Buscar

Relatório Vivianne

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
BACHARELADO EM ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: DENTÍSTICA II
VIVIANNE DA SILVA CARVALHO
RELATORIO: ISOLAMENTO ABSOLUTO
TERESINA – PI
2022
1. INTRODUÇÃO
A utilização do isolamento absoluto na odontologia é um método que melhora os resultados em várias especialidades. A utilização desta técnica é considerada uma prática muito importante no âmbito da endodontia por proporcionar aos profissionais melhor visibilidade e previne a contaminação da área de trabalho. Na dentística, a realização de um adequado isolamento favorece a obtenção de melhores resultados na preparação e adesão da restauração. 
 A utilização do isolamento absoluto reduz a contaminação bacteriana, previne as infeções cruzadas, reduz o risco dos pacientes deglutirem ou inalarem substâncias irritantes, pequenos instrumentos e lacerações com instrumentos cortantes.Com o uso do isolamento absoluto resulta ser possível fazer de maneira mais fácil e segura o trabalho do cirurgião-dentista, obtendo uma melhor visibilidade do campo operatório e dos canais quando fazemos tratamento endodôntico e podemos também controlar melhor a umidade bucal conseguindo manter uma área de trabalho bem limpa e seca.(AL-SABRI, 2017)
Fica constatado que os materiais dentários e as suas aplicações, apresentam melhores resultados relativamente à adesão, resistência, retenção, quando o ambiente se encontra sem contaminação por fluidos salivares. A utilização do dique de borracha tem de ser avaliada também do ponto de vista médico-legal, para se proteger contra eventuais pedidos de responsabilização legal por acidentes que podem ocorrer com os pacientes. Mesmo conhecendo as várias vantagens que o isolamento apresenta, muitos profissionais continuam a não utilizar rotineiramente esta técnica, afirmando que requer demasiado tempo e as vezes desconforto para os pacientes. (PAGNI, 2018)
A abordagem dessa técnica é extremamente importante pois recursos sofisticados, equipamentos de última geração e técnicas aprimoradas não possuem valor e eficiência se não for feito um isolamento total e absoluto. Pois o conceito mais importante para alcançar o sucesso das restaurações dentárias é o controle da contaminação. (VANCONCELLOS, 2016).
Assim, o presente relatório tem como objetivo abordar materiais e técnicas para a utilização do isolamento absoluto.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Os principais materiais utilizados nos procedimentos de isolamento absoluto são:
1. dique de borracha
2. Arco de Young
3. perfurador de borracha
4. pinça porta grampo e os grampos
5. EPI´s
6. Godiva
7. Fio dental
8. Tesoura
9. Colher de dentina
10. Vaselina.
No passo a passo temos: 
1. Prova e adaptação do grampo no elemento dental com pinça porta- grampo
2. Demarcação dos quadrantes dentários no lençol de borracha com caneta; adaptação do conjunto lençol de borracha e arco Young
3. Marcação do ponto de localização do dente no lençol com caneta
4. Perfuração no lençol no local de marcação com o perfurador de borracha
5. Aplicação da vaselina sobre o lençol de borracha, para facilitar a sua passagem sobre o grampo
6. Passagem do fio dental pela perfuração realizada no lençol de borracha
7. Passagem e adaptação do lençol de borracha sobre o grampo que se encontrava adaptado ao dente
8. Finalização
3. DISCUSSÃO
Em relação as vantagens no uso do isolamento absoluto temos: facilidade quanto à realização do tratamento endodôntico pelo profissional; manutenção da cadeia antisséptica do canal e do campo operatório durante o tratamento – promoção da biossegurança; afastamento de estruturas anatômicas próximas ao dente a ser tratado; melhor visualização do campo operatório; não ingestão de produtos químicos empregados durante o tratamento endodôntico; prevenção quanto a acidentes indesejáveis como a aspiração e deglutição de corpos estranhos.
Quanto as desvantagens temos: Tempo necessário para a aplicação; Desconforto para o paciente.; Dificuldade de aplicação em casos de dentes pouco erupcionados, terceiros molares, dentes mal posicionados ou dentes com coroa muito destruída; Intolerância em pacientes com problemas respiratórios ou alérgicos ao látex; Impossibilidade de aplicação em pacientes com deficiência mental ou motora grave; Limitações financeiras principalmente em países subdesenvolvidos.
4. CONCLUSÃO
Para que as restaurações tem qualidade e longevidade é importante que o profissional tenha melhor acesso, posicionamento gengival, visibilidade do campo de trabalho. Além disso o Isolamento absoluto permite uma proteção do paciente contra a aspiração de instrumentos. Assim, é extremamente importante sua adoção na rotina clínica.
REFERÊNCIAS
AL SABRI.; et al. Attitude and knowledge of isolation in operative field among undergraduate dental students. European Journal Dentistry. v.11, n.1, p.83-88, 2017.
VASCONCELLOS, P.B. Isolamento absoluto: Fator de qualidade e longevidade das restaurações. Artigo (Especialista em dentisteria estética) - Curso de Pós-Graduação em Odontologia, Faculdade Redentor-Clivo Odontologia, Rio de Janeiro, 2016, p. 16.
PAGNI, M. A importância do isolamento absoluto em Medicina Dentária. Monografia (Mestre em medicina dentária)- Mestrado integrado em Medicina Dentária, Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Gandra, 2018, p.18.