, aplicação, elaboração e análise de dados. 2. Preparação, aplicação, elaboração e análise de dados.
	
	 
	1. Elaboração, aplicação, análise dos dados e preparação. 2. Elaboração, preparação, aplicação e análise de dados.
	
	 
	1. Elaboração, análise dos dados, aplicação e preparação. 2. Elaboração, preparação, aplicação e análise de dados.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Fernando foi convocado para participar de um processo de seleção. Ao chegar na empresa, verificou que a primeira etapa pela qual passaria seria a dinâmica