Buscar

Av2 de Filosofia da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0343_AV2_201202252605 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202252605 - VASTY GARCIA COELHO WILL 
	Professor:
	JAIRO DA COSTA SANTIAGO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1,2        Data: 10/06/2013 14:31:11
	
	 1a Questão (Cód.: 62987)
	12a sem.: Pedagogias histórico-sociais
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A educação de um lado pode contribuir para a reprodução da sociedade por meio da produção, da sistematização e da divulgação de uma ideologia, de outro, ela pode contribuir para a transformação da mesma sociedade através da produção, da sistematização e da divulgação de uma contra-ideologia. 
Leia com muita atenção o enunciado da questão e explicite de maneira tal que fique evidente como a educação pode contribuir para criar uma contra-ideologia. 
		
	
Resposta: A educação pode contribuir para uma contra-ideologia pois permite que os educandos questionem as ideologias apresentadas como verdades supremas. Através da educação uma pessoa pode tornar-se um pesquisador e não aceitar tudo de forma pronta, quationando se aqueles conteúdos são realmentes daquele jeito ou se o professor não está querendo inculcar sua ideologia.
	
Gabarito: 
O aluno deverá fazer uma análise sobre a educação que está posta, fazer referência às tendências da Educação Liberal e a Educação Transformadora, mostrando como a educação liberal está a serviço de interesses de uma classe dominante e levantar críticas a essa ideologia vigente, desmascarando-a, denunciando seus compromissos com os interesses desses grupos no interior da sociedade gerando, então, uma nova consciência social entre os sujeitos. Ao denunciar essa situação está contribuindo para criar uma contra ideologia que deve estar voltada para a construção do sujeito autonomo, questionador, cultivando o espirito investigador e comprometido com a sua história e a transformação da sociedade mostrando outros valores voltados para a construção da convivência humana mais igualitária e justa. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 174711)
	3a sem.: Educação e Pedagogia, Formação do Educador
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A prática docente deverá estar fundamentada numa formação sólida, isto é: formação científica, política e filosófica para que haja coerência com a natureza da profissão. Portanto a prática está embasada/o: a) filosófico; b) político; c) técnico e d) técnico científico. Diante das proposições abaixo, faça a correspondência aos seus respectivos embasamentos. 
Analise os enunciados abaixo:
I. Domínio qualificado e competente que permita ao educador ter uma visão clara objetiva da realidade educacional, sem perder de vista os procedimentos rigorosos da ciência;
II. Por ser uma prática de intervenção social, a educação exige instrumentos adequados; metodologias específicas. Nesta, as técnicas atuarão como mediações para os fins visados, devendo ser cientificamente fundamentadas;
III. Para desenvolver a sua a ção pedagógica, o educador precisa de uma formação baseada no desenvolvimento da consciência social e ter sensibilidade quanto às condições especificamente políticas;
IV. Ao educador é imposta também a necessidade de perceber que a sua ação educacional deve estar inserida num projeto antropológico, pois a educação só ganhará sentido pleno se partir da visão de totalidade.Assinale a alternativa correta:
		
	
	O enunciado I corresponde ao embasamento filosófico; o enunciado II ao embasamento político; o enunciado III ao embasamento técnico e; o enunciado IV ao embasamento técnico-científico.
	
	O enunciado I corresponde ao embasamento técnico; o enunciado II ao embasamento técnico; o enunciado III ao embasamento político e; o enunciado IV ao embasamento filosófico. 
	
	O enunciado I corresponde ao embasamento político; o enunciado II ao embasamento filosófico; o enunciado III ao embasamento técnico e; o enunciado IV ao embasamento técnico-científico.
	
	O enunciado I corresponde ao embasamento ténico-científico; o enunciado II ao embasamento técnico; o enunciado III ao embasamento político e; o enunciado IV ao embasamento filosófico. -
	
	O enunciado I corresponde ao embasamento técnico; o enunciado II ao embasamento filosófico; o enunciado III ao embasamento político e; o enunciado IV ao embasamento técnico-científico.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 181541)
	6a sem.: Educação, Cidadania e Democracia
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamente os privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos. 
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX o pensamento do: 
		
	
	3. Iluminismo 
	
	2. Positivismo 
	
	4. Nazismo 
	
	1. Socialismo Utópico 
	
	5. Existencialismo
	
	
	 4a Questão (Cód.: 176059)
	5a sem.: Educação, cidadania e democracia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Analise os enunciados abaixo e identifique os que se referem aos princípios defendidos pelo liberalismo econômico:
 I. Defesa em torno da independência da economia em relação a toda e qualquer forma de controle, principalmente estatal, das relações econômicas. 
II. Defesa da livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e da economia de mercado. 
II. Defesa da democratização e da socialização dos meios de produção e, consequentemente, da riqueza produzida visando a superação da divisão de classes sociais. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	Somente o enunciado III está correto.
	
	Somente o enunciado I está correto.
	
	Somente o enunciado II está correto.
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 26098)
	6a sem.: Politica e Educação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Por neoliberalismo se entende hoje, principalmente, uma doutrina econômica consequente, da qual o liberalismo político é apenas um modo de realização, nem sempre necessário; ou, em outros termos, uma defesa intransigente da liberdade econômica, da qual a liberdade política é apenas um corolário" (Bobbio, Liberalismo e Democracia. pág. 87). Sobre o liberalismo político e liberalismo econômico é CORRETO afirmar que: 
I - Os seres humanos têm direitos fundamentais (à vida, à liberdade e à felicidade) e que cabe ao Estado respeitá-los.
II - Pregam o fim da propriedade privada, da livre iniciativa e da livre concorrência. 
III - a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas são concebidas através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todos os enunciados estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos 
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	 6a Questão (Cód.: 175771)
	5a sem.: Educação, Cidadania e Democracia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a opção que apresenta o grupo de palavras que completa com coerência a definição de Concepção formalista do Estado. Concepção formalista: segundo a qual o Estado é uma criação ___________________. O Estado é considerado em primeiro lugar, como _________________, como um grupo social residente em determinado ________________ e tem três elementos ou propriedades características: _________________ ou poder preponderante ou supremo, povo e território.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	 comunidade / território / dependência/ militar.comunitária / partido político / território / soberania.
	
	política / comunidade / território / dependência.
	
	militar / comunidade / território / dependência.
	
	jurídica / comunidade / território / soberania.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 183516)
	12a sem.: Pedagogias histórico-sociais e outras tendências
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A pedagogia histórico crítico-social dos conteúdos vem sendo proposta para superar as principais falhas de outras teorias em educação, como é o caso das pedagogias liberais e das teorias crítico-reprodutivistas. A pedagogia crítico-social dos conteúdos se propõe a: 
		
	
	4. Valorizar, numa visão crítica, os conteúdos e sua relevância para a efetiva apropriação do saber tendo por finalidade a compreensão e transformação da realidade social concreta. 
	
	1. Enfatizar metodologias de ensino que possibilitem a reprodução do conhecimento transmitido de forma mecânica. 
	
	2. Destacar os objetivos e avaliação dos conteúdos com a finalidade de se atingir resultados que atendam as exigências do mercado de trabalho. 
	
	5. Valorizar o professor como o centro do processo ensino-aprendizagem e a transmissão do saber de forma mecânica e descontextualizada. 
	
	3. Ignorar os conteúdos clássicos e partir dos interesses e necessidades dos alunos, possibilitando-os um processo de auto-conhecimento e realização pessoal. 
	
	
	 8a Questão (Cód.: 60177)
	11a sem.: Tendências Pedagógicas
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	"Mas a possibilidade de trabalho que parece-me mais próxima no momento é o pensar a filosofia da educação no contexto do paradigma anarquista. Se tal filosofia da educação pode servir de suporte teórico para a construção deste projeto de educação que tem por meta a autogestão e a verdadeira democracia que a tecnologia informática pode finalmente tornar possível através de uma rede planetária que imploda as fronteiras dos Estados-nação,  ela pode  ainda servir-nos como ferramenta de análise e crítica da sociedade capitalista e da educação por ela pensada" Gallo,www,nodo50.org/insurgentes/textos/educa/06paradigma.htm 
Se é verdade que a tendência tecnicista é criticada por ser reducionista, por outro lado a tecnologia informática, segundo o paradigma libertário/anarquista pode ajudar a provocar uma autêntica revolução no campo social e educacional, explique o paradoxo, a  aparente contradição  entre a tendência tecnicista e o uso da tecnologia informática a que faz referência o texto de Silvio Gallo. 
		
	
Resposta: A tendência tecnicista da educação visa formar as pessoas apenas para desempenharem uma função/atividade com qualidade. Já o uso da tecnologia proporciona um leque de pesquisa de conteúdos/ trabalhos feitos por outras pessoas, através da tecnologia da informática temos acesso aos mais variados meios de pesquisa e conhecimento, possibilitando uma maior qualidade dos estudos.
	
Gabarito: 
RESPOSTA PADRÃO:  Ao apresentar uma solução reducionista, o tecnicismo dá uma resposta simplista demais a uma questão muito complexa. Por mais que a ciência e a tecnologia auxiliem o trabalho do pedagogo, isso não significa que a  educação resulte apenas de uma técnica bem aplicada..Por outro lado o paradigma libertário/anarquista não coloca a ênfase na técnica e sim no emprego da tecnologia informática como um meio importante para transformar a realidade social e educacional de um ponto de vista complexo, não dado previamente. No primeiro caso estamos falando de educação instituída. No segundo, de educação instituinte. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 26048)
	4a sem.: Natureza Humana e as suas Relações entre Educação e Cultura
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre a relação cultura de massa e indústria cultural é correto afirmar que: 
1. favorece o desenvolvimento intelectual do homem simples, pois apresenta ainda que de modo distorcido a realidade de uma obra clássica, por exemplo. 
2. esta associação é negativa, pois mata no homem sua capacidade de pensar, visto que ele apenas assimila estes produtos, não os compreende. 
3. deve ser recebida, incondicionalmente, como um processo enriquecedor da cultura. 
4. é positiva porque gera renda para o autor dos produtos ditos culturais. 
		
	
	Apenas a 4 é correta
	
	Todas são corretas
	
	Apenas a 3 e 4 são corretas
	
	Apenas a 2 é correta
	
	Apenas a 1 é correta
	
	
	 10a Questão (Cód.: 182525)
	7a sem.: Concepções Liberais do Século XX: Escola Tecnicista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A escola ao longo das décadas vem cumprindo papeis de adequação do indivíduo a realidade vigente. Em cada Tendência a Escola renova sua habilidade no cumprimento deste papel. Na Tendência Liberal Tecnicista também houve essa adequação. 
Sinalize a UNICA OPÇÃO que apresenta o papel da Escola nesta tendência: 
		
	
	5. Aperfeiçoar o sistema capitalista; preparar para o mercado de trabalho e modelar o comportamento humano.
	
		4. Formação moral calcada nos princípios da tradição e preparar pesquisadores para o mercado de trabalho.
	
	2. Formar o sujeito para uma sociedade democrática e igualitária a partir de uma lógica humana. 
	
	3. Preparar para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento psíquico.
	
	1. Adequar o indivíduo a estrutura social vigente e formar para o desenvolvimento da autonomia moral.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais