Buscar

QUESTIONÁRIO 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – GESTÃO DA QUALIDADE – AULA 06 – BIBLIOTECONOMIA
1
Sobre o planejamento e a implementação estratégicos, é INCORRETO afirmar que:
· É um processo sistemático pelo qual uma organização define suas metas em longo prazo com relação à qualidade e aos clientes.
· Permite que uma organização planeje e execute saltos estratégicos organizacionais.
· Trata-se de uma abordagem sistemática para integrar ao planejamento estratégico da organização métodos de excelência em qualidade e em negócios sistêmicos e focados no cliente.
· Faz parte dos fundamentos que sustentam um sistema mais amplo de gestão dos negócios para a organização.
· O planejamento estratégico acaba não fazendo parte de processos de mudança organizacional, como o Seis Sigma e a Excelência Operacional.
1
O planejamento estratégico é uma abordagem sistemática para definir metas comerciais em longo prazo e planejar como alcançá-las. Depois de estabelecidas as metas de longo prazo, o planejamento torna possível a elaboração de um plano de negócios, que incluirá metas, recursos e ações para alcançar os objetivos. Entre as alternativas abaixo, assinale a única que NÃO pode ser considerada um benefício potencial do planejamento e da implementação estratégicos.
· O processo de monitoramento ajuda a assegurar que as metas sejam alcançadas.
· A criação de um novo foco nos clientes e na qualidade é posta em prática conforme são feitos progressos.
· O processo de planejamento torna as metas mais flexíveis e adaptáveis.
· As metas ficam claras.
· A redução dos desperdícios crônicos é programada por meio do processo de melhoria.
1
Enquanto boa parte das empresas que implantaram a Gestão da Qualidade Total chegaram a excelentes resultados, outras não tiveram mudanças significativas e se decepcionaram com a metodologia. Uma das causas principais desse fracasso é a não incorporação dos programas de qualidade nos planos de negócio da organização. Outros fatores que contribuem para esse insucesso são:
· O planejamento foi atribuído aos departamentos de planejamento, não aos gestores. E partiu-se do pressuposto que as metas de melhoria se aplicavam exclusivamente aos bens fabricados e aos processos de fabricação.
· Existência de uma linguagem em comum, principalmente dos termos-chave.
· Envolvimento de todas as áreas e desdobramento das metas de qualidade em conjunto com as metas organizacionais.
· O planejamento estratégico foi realizado pelos gestores envolvendo lideranças de todas as áreas da organização.
· As metas de qualidade expressas no planejamento estratégico tinham desdobramento em metas individuais com respectivo sistema de alocação de recompensas.
1
Uma metodologia sistemática e estruturada para o estabelecimento de metas anuais e a alocação de recursos precisam incluir: alocação de recompensas, participação exigida e universal, uma língua comum e treinamento. Quando fala-se em alocação de recompensas e em uma língua comum, isso significa que:
· A comparação de desempenho com as metas de melhoria devem ter peso substancial no sistema de qualificação de mérito. Organizações que treinam seus funcionários, em todas as funções, em todos os escalões e no momento certo estão bem preparadas para superar o desempenho de outras organizações.
· A participação deve envolver os funcionários de cada escalão; deve ser oferecido suporte à iniciativa de mudança para se chegar aos resultados esperados.
· A comparação de desempenho com as metas de melhoria devem ter peso substancial no sistema de qualificação de mérito; e termos-chave, como qualidade, benchmarking e implementação devem adquirir significados padrões para que as comunicações se tornem cada vez mais precisas.
· Termos-chave, como qualidade e benchmarking, devem ser amplamente conhecidos e metas precisam necessariamente ter recompensas atreladas.
· As metas, os relatórios e as revisões são desenvolvidos para conseguir a participação da hierarquia da organização, e os termos-chave devem ser conhecidos por todos os colaboradores.
1
Organizações que de fato realizaram um processo sério de planejamento estratégico relatam uma série de benefícios que podem inspirar outras empresas a adotarem essa prática. Um dos benefícios principais é a concentração dos recursos da organização nas atividades essenciais para elevar a satisfação dos clientes, diminuir os custos e gerar valor para os acionistas, mas, além deste benefício, existe uma série de outros. Entre as alternativas abaixo apenas uma NÃO é um benefício relatado pelas empresas que adotaram a implementação estratégica. Assinale-a:
· Dispensa os principais gestores de se envolverem no planejamento.
· Elimina a existência de planejamentos potencialmente conflituosos.
· Incentiva a cooperação interdepartamental.
· Elimina iniciativas desnecessárias e dispendiosas que não constam no planejamento.
· Delega poder aos líderes, gestores e funcionários ao alocar os recursos que colocam em prática as iniciativas planejadas.

Outros materiais