Buscar

(conteudo) Aula 4 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO
Disciplina: PESQUISA E PRÁTICA VII
(p.2)
Objetivo desta Aula
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1. Identificar as características e as finalidades do texto argumentativo - dissertativo; 
2. verificar que o texto monográfico é um texto argumentativo - dissertativo; 
3. elaborar a estrutura argumentativa do seu texto monográfico, explicitando o esquema teórico que referenciará o estudo e destacar os autores que serão adotados.
(p.3)
(p.4)
O texto argumentativo-dissertativo
Quão mais coerentes e consistentes forem os nossos argumentos, mais forte será a defesa que construímos e, portanto, maior poder de convencimento terá o nosso discurso.
A argumentação é um recurso que usamos para convencer alguém de modo que ele aceite nossas ideias e possa até pensar como nós. 
Na construção da argumentação, os argumentos serão as provas que apresentamos, para demonstrar ao nosso interlocutor que nossas ideias são corretas.
(p.5)
No “discurso acadêmico-científico” não é diferente. Nos debates entre estudiosos e pesquisadores de um determinado campo de conhecimento, esses intelectuais também estarão a todo o momento tendo que apresentar argumentos para defender suas teses. Por isso, nas diferentes modalidades de comunicação científica, e dentre elas a monografia, usamos o texto dissertativo-argumentativo.
(p.6)
O texto dissertativo é um texto de caráter teórico, que tem por finalidade expor minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. Através de uma estrutura lógica e ordenada de ideias, conceitos, teorias, o autor aprofunda a compreensão do tema, discorre sobre uma ideia, defende um ponto de vista, propõe questionamentos e reflexões.
Dessa forma, o texto dissertativo pode ser expositivo ou argumentativo. 
No expositivo o autor, a princípio, não tem a intenção de persuadir o leitor, mas apenas informá-lo.
Ele quer transmitir, compartilhar um conhecimento expondo/discorrendo sobre um conceito, uma teoria ou confrontar conceitos/teorias, apresentando seus precedentes, demonstrando suas relações e efeitos. 
Já no argumentativo o autor quer persuadir o leitor comprovando a exatidão ou a falsidade de conceitos/teorias discutidas no texto.
(p.7)
O texto argumentativo-dissertativo
Problemática
Quando um pesquisador está diante de uma problemática, para buscar uma resposta às questões que elabora sobre ela, terá que conhecer mais profundamente as contribuições teóricas já construídas que explicam esse fenômeno, de modo a ir progressivamente construindo uma abordagem e, na articulação com os dados que encontrar em campo, elaborar uma resposta a essa problemática.
(p.8)
Assim, mais que apenas apresentar conceitos e teorias que descrevam e expliquem o fenômeno, ele vai precisar se posicionar diante delas e buscar construir respostas convincentes aos questionamentos que elaborou. 
Digo convincentes porque, diante de uma pergunta, geralmente são múltiplas as possibilidades de resposta. Por isso, para defender a sua ideia de “melhor resposta”, o pesquisador terá que elaborar um discurso racional, coerente e consistente, amparado em argumentos sólidos.
Quando em um texto o autor, além de explicar um fenômeno, discorrer sobre um tema, também pretende convencer o leitor da validade de sua abordagem, estamos diante de um texto dissertativo-argumentativo.
(p.9)
Como já dissemos, uma boa argumentação é aquela bem sustentada por “provas” de sua validade, ou seja, de bons argumentos logicamente organizados.
Para isso, não é preciso dizer, é necessário ter um conhecimento o mais abrangente e profundo possível sobre o tema/fenômeno/problemática em questão e muita clareza e precisão acerca das ideias que se pretende defender.
(p.10)
Os textos dissertativo-argumentativos são estruturados em três partes:
Introdução
Na introdução o autor faz uma breve explanação sobre o assunto, apresenta a problemática que o motivou e posiciona-se, apresentando a ideia ou proposição que o autor elaborou como possível resposta à problemática apresentada anteriormente.
Desenvolvimento
No desenvolvimento o autor vai elaborar sua argumentação propriamente dita, ou seja, irá analisar a tese apresentando os argumentos que comprovam sua validade. Eles devem justificar a tese, ou seja, eles devem demonstrar porque o autor defende aquela ideia.
Os argumentos devem estar ordenados e articulados de modo a dar fluidez ao raciocínio e consistência ao discurso. Um bom discurso é aquele que é sustentado e construído a partir de argumentos dificilmente refutáveis, ou seja, que não podem ser questionados ou negados com facilidade. Para sustentar e dar validade a um argumento são usadas várias estratégias argumentativas. As estratégias argumentativas são todos os recursos usados para apoiar os argumentos, gerar credibilidade, impressionar e convencer o interlocutor sobre a argumentação. Os argumentos podem estar apoiados em depoimentos ou citações de especialistas no assunto (argumento de autoridade), em comparações entre situações ou com resultados de pesquisa, em um levantamento histórico, em dados estatísticos, etc. Vamos discutir melhor essas estratégias na próxima aula.
Conclusão
A conclusão ou, como preferimos dizer, as considerações finais, é a parte final do texto, o momento de sintetizar as ideias e responder à questão proposta inicialmente. 
Deve apresentar breve resumo da argumentação desenvolvida e fazer formulação clara do posicionamento do autor. Não se pode apresentar dado ou problematização nova nas considerações finais, afinal, ela é etapa conclusiva do texto e não inicial. No entanto, para além da resposta efetiva à problemática trabalhada, o autor pode, nesse momento, fazer provocações ou indicações/recomendações a partir das conclusões efetuadas.
(p.11)
Como você pode ver, a organização do texto dissertativo-argumentativo é a mesma do texto monográfico.
Introdução
Na introdução, como vimos, você deverá apresentar o tema/problema objeto de investigação, as questões que norteiam o estudo, os objetivos e a justificativa, assim como a metodologia da pesquisa. Na introdução você deverá apenas indicar a abordagem que irá dar à problemática estudada.
Desenvolvimento
Mas, sua argumentação propriamente dita deverá estar desenvolvida e ancorada nas teorias/conceitos apresentados nos capítulos teóricos e nos dados empíricos relatados no capítulo de apresentação de resultados.
Conclusão
Finalmente, a monografia se encerra com as considerações finais onde, igualmente aos textos dissertativos-argumentativos em geral, você responde 
à problematização formulada se posicionando.
(p.12)
Vamos fazer um exercício:
Preparar o esquema conceitual da sua monografia. 
Certamente esse exercício vai ajudar você a estruturar o texto de seus capítulos teóricos. Ele começa na aula de hoje, mas só poderá ser finalizado adequadamente na próxima, quando analisarmos mais cuidadosamente os diferentes tipos de estratégias argumentativas. 
Assim, para preparar a argumentação que você irá desenvolver no seu texto monográfico, veja os passos nas próximas telas.
(p.13)
1º passo
• Diante de seu problema/questões de estudo, reveja o plano de estudos que você elaborou.
• Analise-o cuidadosamente, verifique em que medida para cada capítulo você desdobrou o tema em todos os seus aspectos.
• Ao mesmo tempo, considere em sua análise se a organização proposta para o capítulo expressa uma argumentação plausível para a problemática em estudo, ou seja, em que medida os aspectos que você apresenta podem se reverter em argumentos que explicitam a abordagem que você defende para a problemática estudada.
(p.14)
2ºpasso
• Defina os argumentos, aspectos a serem considerados na sua argumentação.
• Identifique contra-argumentos para os que você elaborou e verifique o quanto seus argumentos resistem e sustentam a sua tese.
• Procure estatísticas, informações, teorias, situações, testemunhos, exemplos que sustentem cada um de seus argumentos.
(Veja o interessante trabalho do Prof.Valdemar W. Setzer analisando diferentes argumentos sobre esse tema:
SETZER, Valdemar W. Uma revisão de argumentos a favor do uso de computadores na educação elementar. Depto. de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística da USP (última modificação em 13 nov. 1998). Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/argsport.html>.
(p.15)
3ºpasso
Agora, pense sobre o melhor encadeamento/ordem para a apresentação dos argumentos, considerando as conexões lógicas entre eles. 
Faça um esquema/desenho indicando cada um dos argumentos e suas articulações, de modo que seja fácil compreender a estrutura da sua argumentação.
 
Clique na seta e veja um exemplo.
EXEMPLO:
Tema: A Informática na Educação
Problema: O uso de softwares educativos pode auxiliar o desenvolvimento da alfabetização?
 
Capítulo 1 – O uso da informática na sala de aula
- As transformações sociais recentes e as novas tecnologias de comunicação e informação
argumento: diante das abrangentes e incontestáveis transformações econômicas e culturais promovidas pelas novas tecnologias da comunicação e informação que invadem todas as esferas de nossas vidas, (inclusive a escola) apropriar-se da linguagem digital é uma necessidade para a inserção social e laboral.
- Informática e Educação
Argumentos
- críticas sobre o uso de computadores por crianças e adolescentes: computadores imbecilizam as crianças e as afastam da vida social, promovem um mau uso da língua e desestimulam a leitura.
Contra-argumentos: 
- os jogos e mesmo a linguagem virtual estimulam as funções cerebrais.
- na Internet as crianças podem se comunicar com crianças de diferentes regiões/países.
- para se comunicarem via e-mail, MSN e outras formas de comunicação virtual, as crianças escrevem mais do que em qualquer outro ambiente.
- o ambiente virtual estimula o contato com diferentes tipos de texto.
- o ambiente virtual traz motivação para a aprendizagem (trabalha com imagem, som, etc.)
(p.16)
Quantas vezes eu vou precisar rever o que pretendo escrever antes de escrever?
Não é melhor começar a escrever logo? 
Lembre-se: uma viagem tem mais chances de ser bem sucedida, trazendo satisfação para todos os envolvidos, quando for mais bem planejada.
(p.17)
Podemos falar o mesmo para uma aula, uma festa ou para praticamente todas as atividades humanas. E planejar não significa estar fechado para o imprevisto, para o novo, para mudanças no caminho.
Assim, antes de começar a escrever “de qualquer jeito”, pense! Organize suas ideias!
(p.18)
Igual a pag.17.
(p.19)
O QUE VEM NA PRÓXIMA AULA
A importância das estratégias argumentativas para dar legitimidade e consistência a uma argumentação; 
diferentes estratégias argumentativas: dados estatísticos, resultados de pesquisa, exemplificação, opinião de especialista (argumento de autoridade). 
SÍNTESE DA AULA
Nessa aula você:
Identificou as características e as finalidades do texto argumentativo - dissertativo; 
verificou como o texto monográfico é um texto argumentativo-dissertativo; 
foi estimulado (a) a elaborar a estrutura argumentativa do seu texto monográfico, explicitando o esquema teórico que referenciará o estudo e destacando os autores que serão adotados. 
REGISTRO DE FREQUENCIA
1.A argumentação é um recurso que usamos para convencer alguém de modo que ele aceite nossas idéias e possa até pensar como nós. No “discurso acadêmico-científico” estudiosos e pesquisadores estão constantemente argumentando em favor de suas ideias num determinado campo de conhecimento. Para a construção de uma boa argumentação no campo científico, tendo em vista demonstrar ao nosso interlocutor que nossas ideias são corretas, os argumentos devem ser:
Parte superior do formulário
1) Nossas opiniões e vontades pessoais. 
2) A opinião corrente, senso comum. 
3) Informações disponíveis na internet. 
4) Conceitos, teorias, dados empiricos. 
5) Narrativas, estórias. 
Parte inferior do formulário
2.O texto dissertativo é um texto de caráter teórico, onde o autor aprofunda a compreensão do tema, discorre sobre uma ideia. Ele pode ser: expositivo ou argumentativo. Os textos acadêmicos são textos argumentativos-dissertativos. Nesse tipo de texto o autor:
A) Tem a intenção de narrar um fato ou acontecimento.
B) Quer transmitir, compartilhar um conhecimento expondo/discorrendo sobre um conceito, uma teoria ou confronta conceitos/teorias, apresentando seus precedentes, demonstrando suas relações e efeitos. 
C) Mais que apresentar conceitos e teorias, quer persuadir o leitor em sua defesa de um ponto de vista, comprovando a exatidão ou a falsidade de proposições/teses discutidas no texto. 
Assinale a opção correta:
Parte superior do formulário
1) as alternativas A e B estão corretas 
2) as alternativas B e C estão corretas 
3) as alternativas A e C estão corretas 
4) apenas a alternativa B está correta 
5) apenas a alternativa C está correta 
Resposta: 1-4, 2-5.
Parte inferior do formulário

Outros materiais