Buscar

O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações_atividade01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Karina Ramos Azevedo 
COMPONENTE: Atividade Complementares 1
PROFESSOR: Simone Telles 
ATIVIDADE Nº: 01
POLO: Senac Penha 
LOCAL E DATA: 16/06/2022 
Atividade avaliativa 2
Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações
Introdução
Nessa atividade vamos abordar alguns pontos em relação ao técnico de Qualidade de acordo com algumas informações sobre o vídeo “O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações”, ministrado pela Tutora Rita Basílio, onde apresenta algumas informações valiosas para interpretação de muitos tópicos sobre esse segmento. 
Desenvolvimento
· Contextualização com o mercado e perfil profissional:
Nesse tópico é explodido, através de um breve resumo sobre como é o mercado de trabalho para profissional de nível técnico, sua atuação dentro dos segmentos, a relevância da qualidade dentro das organizações, situações em que os sistemas de qualidade atuam, metodologias utilizadas e o histórico da qualidade. 
· Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:
Nesse tópico a tutora Rita Básilio, aprofunda de forma geral sobre o mercado de trabalho, onde o técnico da qualidade pode atuar. 
É notório na minha percepção que um técnico em qualidade pode circular em vários nichos, desde setores automotivos metalúrgicos até em comércios em gerais. Existe um leque de possibilidades, o que permite que o profissional encontre sua identificação. 
· Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 
Nesse tópico a tutora Rita Básilio, cita as atividades que estão dentro do “guarda-chuva” do técnico de qualidade. 
Na minha opinião, as responsabilidades que envolvem o técnico em qualidade, que foram citadas, como controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade, são extremamente importantes no dia a dia dentro das organizações, suas atividades rotineiras mencionadas são de extremo valor para o alcance na excelência que as organizações tanto almejam.
Além de permitir que a empresa se torne mais competitiva no mercado, através desses itens podemos alcançar resultados significativos que impactam de forma positiva, a todos dentro da organização independente do setor, possibilitando um ambiente mais seguro. Foi apresentado os inúmeros cargos que um técnico pode atuar dentro das organizações, o que me permite compreender como é amplo as opções de alguém com essa formação. 
Mas o que considero de extrema relevância é o perfil básico necessário que um profissional deve ter, que são: Proatividade, Flexibilidade, Adaptação/Motivação, Liderança, Comunicativo e Organização. 
· O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 
Nesse tópico a Tutora Rita Básilio explicou a importância da qualidade dentro da cadeia de hierarquia, apresentando onde todos ganham quando priorizam a qualidade nos processos.
Após o entendimento sobre o papel da qualidade dentro da organização, é possível afirmar que o setor de qualidade de uma empresa conta com uma grande quantidade de atribuições, e com um planejamento estratégico baseado nas projeções do que a empresa pretende alcançar, além disso conta com a participação de todos envolvidos no processo, desde quem desenvolve o planejamento até que executa com responsabilidade o processo. Fica notório que todos precisam estar falando a mesma língua para alcançar a excelência. 
O que é mais valioso, é o entendimento no alcance que a qualidade atinge, como a escolha em priorizar algumas ações, que podem chegar até colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, governo e sociedade/meio ambiente. E como cada um deles se beneficia dessas ações. 
· Cases de sistemas da qualidade:
Nesse tópico a Tutora Rita Básilio citou alguns exemplos de empresas de segmentos diferentes onde a qualidade é um dos pilares da empresa.
Após escutar o relato das empresas, ficou perceptível como a qualidade influenciou tanto no ambiente interno em relação a capacitação dos colaboradores, no cotidiano do ambiente fabril, destacando que esse processo de qualidade é em alguns momentos desafiador pois conta com a mudança de comportamento, mas que ao ser aplicado proporciona ganhos significativos, como profissionais mais capacitados, além disso leva a empresa para um outro patamar, possibilitando ganhos maiores e uma competividade no mercado. 
· Metodologias e histórico da qualidade:
Nesse tópico a Tutora Rita Básilio abordou quais são as metodologias e ferramentas utilizadas pelas organizações que o setor de qualidade utiliza. Destacando as dificuldades encontradas pelas organizações na aplicação dessas ferramentas e a importância de um dos tópicos citados acima sobre o perfil básico necessário que um profissional deve ter: Boa comunicação.
Nesse tópico identifiquei de extrema valia o entendimento sobre o histórico da qualidade, seu surgimento, seu aperfeiçoamento dentro dos conceitos utilizados hoje em dia, como eventos históricos mundialmente influenciaram de forma dieta a qualidade.
Acredito que o entendimento sobre a criação dessas metodologias e ferramentas são de extrema importância para o entendimento da sua aplicação, conhecer seus mentores é entender a grandiosidade desse tema, seu valor ao longo da história, e como através da qualidade países se reergueram após grandes tragedias. 
Vejo como a qualidade ao longo da historia foi se aperfeiçoando e abrangendo mais itens, com isso se tornando uma temática enriquecedora para organizações que visam ser sustentáveis e competitivas dentro do mercado 
Conclusão
Concluo depois de todo esse tempo dedicado a esse vídeo, que a qualidade é um conceito abstrato, que ele só consegue existir quando está atribuído a um objeto, só assim é possível avaliar se existe ou não qualidade. A qualidade me permite o poder da avaliação com outros produtos similares, e com isso a definição do produto e seu nível em relação a excelência. 
Conhecer um pouco sobre William Edwards Deming, Joseph Moses Juran, Kaoru Ishikawa, Philip Crosby, Armand V. Feigenbaum, me permite entender os fundamentos da qualidade, e com isso utilizar de norte suas obras para um aperfeiçoamento do meu conhecimento no tema. Achei de extrema valia a Vacina da Qualidade desenvolvida por Philip Crosby, vejo como cada tópico descrito, quando aplicado pode levar a excelência da organização. 
Consigo identificar que a qualidade é de extrema importância para as organizações, principalmente para a empresas que buscam excelência, porque é através dela que se torna possível realizar um bom desempenho organizacional, e investir na melhoria dos seus processos bem como no desempenho de seus colaboradores, permite que a empresa alcance resultados satisfatórios e significativos aos olhos do mercado.
Fica claro que qualquer empresa, seja qual for seu segmento, a qualidade se torna essencial, só assim será possível a permanência no mercado.

Outros materiais