Buscar

Coluna vertebral

Prévia do material em texto

Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
 	Raciocínio mecânico e funcional ao olhar para a coluna, para entender as disfunções e as possibilidades de tratamento.
	Dor lombar é um importante problema de saúde pública (2ª condição de saúde crônica não transmissível mais prevalente no Brasil). Gera mais anos vividos com incapacidade que ocasionam problemas socioeconômicos, porque acomete uma faixa da população em idade ativa, que está trabalhando e produzindo. 
	A dor cervical é a 2ª grande causa de disfunção musculoesquelética. As condições mecânicas (excetuando-se câncer e traumas), apesar de não fatais, geram muitos anos vividos com incapacidade. O objetivo do fisioterapeuta é reduzir esses anos de incapacidade. 
	A coluna vertebral é a haste de sustentação dos membros inferiores e superiores. Ela mantém o tronco estável para que as funções dos membros superiores e inferiores sejam desempenhadas. Suas principais funções são:
· Suporte: apoio rígido. Sustenta o peso corporal e corpos vertebrais;
· Proteção: arco neural que envolve a medula espinhal;
· Movimento.
Uma vez lesada, a medula espinhal não tem reparo.
Vértebras cervicais: 7 curva: lordose
Vértebras torácicas: 12 curva: cifose
Vértebras lombares: 5 curva: lordose. 
A curvatura do sacro também lembra uma cifose.
	Toda lordose da coluna vertebral, que vai estar na cervical e na lombar, deve apresentar uma convexidade anterior e uma concavidade posterior. 
No dia a dia, é comum os pacientes chegarem com inversão das curvas, um exemplo é a hiperlordose, que gera desequilíbrios mecânicos e musculares, e a hipercifose. 
Curva retificada: ao olhar um exame de imagem, as curvas não são observadas, é reto. Isso altera a função de alguns músculos locais, gerando instalação de quadros álgicos e degenerativos. 
A coluna vertebral conta com a ajuda das unidades funcionais para que os movimentos aconteçam. Essa unidade funcional é o encontro de duas vértebras. Ela é dividida em coluna posterior e coluna anterior (haste posterior e haste anterior). A coluna anterior é composta pelo corpo vertebral e disco intervertebral. A coluna posterior é composta pelos processos espinhosos e facetas articulares. A transição entre essas duas estruturas é composta por um forame, por onde passam as raízes nervosas periféricas.
Os discos intervertebrais trabalham como amortecedores da descarga de peso axial e também para quando os segmentos fizerem movimento, eles dissiparem as cargas geradas. É composto por núcleo pulposo e anéis fibrocartilaginosos. A hérnia de disco ocorre quando há uma instabilidade nesse anel e o material gelatinoso do núcleo extravasa.
Quando ocorre um desequilíbrio sobre os corpos articulares, isso afeta o disco articular que, por sua vez, pode deformar e ocupar o espaço do forame, gerando dor e parestesia (formigamento).
As facetas articulares permitem o deslizamento entre as vértebras. Caso ela se desequilibre e trabalhe com muita pressão, isso pode gerar manifestações na unidade funcional, podendo comprometer o nervo. 
Neunam – Cinesiologia.

Continue navegando