Buscar

Av2 de PPE2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0347_AV2_201202252605 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202252605 - VASTY GARCIA COELHO WILL 
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 13/06/2013 14:29:32
	
	 1a Questão (Cód.: 86908)
	5a sem.: ciencia e filosofia
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A atitude filosófica do professor reflexivo e pesquisador de sua prática  subtende três questionamentos básicos: O quê? Como? Por quê? 
Diante da Educação atual, como objeto de estudo e reflexão, elabore dois questionamentos que você poderia sugerir na busca de sentido para a Educação. 
		
	
Resposta: Qual é o seu/meu papel na Educação? Como estamos desenvolvendo nossa Pedagogia? A Pedagogia que estamos exercendo está libertando ou oprimindo? Estamos desenvolvendo atitudes críticas e de persquisa nos educandos?
	
Gabarito: 
Algumas possibilidades: Que tipo de homem estamos formando ou queremos formar? Quais os princípios que devem nortear a formação humana? Como ensinar para a cidadania? Por que o sistema avaliativo ainda é competitivo numa escola inclusiva? 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 188203)
	12a sem.: A análise crítico-reflexiva e partilhada como possibilidade de ressignificação das práticas docentes no cotidiano da escola: o/a professor/a como profissional reflexivo, pesquisador e intelectual crítico. Leitura e sistematização de textos acadêmicos.
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O trabalho de campo se apresenta como uma possibilidade de conseguirmos não só uma aproximação com aquilo que desejamos conhecer e estudar, mas, também de criar um conhecimento partindo da realidade presente no campo. Durante essa fase da pesquisa, o pesquisador deve ter acesso à literatura especializada que poderá trazer ¿luzes¿ para compreender o objeto de estudos em questão, provocando novas dúvidas e inquietações sobre o que se deseja conhecer mais. Diante do exposto, qual o papel do professor pesquisador?
		
	
Resposta: O professor é aquele que toma como referência os modelos teóricos e ressignifica-os a partir do lugar que ocupa na sociedade, atuando sua autonomia, pensando no que faz e porque faz, apresentando suas respostas pensadas, refletidas, conscientes e fundamentadas. O aluno será assim melhor preparado para a autonomia.
	
Gabarito: O papel do professor é não dissociar ensino e pesquisa, refletir sobre a prática na própria prática, exercitando a praxis. Voltar ao campo de estudos para fazer novas perguntas a partir do referencial teórico ou continuar observando o fenômeno em questão, visando ampliar o olhar e não uma visão fragmentada, isolada acerca do mesmo.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 28755)
	9a sem.: Materialismo dialético
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As categorias do materialismo dialético são: matéria, "categoria filosófica para designar a realidade objetiva" (TRIVIÑOS, 1987, p. 56); consciência, que tem como propriedade "refletir a realidade objetiva" (Ibd. p. 62); e prática social, "toda a atividade material, orientada a transformar a natureza e a vida social" (KURSANOV apud TRIVIÑOS, 1987, p. 64). Na análise das categorias da dialética estão incluídas as leis da dialética, que são: 
		
	
	Lógica, interpretação, negação.
	
	Quantidade-qualidade, contradição e lógica.
	
	Quantidade-qualidade, contradição e compreensão.
	
	Lógica, interpretação, compreensão.
	
	Quantidade-qualidade, contradição e negação.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 58819)
	6a sem.: ciência
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Galileu Galilei (1564-1642), considerado o criador da ciência moderna, e um dos maiores astrônomos de todos os tempos, devido às observações pioneiras que fez com o telescópio, promoveu uma mudança de método, determinando a história da ciência moderna. Essa mudança consiste no uso do método rigoroso e controlado - da matemática -, também no campo dos objetos físicos. Afirmando que "[...] o livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos" e que, "sem um conhecimento dos mesmos, os homens não poderão compreendê-lo". Assim, podemos afirmar que: 
I. Para o conhecimento científico, todos os objetos físicos são da mesma natureza, podendo ser tratados de modo idêntico. 
II. Os primeiros princípios do método científico de Galileu são: observação, experimentação e regularidade matemática. 
III. Galileu se aproxima dos pitagóricos, distanciando-se de Arquimedes. 
IV. Para Galileu, tudo aquilo que se apresenta à nossa observação está escrito em linguagem lógica. 
Quais as afirmações corretas? 
		
	
	III e IV
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	
	 5a Questão (Cód.: 25875)
	7a sem.: Positivismo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, promove a experiência sensível, pois a considera como a única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência, tomando como base apenas o mundo físico ou material. Marque a resposta correta: 
		
	
	O Positivismo não atribui o progresso da humanidade apenas aos avanços científicos.
	
	O Positivismo considera os afetos individuais e coletivos e a subjetividade relevantes para a Ciência.
	
	O Positivismo considera aquilo que pode ser provado pela ciência como pertencente ao domínio teológico-metafísico, pois o homem é um ser teológico-metafísico.
	
	O Positivismo não aceita o conhecimento científico como a única forma de conhecimento verdadeiro.
	
	O Positivismo não considera a possibilidade de se investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 28870)
	8a sem.: Fenomenologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação à fenomenologia, leia o fragmento a seguir: "Trata-se de descrever, e não de explicar nem de analisar. Esta primeira conotação que Husserl dava à fenomenologia nascente de uma 'psicologia descritiva', ou de retornar às 'coisas mesmas', foi primeiramente o desmentido da ciência... Tudo que sei do mundo, mesmo devido à ciência, o sei a partir de minha visão pessoal ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência nada significariam" (MERLEAU-PONTY, 1971, p. 5). Marque a alternativa que corresponde à reflexão do autor: 
		
	
	A relação do pesquisador com o objeto de estudo deturpa os resultados.
	
	O mundo vivido não tem importância para a ciência fenomenológica.
	
	A relação do pesquisador com o seu objeto de estudo é condição para o modo de conhecer e de descrever o fenômeno.
	
	A fenomenologia dispensa os símbolos da ciência.
	
	Questionar o conhecimento é negar os resultados das observações e da descrição do fenômeno.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 86916)
	5a sem.: ciencia e filosofia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Todo conhecimento parte de uma relação entre sujeito e objeto. Observando esta relação, podemos considerar verdadeira as afirmativas abaixo, EXCETO: 
		
	
	O sujeito, na relação com o objeto, não transforma, pois a função cognitiva não altera o sujeito.
	
	O conhecimento surge como uma determinação do objeto pelo sujeito.
	
	O sujeito muda na relação com o objeto, mas o objeto não muda na relação com o sujeito.
	
	O Objeto é determinante e independente do sujeito. 
	
	O Sujeito é dependente do objeto.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 27297)
	11a sem.: Os registros reflexivos como espaços/tempos de experiência formativa, de problematização da prática e da pesquisa
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O convívio entre os pares é imprescindível para o estabelecimento da identidade de cada pessoa, da prática da inclusão e de respeito às diferenças. Segundo Lino de Macedo, a forma como nos relacionamos com as diferenças está relacionada às múltiplas identidades que construímos socialmente, que conjuga as características singulares de um indivíduo à circunstância na qual ele se encontra. Para tanto, considere neste contexto as seguintes afirmativas:
I. a identidade é algoem permanente construção e se constrói na articulação com os diferentes sujeitos e espaços.
II. a indiferença e/ou não valorização do outro é uma face da violência, por ser uma estratégia para excluir e ignorar.
III. A prática do respeito à diferença não apaga as relações de poder, mesmo nas relações horizontais estamos sujeitos às divergências e disputas.
IV. Se há respeito pela diferença, somos desafiados a desenvolver ações mais responsáveis ou comprometidas com a inclusão.
Assinale a alternativa que constitua verdades acerca da (re)construção de nossa identidade.
		
	
	estão corretas a I e a II
	
	Estão corretas as afirmações I e IV
	
	Estão corretas a II e a III
	
	Estão corretas a I e a III
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 25423)
	12a sem.: Professor pedquisador
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ANPED tem como finalidade a busca do desenvolvimento e da consolidação do ensino e da pesquisa, na área da educação, no Brasil. Possui diferentes GTs (grupos de trabalho), num deles (GT-22), Marinalva Luiz Oliveira apresentou um pôster, onde diz que: "os professores precisam se apropriar de uma educação ambiental crítica, como também de uma teoria pedagógica crítica, emancipadora, problematizadora, e questionadora". A partir do exposto, marque a resposta correta:
		
	
	A educação deve assumir um papel de conservação da ordem social, reproduzindo ideologias, valores e interesses dominantes socialmente
	
	A educação deve assumir um papel emancipatório, comprometido pela modificação cultural, política, e ética da sociedade.
	
	O educador deve se preocupar em criticar o meio ambiente.
	
	O educador deve se preocupar, predominantemente, com o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos.
	
	A preocupação regulatória com o meio ambiente é uma preocupação da sociedade.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 30044)
	2a sem.: Pesquisa qualitativa
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A pesquisadora X procurou para compor o quadro de sua pesquisa uma escola pública de educação básica que se destaca das demais por ser a mais procurada pelos moradores da comunidade, que disputam sempre as vagas oferecidas. A fim de descobrir as razões pelas quais isso acontece, será realizada uma pesquisa que utilizará a observação participante como principal estratégia de coleta de dados. Em tal pesquisa, para o emprego adequado da técnica, será indispensável ao observador participante: 
Saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. É preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa. 
Porque 
O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo e deve tirar proveito deles, na medida em que os passos em falso fazem parte do aprendizado da pesquisa. Deve, assim, refletir sobre o porquê de uma recusa, o porquê de um desacerto, o porquê de um silêncio. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar: 
		
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa. 
	
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira. 
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	as duas afirmativas são falsas. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Continue navegando