Buscar

PCC psicologia do desenvolvimento

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Letras – Inglês
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Título do relatório: Observação de criança(s), adolescente(s) e/ou jovens no espaço escolar na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II ou Médio) para compreender características que ressaltam o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social desses sujeitos.
Aluna: Mariana Moulin Ferraz
Professor: Fabio Macedo Simas
Matrícula: 201908098007
Rio de Janeiro, 30/05/2020.
Introdução
Este trabalho teve como objetivo observar duas crianças de idades diferentes, porém, próximas, analisar e fazer comparações entre as diferentes teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem.
Foram levados em consideração suas características físico-motora, afetivo-emocional e intelectual e seu relacionamento um com o outro.
Procedimento metodológico
Devido a estarmos vivendo uma pandemia mundial, as crianças observadas nesse trabalho foram meus filhos, Isabela de três anos e seis meses e Vicente de dois anos recém-completados. Ambos frequentavam escola e estão no Maternal II e Maternal I, respectivamente.
No aspecto Psicossocial:
Isabela é mais calma, porém, mais sensível comparada a seu irmão. Ela tende a chorar quando se depara com alguma frustração, mas não é de fazer birra. 
Vicente, por sua vez, é bastante agitado, está na fase de descobrir tudo, querer ser independente e com isso, as birras estão no auge. Qualquer “não” dito a ele é motivo pra muita pirraça com direito a se jogar no chão e etc.
Pelo fato do pai trabalhar fora durante o dia, a responsabilidade de educar cabe a mim, a mãe. Ambos são ensinados da mesma maneira, com muito diálogo e às vezes, “cantinho do pensamento”. Cada um tem suas responsabilidades dentro de casa como recolher brinquedos, manter suas camas arrumadas, roupas sujas no lugar certo e Isabela, por ser a mais velha, já me ajuda com a louça e a retirar os lixos da casa.
Não costumo diferenciar tarefas levando em consideração seu sexo, muito pelo contrário, acredito que meu dever como mãe, seja ensiná-los igual.
No aspecto Biossocial:
Ambos são saudáveis, tem o crescimento normal para suas idades e são acompanhados a cada dois meses pela sua médica pediatra.
Nenhum dos dois apresenta qualquer tipo de dificuldade motora ou intelectual.
Também tem uma alimentação considerada saudável, apesar de me darem trabalho para comer legumes e verduras, comem muitas frutas.
No aspecto Cognitivo:
Isabela é uma criança extremamente determinada para sua idade, caprichosa com suas atividades escolares ou qualquer outra que fazemos em casa. Não costuma deixar nada pra depois, termina tudo que começa e tem uma ótima memória. Considero uma criança de rápida aprendizagem, não costumo precisar ensinar duas vezes a fazer algo.
Veste-se sozinha, se alimenta sozinha e já usa banheiro praticamente sozinha também.
Vicente, por ser um pouco mais novo e bem mais agitado, ainda apresenta dificuldade em se concentrar em algo que não seja de seu interesse.
Fala muito bem e explicado para sua idade, não temos dificuldade em entender quase nada que ele fala. 
Já conhece as cores e os números até o dez. Quando a atividade está relacionada a desenhos e pinturas, ele participa ativamente e muito bem, algo que considero normal para sua idade.
Como a irmã, ele também se alimenta sozinho, está passando pelo processo do desfralde e em minha opinião, também aprende as coisas rápido. 
No convívio entre irmãos, os dois se dão bem na maior parte do tempo. Costumam inventar e criar muitas brincadeiras juntos e ambos são fáceis de fazer novas amizades. 
Vicente tem Isabela como modelo para tudo, acredito que isso tenha influenciado para melhor o desenvolvimento dele ao longo dos anos.
Ele aprendeu a andar antes de completar um ano, sua linguagem é extremamente específica e detalhada comparada a outras crianças da sua idade. Ele tenta acompanhar a irmã mais velha em tudo e acredito que isso tenha trazido muito benefícios a ele. 
Os dois assistem desenhos como qualquer outra criança e interagem bem com os personagens, tentam imitar e cantam suas musicas durante e até mesmo após a transmissão dos mesmos.
Considero crianças felizes e espertas, de boa interação um com o outro e com terceiros. São saudáveis também. 
Quando na escola, faziam aula de natação, ballet/dança e caratê. Sempre recebi das professoras elogios sobre os dois, tanto pela coordenação motora quanto pela disciplina em realizar todas as atividades e tudo que lhes era ensinado nas aulas.
Conclusão
Para Piaget, a aprendizagem se dá através da adaptação, que ocorre quando há um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação que são os motores da aprendizagem. 
Para Vygotsky, o próprio movimento de aprender e buscar conhecimento gerará aprendizagem efetiva, considerando que todo aprendizado amplia as estruturas cognitivas da criança.
Para mim, fica claro que o ser humano vive em constante evolução e em processo de aprendizagem, principalmente quando são crianças.
Acredito que a forma como são criadas em casa, o método de aprendizagem utilizado na escola e os estímulos em ambos os ambientes, contribuem para a eficácia no desenvolvimento de todas as crianças.
Referências bibliográficas
Conteúdo das aulas 1 a 5 da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Fim.

Continue navegando