Buscar

A MEDICINA E OS HÁBITOS ALIMENTARES NA IDADE MÉDIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A MEDICINA E OS HÁBITOS ALIMENTARES NA IDADE MÉDIA
O principal alimento na idade média era o pão, era a base gastronômica para a idade média, além de outros alimentos que tinha como base os cereais, como o mingau e as massas. Já o consumo da carne era mais uma questão de prestígio social, era também mais cara que os cereais e os vegetais. Já para se temperar os alimentos era comum o uso de especiarias .Entre os temperos mais comuns estavam o vertjus (do francês médio, significa "suco verde"), suco extraído de uvas não maduras, o vinho e o vinagre. Estes eram muito empregados com o mel ou açúcar (entre aqueles que tinham recursos para isso), essa combinação propiciou pratos com um sabor mais agridoce. Os tipos de proteína animal mais consumida era a de porcos e frango, por outro lado, a carne bovina, exigia um maior investimento em terras, portanto, menos consumida. Dentre os peixes, o bacalhau e o arenque eram entre os mais consumidos principalmente pela população do norte. Outra grande variedade de peixes de água salgada e de água doce também servia de alimento. Como sementes podemos citar as amêndoas, essas tanto doces quanto amargas, também eram amplamente empregadas inteiras como guarnição, ou mais comumente trituradas e usadas como um espessante de sopas, ensopados, e molhos.
A medicina também estava ligada a gastronomia, principalmente no que concerne ao uso de especiarias e ervam frescas ou secas. O leite também tinha um consumo reduzido e muito empregado também para a medicina natural até então empregada. Diluía-se ao leite também outros tipos de medicamentos junto ao leite, servindo este como base. Agora a técnica mais empregada sem dúvida foi a sangria, principalmente por doenças relacionadas ao mal estar corporal e as que facilmente eram visíveis. 
Portanto, a gastronomia nesse período esteve amplamente correlacionada com a medicina, esta então, se utilizando de muitos ingredientes hoje, conhecidos como especiarias e ervas utilizadas até os dias atuais para o aroma e a formação de caldos bases e molhos essenciais para a gastronomia.

Continue navegando