Buscar

AV2 CLIMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: GST0466_AV2_201207091626 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201207091626 - RENATA XAVIER DE MAGALHAES 
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9003/AE
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 12/06/2013 17:01:42
	
	 1a Questão (Cód.: 48691)
	3a sem.: clima organizacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	- O clima organizacional é a atmosfera resultante das percepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfação no dia-a-dia de trabalho¿ Luiz César Barçante. Esta afirmação é :
		
	
	Falsa
	
	verdadeira 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 43906)
	7a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Oliveira Belo deseja investir em uma Consultoria para fazer a avaliação do clima organiacionalç em sua empresa. Contudo, demonstra dúvidas sobre este investimento. Como a análise do clima pode ajudar a organização? 
		
	
Resposta: Devemos destacar que o análise do clima é muito importante para a organização, sendo possível identificar o grau de satisfação dos colaboradores, detectar possíveis conflitos na organização, os pontos fracos e fortes, as deficências existente na organização, ajuda a manter a motivação dos colaboradores, cuida para que a organização tenha um ambiente de trabalho harmonioso, com isso dimuindo a rotatividade e tendo melhor resultado na organização.
	
Gabarito: Espera-se que sejam citados alguns elementos destes abaixo listados: 1) A medida da extensão em que as expectativas das pessoas a respeito de como seria trabalhar em uma organização estão sendo atendidas. 2) O clima organizacional está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização. Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser elevado e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidades individuais, o clima organizacional tende a baixar. O clima organizacional baixo é caracterizado por estados de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, podendo, em casos extremos, chegar a estados de inconformidade e agressividade. 
	
	
	 3a Questão (Cód.: 43212)
	1a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os resultados divulgados pela pesquisa da consultoria Hay, com 35 presidentes de empresas de grande porte e segmentos variados, revelou que 82% deles consideram que a gestão de RH exerce alto impacto nos negócios. Por esses resultados podemos afirmar que o trabalho da área de RH na visão dos presidentes é:
		
	
	Não é importante, mas contribui para acalmar as pessoas.
	
	É importante mas não contribui com o negócio da empresa.
	
	É importante e contributiva ao negócio da empresa.
	
	É importante porque contribui para acalmar as pessoas.
	
	Não é importante e gera pouco impacto nos negócios.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 43324)
	3a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considerando a Avaliação Coletiva ¿ ou, Institucional ¿ no que diz respeito ao Clima Organizacional, pode-se admitir que esta responsabilidade seja uma exclusividade:
		
	
	De cada gestor da empresa.
	
	Da Diretoria.
	
	Dos Supervisores.
	
	Da Administração de Recursos Humanos.
	
	Da Média Gerência.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 43714)
	8a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como podemos definir o Resultado de uma Tabulação por Variável dentro da perspectiva aritmética? Assinale a resposta certa:
		
	
	Quando o resultado representa valores percentuais que indicam a aritmética utilizada.
	
	Quando o resultado não representa a média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional.
	
	Quando o resultado representa a média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional.
	
	Quando o resultado representa a soma aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável Organizacional
	
	Quando o resultado representa valores estatísticos e matemáticos.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 47387)
	5a sem.: clima organizacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A pesquisa de clima organizacional é um instrumento com o objetivo de conhecer o "pensamento" e a percepção que os colaboradores possuem sobre a empresa. Nesta pesquisa são abordados vários temas com esse objetivo. Quais as variáveis mais comumente pesquisadas na pesquisa de clima organizacional? 
		
	
	O trabalho em equipe, reconhecimento, imagem da empresa,a segurança no trabalho; 
	
	O tipo de comunicação, o relacionamento interpessoal, plano de carreira e contato com o sindicato;
	
	O tipo de trabalho realizado, a satisfação salárial, os benefícios e programa da CIPA; 
	
	Os clientes ,a participação, os objetivos organizacionais,e o processo decisório; 
	
	
	 7a Questão (Cód.: 34133)
	3a sem.: Clima Organizacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Define-se Clima Organizacional por:
		
	
	É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
	
	Todas alternativas estão corretas.
	
	Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
	
	É o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 43589)
	7a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando da montagem de uma pesquisa de clima organizacional devemos cuidar da parametrização das respostas. Assim podemos afirmar que a parametrização consiste em: a) definir o número de questões necessárias para que se tenha um bom parâmetro de análise. b) definir parâmetros para facilitar o preenchimento dos questionários pelos empregados. c) definir parâmetros para facilitar a tabulação eletrônica das diferentes opções de respostas. d) definir as opções de respostas que serão consideradas ¿satisfatórias¿ e as que serão consideradas ¿insatisfatórias¿.
		
	
	As alternativas a e c são corretas.
	
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 44029)
	6a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	João Sérgio é o responsável pela empresa GBH Análises Clínicas e delegou para a Administração de Recursos Humanos deve avaliação do clima na empresa. Por que a Administração de Recursos Humanos deve fazer tal análise?
		
	
Resposta: A tal análise deve ser feita devido ser sua missão. Onde a avaliação do clima visa vai fazer levantamento das necessidades de treinamento, o bem estar do funcionários, os possíveis conflitos, a motivação dos colaboradores, a pesquisa de clima tem obejetivo de tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso, detectando possíveis conflitos, buscando a melhora para que a empresa tenha melhores resultados .
	
Gabarito: Padrões de Respostas: As empresas devem ouvir seus funcionários por meio da área de RH, pois faz parte integrante de sua missão proporcionar-lhes um excelente clima organizacional. O compromisso de tornar a mão-de-obra satisfeita ou ¿motivada¿ está contido tanto na literatura técnica faz parte do dia a dia da Administração de Recursos Humanos. A Administração de Recursos Humanos temcomo tarefa primordial diagnosticar, periodicamente, o clima organizacional, com o objetivo de saber se está cumprindo sua missão e manter sempre um bom clima organizacional.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 50864)
	7a sem.: Estratégias de avaliação e acompanhamento do clima organizacional.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Suponha que o Diretor de sua empresa está em dúvida sobre a efetividade da pesquisa de clima organizacional. Neste caso, qual dos argumentos abaixo você utilizaria para justificar a aplicação desta estratégia em sua empresa?
		
	
	A pesquisa de clima organizacional é a principal ferramenta para a realização de um correto levantamento de necessidades de treinamento, visto que as entrevistas com os gestores e os resultados de avaliação de desempenho podem fornecer informações distorcidas.
	
	A pesquisa de clima organizacional possibilita um conhecimento mais preciso sobre os motivos de desligamentos da empresa, reduzindo assim o turnover.
	
	O principal objetivo da pesquisa é identificar quem são os funcionários insatisfeitos para poder ter uma ação pontual.
	
	A pesquisa levanta os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores por meio da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
	
	A pesquisa tem como objetivo principal avaliar se a política de remuneração está adequada.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais