Buscar

Atividade Avaliativa Estudos Orientados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa Estudos Orientados 
Data:___________
Prof:________________________________________
Tradições Religiosas e diversidade religiosa
O QUE É TRADIÇÃO
Tradição significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições distintas. Algumas celebrações e festas (religiosas ou não) fazem parte da tradição de uma sociedade. Muitas vezes certos indivíduos seguem uma determinada tradição sem sequer pensarem no verdadeiro significado da tradição em questão.
TRADIÇÃO RELIGIOSA
Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos. No caso do catolicismo, por exemplo, existe a diferenciação entre a tradição oral e a escritura, sendo que as duas são consideradas fontes comuns da revelação divina. Essa doutrina foi definida como dogma da fé nos Concílios de Trento em 1546, do Vaticano I em 1870 e do Vaticano II em 1965. Uma tradição pode ser interpretada de várias formas diferentes e ainda nos dias de hoje há contradições entre teólogos protestantes e católicos.
LIBERDADE DE CRER
MUITAS PESSOAS ACREDITAM EM UM SER SUPERIOR QUE AS CRIOU, QUE CRIOU TODO O UNIVERSO. ESTAS PESSOAS TAMBÉM SENTEM NECESSIDADE DE FALAR COM ESTE SER DIVINO. ENTÃO, UNS MEDITAM, OUTROS ORAM, UNS FAZEM PRECES, OUTROS CANTAM E OUTROS DANÇAM VEJA VOCÊ, QUE DIVERSIDADE! ISTO É MUITO LEGAL O QUE IMPORTA MESMO É QUE CADA PESSOA TENHA A LIBERDADE PARA EXPRESSAR A SUA CRENÇA DO JEITO QUE QUISER.
Atividades 
1-Você conhece algumas práticas religiosas de relacionamento das pessoas como o sagrado? Descreva-as. 
2- Destaque do texto palavras que indicam práticas religiosas e ilustre-as com desenhos

Continue navegando