Buscar

Síndrome Metabólica: Relação com Obesidade e Diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Qual a relação entre a Síndrome Metabólica com a Obesidade e o Diabetes Mellitus?
A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), associado a hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia). Desse modo o paciente com a síndrome metabólica é decorrente da obesidade e do diabetes mellitus, pois há toda uma disfuncionalidade orgânica. 
As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica. O diabetes tem sido responsabilizado, por contribuir para agravos, no sistema musculoesquelético, no sistema digestório, na função cognitiva e na saúde mental, além de ser associado a diversos tipos de câncer.
O diabetes tipo 2, condição na qual a maioria dos indivíduos apresenta obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia, as intervenções devem abranger essas múltiplas anormalidades metabólicas, o que, além de prevenir o surgimento do diabetes.
A circunferência abdominal deve ser medida em todas as pessoas porque mesmo aquelas sem sobrepeso ou que parecem magras podem armazenar excesso de gordura abdominal. Quanto maior a circunferência abdominal, maior o risco de síndrome metabólica e suas complicações. O tipo de circunferência abdominal que aumenta o risco de haver complicações devido à obesidade varia de acordo com a etnia e o sexo.

Outros materiais