Buscar

AV1 fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ONDE SE FAZ EDUCAÇÃO
Charles Augusto Franco de Oliveira
Matrícula 47024811
Formação pedagógica em matemática para graduados
Definir a educação pode ser uma tarefa difícil, pois muitas pessoas confundem o tema por se tratar de responsabilidade tanto do governo quanto da família. No entanto, a prática revela as confusões do termo educação, pois temos inúmeras teorias e métodos práticos sobre o assunto. O fracasso de instituições públicas de ensino e o desleixo de algumas famílias com nossas crianças torna a educação um desafio a cada dia maior, trazer essa discussão à tona de como e onde educar define de maneira pratica a realidade do ensino da rede pública no brasil.
Segundo Brandão (1981). “Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”.
O legado deixado por alguns pensadores da área da educação nos leva por um caminho magnifico de conhecimento, o desenvolvimento de diversos métodos de ensino é usado graças a esses pensadores. Entendendo as ideias que foram passadas por eles percebemos a relação existente entre a cultura e a educação, assim temos a nítida visão de que não existe um local para ensinar e aprender.
Pensadores como o Alemão Johann Friedrich Herbart filósofo alemão do século XVIII foi o organizador da pedagogia como ciência e inaugurou a análise sistemática da educação e mostrou a importância da psicologia na teorização do ensino.
Temos como conclusão a ideia clara de que aprendemos quando ensinamos, vivenciar a educação é saber que lugares como as escolas não são o único local onde podemos aprender e ensinar, a formação técnica convencional das diferentes áreas da educação não torna esse profissional da educação um professor. Conhecimento se adquire e se passa das mais variadas formas e métodos, o ensino engessado da educação tradicional prova que temos muito a evoluir como alunos e como professores.

Outros materiais