Buscar

Atividade A2

Prévia do material em texto

1- A CAPES divide as áreas do conhecimento em 4 níveis de hierarquia do mais geral (9 grandes áreas) para o mais específico (1.213 especialidades). No 2º nível hierárquico, as 9 grandes áreas (1º nível hierárquico) são subdivididas em 49 áreas do conhecimento. Nos 3º e 4º níveis hierárquicos, as áreas do conhecimento são subdivididas em subárea (80) e especialidades (1.213), respectivamente.
 
Fonte: CAPES. Tabela de áreas de conhecimento e avaliação. Brasília. DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao . Acesso em: 20 jun. 2021.
 
Quanto às áreas de avaliação do QUALIS, avalie as asserções abaixo:
 
            I.     As áreas das engenharias mecânica, produção, aeroespacial e naval equivalem a ENGENHARIAS IV.
          II.     As áreas das engenharias elétrica e biomédica equivalem a ENGENHARIAS III.
          III.    As subáreas da Construção Civil, Estruturas, Geotécnica e Recursos Hídricos fazem parte da Engenharia Civil.
        IV.     ENGENHARIAS I reúne os ramos que se desenvolveram a partir da Engenharia Civil.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
2- A estatística é uma ciência que auxilia na análise e interpretação de uma massa de dados dentro de um contexto. Nesse sentido, Triola (2017, p. 5) comenta o processo de um estudo estatístico que envolve três etapas: 1) preparação que considera o contexto, fontes de dados e método de amostragem; 2) análise que explora os dados com a criação de gráficos e cálculos de acordo com o método estatístico; e 3) conclusão que determina a significância estatística ou prática dos dados.
Fonte: TRIOLA, M. F.  Introdução à Estatística. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
Analise as seguintes afirmativas sobre parâmetros básicos da estatística em pesquisa científica e assinale com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas.
(  ) A amplitude, o desvio-padrão e a variância são exemplos de medidas de variação.
(  ) As medidas de variação são utilizadas para analisar e interpretar os resultados obtidos no estudo.
(  ) A variância e o desvio-padrão são parâmetros dependentes do valor dos resultados médios.
(  ) O desvio-padrão equivale a diferença entre o maior e o menor valor de uma amostra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
3- Um Engenheiro dos Materiais analisou o reconhecimento de estudos publicados que fazem parte da sua fundamentação teórica. O pesquisador identificou que os dois periódicos fazem parte da subárea “Química dos Materiais”, conforme dados extraídos no site da SCOPUS e preenchidos na tabela abaixo:
 
Elaborado pelo autor (2021)
 Em relação ao CiteScore 2020, é CORRETO afirmar:
 
            I.     O CiteScore 2020 dos periódicos CP e PR são iguais a 13.4 e 16.8, respectivamente.
            II.    O periódico CP apresenta melhor desempenho quanto ao reconhecimento dos estudos aceitos na revista.
          III.    O CiteScore 2020 dos periódicos CP e PR são iguais a 5.220 e 85, respectivamente.
          IV.   O periódico PR apresenta menor número de citações, contudo maior desempenho no período.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
4- No momento de concepção de um estudo científico, é importante que o pesquisador escolha corretamente o tipo de pesquisa que irá fazer em seus estudos. Tradicionalmente, os cientistas definem o tipo de pesquisa que utilizará com base em dois grandes grupos, as pesquisas básicas e as pesquisas aplicadas e esses dois grupos se relacionam com a finalidade do estudo.
Fonte: GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
 
A partir das informações do texto, sobre a pesquisa aplicada, é CORRETO o que se afirma em:
5- Ao realizar a revisão da literatura de um estudo científico, normalmente o pesquisador busca as informações em bases de dados nacionais e internacionais para fundamentar o estudo. Contudo, o pesquisador não lê na íntegra todos os estudos à medida que ele vai ganhando conhecimento. Desse modo, o pesquisador lê os estudos de quatro formas diferentes: leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica e leitura interpretativa.
Referindo-se aos tipos de leituras com publicações científicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I.  É comum a leitura exploratória de textos científicos no momento inicial da pesquisa, caracterizado pela revisão da literatura
 
PORQUE
 
II. É a leitura mais delicada do processo, visto que possibilita a discussão dos resultados do estudo realizado.
 
 
A respeitos dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
6- De acordo com a criação do banco de artigos que o pesquisador seleciona na revisão da literatura, existe a necessidade de organizar os documentos, de modo a permitir a análise e interpretação dos dados para auxiliar na discussão dos resultados do estudo. Caso essa organização não seja realizada pelo pesquisador, ele terá dificuldades no momento da escrita do artigo científico.
Fonte: MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Analise as seguintes afirmativas sobre as funções do fichamento dos artigos achados na revisão da literatura, e assinale com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas.
(  ) Identificar os artigos.
(  ) Conhecer o conteúdo dos artigos.
(  ) Fazer citações.
(  ) Realizar cálculos matemáticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
7- “(...) Este artigo aplica metodologias de inspeção em uma ponte situada no nordeste brasileiro. Para tanto, foram identificadas manifestações patológicas e escolhidos elementos a serem avaliados no cálculo de deterioração da metodologia GDE (grau de deterioração de estruturas) adaptada e análise técnica da norma DNIT. O grau de deterioração global da estrutura obtido pela metodologia GDE foi de 64,03, que qualifica em “nível de deterioração alto”, (...).”
Fonte: MEDEIROS, A. G. et al. Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 687-702, jul./set. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000300453. Acesso em: 14 jul. 2021.
 
Referindo-se ao trecho extraído do artigo “Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado”, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I.  O artigo apresenta uma metodologia de uma pesquisa exploratória no formato de Estudo de Caso
 
PORQUE
 
II. Ocorre a coleta de dados em campo para contextualizar o assunto discutido no artigo.
 
 
A respeitos dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
8- A descrição do procedimento de uma pesquisa deve ser realizada por meio da declaração dos aspectos descritivos da pesquisa científica que, na visão de Gil (2018, p.75), estão relacionados a “o tipo de pesquisa com relação ao seu propósito; o tipo de pesquisa com relação ao método; e o paradigma empregado para alegação do conhecimento a ser gerado”.
Fonte: GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Analise as seguintes afirmativas sobre as pesquisas descritivas e assinale com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas.
(  ) Apresenta o objetivo de trazer mais informações sobre o assunto em questão que já foi abordado em pesquisa exploratória.
( ) Coleta informações sobre as variáveis de um sistema para responder questões do tipo “o que” e “como”.
(  ) Coleta informações para responder questões explicativas do tipo “por que”.
(  ) Utiliza testes estatísticos para entender as relações de causa e efeito entre as variáveis de um sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
9- Leia o texto abaixo extraído da introdução do artigo “ METODOLOGIA EMPREGADA NA IDENTIFICAÇÃO DE DESCOLAMENTO DE REVESTIMENTO SINTÉTICO TEXTURIZADO APLICADO SOBRE EMBOÇO DE PAREDES E FACHADAS DEVIDO A PRESENÇA DE UMIDADE E SAIS SOLÚVEIS”, publicado nos anais do XVIII SBTA (2019), e responda o que sepede.
“No último quadriênio constatou-se considerável aumento de manifestações patológicas em sistemas de revestimentos constituídos por argamassas inorgânicas + revestimentos sintéticos texturizados (RST) ou pinturas látex, em paredes sujeitas à ação da umidade, por exemplo, devido à eflorescência de sais solúveis. Trata-se de uma manifestação patológica discutida há anos na literatura técnica, porém, predomina no setor da construção civil o entendimento de que eflorescências representam apenas manchamentos indesejáveis. No caso de RST e pinturas látex, acabamentos de limitada permeabilidade ao vapor de água, a preocupação com eventual presença de sais solúveis nos substratos de argamassas não deve ser ignorada, uma vez que, sob excesso de umidade, esses sais podem ser carreados para a superfície e provocar o descolamento dessa camada protetora e decorativa.
Cabe ressaltar que as normas técnicas nacionais destinadas às argamassas inorgânicas para assentamento e revestimento de paredes e tetos (NBR 13281, ABNT 2005), bem como à execução e recebimento de revestimentos obtidos com essas argamassas (NBR 13749, ABNT 1996 e NBR 7200, ABNT 1998, respectivamente), não abordam esse requisito.
Por sua vez, as normas NBR 11702 (ABNT, 2011) e NBR 15575-1 (ABNT, 2013), que tratam dos revestimentos sintéticos texturizados e tintas látex, não estabelecem requisitos para inspeção dos substratos de argamassas antes da aplicação desses produtos, considerando possibilidade da presença desse tipo de agente de degradação. Nesse contexto, mais estudos abordando esse tema pode auxiliar o meio técnico da construção civil na elaboração de um texto normativo contemplando requisitos de desempenho para diagnóstico de sais solúveis em sistemas de revestimentos.
Esse artigo apresenta a metodologia empregada na identificação do descolamento de revestimento sintético texturizado (RST) aplicado sobre emboço (argamassa inorgânica industrializada) em paredes e fachadas de edifícios na cidade do Rio de Janeiro (RJ).” 
Fonte: BECERE, O. H. et al. Metodologia empregada na identificação de descolamento de revestimento sintético texturizado aplicado sobre emboço de paredes e fachadas devido a presença de umidade e sais solúveis. In: Anais do XVIII SBTA [...]. São Paulo, SBTA, 2019. p. 43-48.
 Referindo-se às hipóteses levantadas pelos autores na introdução do artigo, é CORRETO afirmar que:
 
       I.    Normas técnicas nacionais destinadas às argamassas inorgânicas para assentamento e revestimento de paredes e tetos não abordam sobre eflorescência.
     II.    No último quadriênio, constatou-se considerável aumento de manifestações patológicas em sistemas de revestimentos constituídos por argamassas inorgânicas + revestimentos sintéticos texturizados (RST) ou pinturas látex.
    III.   A espessura da camada do revestimento argamassado contribui no aparecimento de eflorescência durante a vida útil do sistema de revestimento.
   IV.   Sais solúveis nos substratos de argamassas, sob excesso de umidade, podem ser carreados para a superfície e provocar o descolamento da camada protetora e decorativa do RST.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
10- As pesquisas científicas, de uma maneira geral, são realizadas por um propósito específico e, na visão de Sordi (2017), podem ser classificadas de três formas distintas: a pesquisa descritiva, a pesquisa exploratória e a pesquisa explicativa, que são detalhadas conforme o documento resultante do estudo científico.
SORDI, J. O. D.  Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
 
Em relação às pesquisas exploratórias, é CORRETO afirmar:
 
            I.     Pode ser realizada pelo método de revisão da literatura que estuda determinado assunto para ampliação do conhecimento.
            II.    Quando a revisão da literatura não tem um propósito específico de aplicação do estudo, é considerada também como pesquisa básica pura.
          III.    Pode ser realizada pelo método de programa experimental com uso de teste de hipóteses para explicar a relação entre variáveis.
          IV.   O método de Estudo de Caso é um tipo de pesquisa exploratória que tem o objetivo de coletar dados para contextualizar a discussão da pesquisa.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Continue navegando