Buscar

Exame Radiográfico para Diagnóstico Odontológico


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR N1- RADIOLOGIA
Como proposta para essa atividade vou lhes apresentar um caso clínico rotineiro que faz parte do cotidiano do cirurgião dentista. Agora que já temos todo conhecimento necessário em radiologia para conduzir esse exame complementar, desde a anamnese do paciente, durante e após o processamento da radiografia. Vamos usar técnicas especificas e meios de obtenção da imagem assim como a sua finalização e armazenamento.
Nesta atividade espera-se os detalhes de todos os passos desse exame para a excelência no diagnostico final.
Caso clinico: 
Paciente J.P. 24 anos, sexo masculino, em perfeitas condições de saúde. No exame clínico apresenta uma certa elevação a palpação por vestibular na região de canino inferior direito, na mandíbula. Visto que todos os dentes do paciente já estão presentes na boca, nosso primeiro palpite para o diagnóstico é de se tratar de um dente incluso supranumerário. Mas apenas o exame clínico não é suficiente, precisamos de mais um exame para chegar à conclusão exata e traçar um plano de tratamento adequado.
Redija o atendimento em diante especificando o exame selecionado, com todos os detalhes possíveis do tratamento a partir do momento que o paciente sentou na cadeira até o final com a radiografia pronta em mãos. Não se esqueça que provavelmente iremos solicitar a exodontia desse dente, então precisamos de um especialista em bucomaxilofacial para tal procedimento. Vamos encaminha-lo.
A redação descritiva sobre a conduta técnica deverá ser feita por arquivo digital e anexada na plataforma SAF
Ao chegar no consultório odontológico fazemos a anamnese a ficha do paciente e o exame clínico. Durante a palpação percebemos uma elevação por vestibular na região do canino inferior direito. Logo em seguida explico minhas suspeitas para o paciente e solicitamos uma radiografia panorâmica, uma periapical e uma tomografia da região do canino inferior direito, para confirmação do diagnóstico. Quando os exames ficarem prontos, marcamos um retorno com a confirmação do diagnóstico e encaminho para um especialista bucomaxilo. 
Caro Colega Bucomaxilo
Encaminho o Paciente J.P. para consulta de avaliação e conduta de tratamento. No exame clínico foi percebido uma elevação por vestibular na região de canino inferior direito. E após exames complementares foi confirmado a presença de elemento supranumerário incluso.
Aguardo Retorno.
Atenciosamente
 Dra. Maria Cristina Corrêa CRO-MT 2703
CPF: 122.233.344-56
10\09\2022
 Conclusão
Concluímos que a transmigração do dente é rara de ser vista e ocorre somente na dentição permanente. Este episódio ocorre mais comumente em caninos mandibulares, que se encontram frequentemente em posição horizontal e podem migrar anteriormente. As várias opções de tratamento, exposição e tracionamento ortodôntico, transplante, acompanhamento e a remoção cirúrgica. São dependentes de fatores como rizogênese incompleta, idade do paciente e grau de inclusa.
Os caninos inclusos na região mentoniana são menos discutidos, quando comparados com caninos superiores impactados devido à sua menor ocorrência clínica. Por muitas vezes não apresentar sintomatologia, dentes não irrompidos são identificados apenas em exames radiográficos solicitados para avaliação da ausência destes, quando o paciente é submetido a tratamento odontológico e apresentam completa formação radicular. Sendo assim, o tratamento sugerido para a grande maioria dos casos é a remoção cirúrgica devido à possibilidade de falhas dos outros meios de tratamento, como o prejuízo psicológico e financeiro do paciente, além da possível associação patológica local, ocasionando complicações posteriores. Ao analisar clínica e radiograficamente o caso em questão, o tratamento mais viável foi a remoção cirúrgica