Buscar

CERATOCONJUNTIVITE SECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CERATOCONJUNTIVITE SECA
Deficiência do filme lacrimal aquoso, resultando em ressecamento e inflamação da córnea e da conjuntiva.
SINAIS CLÍNICOS 
Os gatos tendem a ser menos sintomáticos que os cães. 
Blefarospasmo. 
Hiperemia conjuntival. 
Quemose. 
Membrana nictitante proeminente, enoftalmia. 
Secreção ocular mucoide a mucopurulenta. 
Alterações da córnea (doença crônica) — vascularização superficial; pigmentação; ulceração. 
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS 
• Teste lacrimal de Schirmer — resultados diminuídos são diagnósticos; valor normal (cães): no mínimo 15 mm/min de umedecimento da fita; pacientes sintomáticos: geralmente <10 mm/min de umedecimento da fita. 
• Coloração com fluoresceína — úlceras de córnea. 
• Proceder aos exames de cultura e sensibilidade bacterianas aeróbias se o tratamento inicial não for bem-sucedido; não recomendado rotineiramente, porque a proliferação bacteriana é comum em casos de doença crônica. 
• Citologia conjuntival — pode indicar a natureza e o grau da proliferação bacteriana.
MEDICAMENTO(S) 
• Tacrolimo pode ser aviado sob a forma de solução ou pomada a 0,01-0,03% e tem se mostrado mais eficaz no aumento da produção lacrimal em comparação à ciclosporina. É recomendável a terapia a cada 12 h. • Pomada de ciclosporina a 0,2% — é aconselhável a terapia a cada 12 h. • Pilocarpina a 0,25% tópica a cada 12 h; alternativamente, pode-se usar 1 gota de pilocarpina a 2%/10 kg de peso corporal a cada 12 h no alimento e aumentar lentamente de 1 gota até que se observem lacrimejamento ou efeitos colaterais sistêmicos (anorexia, salivação, vômito, diarreia, bradicardia). Mais eficaz na ceratoconjuntivite seca neurogênica. 
• Lágrimas artificiais e pomadas lubrificantes — ajudam a umedecer a córnea; devem ser utilizadas com frequência; alívio apenas transitório do ressecamento; as preparações variam muito em sua composição; agentes mais espessos podem ser emolientes para olhos muito ressecados nos pacientes que não respondem ao tratamento com a ciclosporina. • Antibióticos de amplo espectro — tópicos (soluções ou pomadas); frequentemente indicados na proliferação bacteriana secundária; raramente indicados, uma vez que a proliferação bacteriana esteja controlada e a produção lacrimal seja restabelecida; antibióticos sistêmicos podem ser recomendados em casos refratários. 
• Corticosteroides — tópicos; minimizam a inflamação; eficazes na redução da vascularização e pigmentação da córnea; não são utilizados comumente, mas podem ser úteis em alguns pacientes. Interromper caso ocorra o desenvolvimento de ulceração. 
• Agentes mucolíticos (p. ex., acetilcisteína) — ocasionalmente utilizados para ajudar a interromper a secreção mucosa persistente; raramente indicados assim que a produção lacrimal se restabelecer.
REFERENCIAS
Maggs DJ, Miller PE, Ofri R. Slatter’s Fundamentals of Veterinary Ophthalmology, 4th ed. St. Louis: Saunders, 2008, pp. 166-171. 
Autor Erin S. Champagne 
Consultor Editorial Paul E. Miller

Outros materiais