Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA CULTURA ORGANIZCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA CULTURA ORGANIZACIONAL
MONIQUE TRINDADE FELIPE PINTO
28242881
PEDAGOGIA
O colégio possui uma cultura organizacional construída há décadas. À luz da legislação vigente, dos conceitos de cultura organizacional, da atuação profissional do pedagogo e da importância dos projetos nas organizações.
De acordo com essa afirmativa, responda como a instituição pode promover o engajamento efetivo de todo o seu quadro de funcionários, pais e comunidade escolar num projeto pedagógico inovador, visando uma educação igualitária, significativa e inclusiva?
 De acordo com o enunciado, a instituição não possui uma adaptação dos currículos especifica para o atendimento dos alunos com necessidades especiais, e isso deverá ser mudado para que as necessidades desses alunos sejam supridas, com o auxílio de um currículo, onde possa ser colocado em prática atividades dinâmicas, com ações fundamentadas no que o aluno deve aprender, essas adaptações devem responder as necessidades de cada discente, promovendo então condições necessárias para que se aproveite o máximo possível de aprendizagem, e assim os alunos obterão uma evolução satisfatória.
 Podemos compreender que falta a pratica de uma gestão democrática, a qual visa buscar o interesse de todos os envolvidos com a instituição, se faz necessário atualizar o Projeto Político Pedagógico, onde será inserido funções a qual todos devem seguir, na construção do desenvolvimento dos alunos.
Essas adaptações serão realizadas para promover e aumentar a participação dos discentes com deficiência em todas as atividades. As reuniões serão feitas frequentemente a fim de ressaltar a importância de uma educação igualitária. Se faz necessário a escola aproximar-se da comunidade, trazendo-os para a realidade da escola. Essas palestras deverão ser ministradas com data e hora marcada, na qual todos possam participar, visando que se trata de assuntos importantes para a instituição e comunidade, em prol de um bem comum que são os alunos.
Com os avanços tecnológicos, a escola pode buscar proximidade com os pais dos alunos, criando grupo de interação através de aplicativos tecnológicos, logo as informações de reuniões poderão ser reforçadas por esse meio. Gil (2005) sugere que as práticas inclusivas tenham como participante: o professor, a família, a coordenação pedagógica e principalmente os órgãos governamentais.
A instituição escolar deve considerar as necessidades individuais e adaptar sua estrutura, de acordo com as limitações motoras ou intelectuais de cada discente, respeitando seu ritmo de aprendizado. Os docentes precisam praticar suas
atividades e interagir com a comunidade e alunos, buscando meios de fazer uma educação realmente igualitária e inclusiva, e não apenas para cumprir leis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://uniapae.apaebrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/10/EDUCA%C3%87%C3%83O-INCLUSIVA-O-QUE-O-PROFESSOR-TEM-A-VER-COM-ISSO.pdf.Acesso em: 20 de mar.2021
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/adaptacoes-curriculares-na-educacao-inclusiva/45866.Acesso em: 20 de mar.2021
https://pedagogiaaopedaletra.com/educacao-inclusiva-adaptacoes-curriculares/.Acesso em: 19 de mar.2021

Continue navegando