Buscar

Simulado Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	
	Simulado: CCJ0007_SM_201501044206 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): JOYCE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201501044206
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 07/09/2015 02:34:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501168324)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Iraniana ganha o direito de cegar com ácido homem que fez o mesmo com ela (O Globo, 13/05/11). TEERÃ - Depois de alguns anos tentado uma "vingança legal" contra o homem que a cegou com ácido, A. B. teve o direito concedido pela Justiça do Irã de fazer o mesmo contra os olhos de seu agressor, M. M., de acordo com o jornal britânico "The Guardian". Neste sábado, M. será sedado no hospital judicial de Teerã enquanto A. enfim promove a sua vingança. (...) A iraniana A., que pediu pelo direito de vingança no tribunal em 2008, teve o rosto desfigurado e ficou cega, em 2004, depois que M. jogou um pote de ácido em sua cara, enquanto ela voltava do trabalho para casa a pé. A atitude criminosa foi uma resposta à recusa de A. em se casar com M.. (...). Para as autoridades iranianas, a sentença pode ajudar a diminuir os ataques à acido no país. Mas ativistas de direitos humanos protestaram, afirmando que tal penalidade é desumana.
Caso o fato tivesse ocorrido no Brasil, o agressor responderia penalmente pela lesão corporal causada, mas não poderia sofrer sanção corporal do tipo narrado na notícia porque
		
	
	a missão do direito penal é prevenir contra atentados a bens jurídicos pela via da retribuição do mal causado, encontrando limitações na Constituição.
	 
	as missões do direito penal são prevenir contra atentados a bens jurídicos e, ao mesmo tempo, garantir o direito de liberdade contra eventuais abusos, devendo-se afastar a mera retributividade, o que se reflete na vedação constitucional às penas desumanas.
	
	a pena corporal descrita na notícia teria eficácia restrita ao causador do dano.
	
	a Constituição brasileira somente permite a aplicação de penas cruéis aos crimes considerados hediondos.
	
	a missão principal da pena e do direito penal é retribuir ao agente o mal causado para que sofra o que fez outra pessoa sofrer ao atentar contra bem jurídico de alta relevância social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501630360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aplicação da lei penal, considere: I. A lei excepcional ou temporária não se aplica ao fato praticado durante sua vigência, se decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram. II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. III. A lei brasileira não se aplica aos crimes contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público, se praticados no estrangeiro. IV. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. V. Aplica-se a lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, aos crimes contra a administração pública praticados por qualquer pessoa. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	III, IV e V.
	
	I e V.
	
	II e III.
	 
	II e IV.
	
	I e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501167164)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de ?castigar? o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
	 
	A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
	 
	O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e subsidiariedade.
	
	O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501167167)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O princípio da ultima ratio: (Prova de ingresso à Carreira de Promotor de Justiça  Ministério Público Estadual RO -2006).
		
	 
	estipula que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	estabelece que, a elaboração de normas incriminadoras é função exclusiva da lei.
	
	implica na irretroatividade da lei penal.
	
	praticamente erradica a responsabilidade objetiva enunciando que não há crime sem culpabilidade.
	 
	constitui-se em sistema descontínuo de seleção de ilícitos não sancionando todas as condutas lesivas dos bens jurídicos, apenas as mais graves praticadas contra os bens mais relevantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501069701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As normas penais que determinam a licitude ou a impunidade de certas condutas típicas são denominadas:
		
	
	finais.
	
	incriminadoras.
	
	complementares.
	 
	permissivas.

Outros materiais