Buscar

Prazo para quitar as verbas rescisórias


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezados, ao fazer a demissão de um funcionário, atentar-se para cumprir os prazos legais estabelecidos na CLT, para evitar futuras ações trabalhistas.
Multa do artigo 477 da CLT
Nas situações em que a empresa não pagar as verbas rescisórias dentro d prazo devido, deverá pagar a multa do artigo 477 da CLT. Trata-se então de uma multa por atraso de pagamento das verbas rescisórias. De modo geral, o empregado recebe a multa no valor de seu salário.
Entre as verbas que o trabalhador deve receber em caso de demissão sem justa causa, podemos citar o saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro proporcional e multa de 40% sobre o FGTS. Caso o empregador não faça o pagamento desses direitos, pode receber a multa por esse atraso. Segundo a lei, o pagamento das verbas rescisórias pode ser feito por meio de dinheiro, depósito bancário ou cheque.
Qual o prazo para o pagamento das verbas rescisórias?
Para não ter que arcar com a multa do artigo 477 da CLT, o empregador deve cumprir as obrigações da rescisão em até dez dias, contados a partir do término do contrato de trabalho. Dentro desse prazo, o funcionário deve receber os documentos que comprovem a comunicação da extinção do contrato aos órgãos competentes e também o pagamento das verbas rescisórias.
Esse período de 10 dias é usado em todas as situações de dispensa do empregado. Sendo assim, é válido para o trabalhador em aviso prévio indenizado e trabalhado. E também para os contratos de trabalho por prazo determinado ou indeterminado. Essa definição veio a partir da Reforma Trabalhista de 2017
Nesse sentido, o documento sobre as verbas de rescisão deve conter informações sobre a forma de pagamento e valor das parcelas devidas.
Qual o valor da multa do artigo 477?
Como dito, o valor da multa do artigo 477 da CLT é igual a um salário do trabalhador. Para esse pagamento é considerado o valor do salário-base do empregado e não a remuneração líquida. Dessa forma, o trabalhador não recebe o valor descrito em seu holerite, mas sim o salário-base que está anotado em sua carteira de trabalho.
Então, basta olhar o valor da remuneração anotado na carteira de trabalho para saber a quantia que receberá de multa em caso de atraso de pagamento das verbas rescisórias.
Cordialmente

Mais conteúdos dessa disciplina