Buscar

Estágio Pré-Operatório na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pré-operatório
É considerado um estádio de transição (ocorre de forma lenta e sucessiva) entre a inteligência sensório-motora e a inteligência representativa pois nessa fase embora a criança tenha ainda traga consigo significações do período anterior ela os traz em constante construção de ideias lógicas. Ou seja, agora há uma reconstrução de tudo que foi aprendido no estágio anterior, o Sensório-Motor e isso se dá, principalmente, graças a ao pensamento representativo (desenhar, brincar) adquirido pela criança nesse estágio.
Esse pensamento representativo leva a criança a uma importante aquisição do estágio pré-operatório: a função simbólica. Ela tem diversas formas , sendo elas linguagem, imitação deferida, imagem mental, desenho e jogo simbólico(faz de conta). É através da imitação que a criança passa da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa e isso se dá quando ela começa a poder praticar o “faz de conta”.
Outras características desse estágio são o animismo e o artificialismo. No primeiro a criança dá vida aos objetos já no segundo é que para a criança tudo que existe foi feito pelo homem, por exemplo: a chuva se dá porque tem alguém lavando o céu.
A principal forma assumida pelo pensamento da criança nesse estágio é o egocentrismo, onde a criança não consegue se pôr no ponto de vista de outra pessoa. Além disso ela se irrita facilmente quando contrariada, não tem preferências para o diálogo e para a criança é como se ela fosse o centro do mundo, tudo a volta dela foi feito pro causa dela, por exemplo: a cama dele foi feita exclusivamente para ela dormir.
A irreversibilidade também é presente nessa fase, e é possível se perceber ao mostrar duas bolinhas de massinha de tamanhos iguais para criança e ao esticar uma delas e perguntar qual “e agora qual tem mais?” ela vai apontar para a esticada. Outra característica é o realismo nominal, que se trata da criança não conseguir desvincular o nome do objeto e é bem possível se ver no processo de alfabetização, pois o tamanho do objeto influencia também na escrita. Ex: escrever formiga com três letras e girafa com sete por uma ser pequena e a outra grande, outra coisa comum é variar o tamanho da letra conforme o tamanho do objeto(quanto maior o objeto, maior a letra).

Mais conteúdos dessa disciplina