Buscar

FORUM 6 COMPOSTO MERCADOLOGICO

Prévia do material em texto

Agora responda, em relação a estratégia do marketing de influência qual a importância de definir o público-alvo que é uma das 8 etapas que você aprendeu, dentro da Comunicação Integrada de Marketing defendida por Kotler.
A RELAÇÃO COM O MARKETING 
Na afirmação de Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. 
Philip Kotler diz que um funil de vendas perfeito possui seis etapas (prospectar os clientes, entender as necessidades do público-alvo, desenvolver soluções, fazer a proposta, negociar os contratos e fechar a venda, respectivamente) e afirma que as três primeiras deveriam ser feitas pelo Marketing, enquanto outras três são feitas pelo departamento de vendas, desde que a empresa tenha esses profissionais. Assim, cada passo é tomado por quem sabe o que está fazendo.
Com os smartphones e o crescimento vertiginoso da internet móvel, as pessoas possuem acesso à informação a qualquer momento, tudo na palma da mão e “tomando decisões de compra baseadas naquilo que pesquisam na hora”.
“Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo sobre as companhias… Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos”.
“Nos dias de hoje apenas vender é estupidez. Seu trabalho não é produzir uma venda, mas criar posse do consumidor… Mudamos do Marketing de transação para o Marketing de relacionamento… Mais e mais empresas estão focando em fazer mais pelo consumidor”.
A maioria das empresas constrói suas relações comerciais baseadas apenas em vender o que o consumidor precisa, “mas há companhias que vendem, por um preço alto, algo que pode ser encontrado em qualquer lugar. E se dão bem”. Para explicar essa tendência, Kotler citou o Starbucks.
“Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet e é confortável. As pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover os seus negócios”.

Continue navegando