Buscar

Competência III: Projeto de Texto no ENEM


Continue navegando


Prévia do material em texto

2
	
COMPETÊNCIAS III: DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE TEXTO.
	
Cametá 
2022 
1- INTRODUÇÃO.
	Esse artigo se insere no contexto de correção da redação do ENEM (exame nacional do ensino médio) da Competência III: projeto de texto, acha vista que essa competência seu valor de pontuação vai de 0 (zero) que e o tangenciamento que acontece quando a redação tem um aglomerado caótico de palavra, até seu valor máximo que é de 200 (duzentos) pontos que acontece quando atinge o projeto de texto estratégico, visto que desenvolveu todas as informações e fatos do projeto de texto.
Analisando a análise problemática da correção da redação do ENEM, especificamente a competência III, o objetivo aqui é verificar se o autor da redação demostrou domínio da norma culta da língua escrita. Especificamente relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimento disponíveis em situação concreta, para construir um argumento consistente. Partindo desses pressupostos cabe a nós discente da Universidade Federal do Pará/ Cametá do curso de Letras Língua Portuguesa 2021 fazer a análise crítica das correções das 03 (três) redações apresentadas aqui nesse artigo. 
Partindo desse pressuposto o suporte teórico-metodológico, realizamos, assim analisando os estudos através da redação adquirida através da pesquisa documental, em vista que em houve uma revisão bibliográfica de autores como Severino, Zambello, Costa, Brasil e as PCNS do ensino médio, discutem novas metodologias de pesquisa e serviram de base para fundamentação bibliográfica do artigo.
2 JUSTIFICATIVA. 
A partir da análise sobre a competência III, fica evidenciados os pontos cruciais e determinantes que avalia a consistência argumentativa e o poder de persuasão do texto, nota-se que é utilizado como critério de avaliação vários fatores determinantes, entre eles a construção do planejamento do texto, onde o foco principal é o desenvolvimento ponto de vista do candidato, neste contexto fica comprovado que para conseguir atingir com sucesso uma boa nota ´preciso correlacionar todos esses elementos e atender as exigências de forma adequada e organizada, e dessa forma guiar o seu corretor através de seu ponto de vista, trazendo as ideias, interpretando e escrevendo com suas próprias palavras seu conhecimento de mundo assim abrangendo e utilizando uma boa proposta de intervenção do tema abordado e assim dando consistência no texto.
2.1 MATERIAL ANALIZADO FAZER REFERÊNCIAS AO ANO E TEMA:
O material analisado são três redações com diferentes pesos, e recorrente ao tema de 2021, que teve como tema principal ‘A invisibilidade e registro civil: Garantia de acesso à cidadania no Brasil. 
· A primeira redação analisada e de 580, nota geral do ano de 2021. A nota da correção da competência III, e de 120.
· A segunda redação analisada e de 880, nota geral do ano de 2021. A nota da correção da competência III, é de 140 pontos.
· A terceira redação analisada e de 960, nota geral do ano de 2021. A nota da competência III, é de 200 pontos
3 CONTEXTUALIZAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.
Sabemos da importância que o Exame nacional do Ensino Médio, tem para sociedade brasileira, pois e o que mais gera oportunidade para a formação de cidadãos com nível superior, mas antes de chegar no que temos hoje, o exame passou por grandes mudanças. 
Em 1998, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), elabora uma avaliação intitulada ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a qual tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes após o término do Ensino Médio “para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania” (http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/eenem .htm, 2012, p.1).
Ao longo dos anos o ENEM passou por grandes transformações que contribuíram em grande escala para os estudantes de baixa renda, ou seja, o filho de trabalhador comum passou a frequentar as universidades. Mas a primeira alteração foi em 2004, quando, além dos objetivos que já existiam, passou a ter como objetivo selecionar candidatos para o PROUNI (Programa Universidade para Todos), pelo qual os estudantes podiam pleitear bolsas em universidades particulares. A segunda e grande modificação ocorreu em 2009, quando o propósito do ENEM passou a ser o ingresso em universidades (IES); muda-se, então, a composição da prova, a qual é realizada em dois dias, contendo 180 questões e uma redação.
Em 2012, quando liberam o guia do participante sobre a redação no ENEM pela primeira vez, os autores do guia esclarecem que o objetivo é tornar o mais transparente possível a metodologia da correção da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. Ao formular um novo guia em 2013, afirmam que
como aprimoramento do processo, apresentamos a nova versão do Guia do Participante, atualizada para a edição do Enem 2013. Este guia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e por especialistas na área de avaliação de textos escritos, vem agregar informações no intuito de auxiliar em seus estudos e em sua preparação para o Exame. O guia busca esclarecer os critérios adotados no processo de avaliação das redações do Enem, responder às principais dúvidas dos participantes. (PRESIDÊNCIA DO INEP, 2013, p. 3).
A liberação do guia de participante foi de suma importância, não só para os estudantes, mas sim para os professores de redação que passaram a trabalhar novas metodologias e concepções de ensino. O que resultou em grande aumento de pessoas que obtiveram o nível máximo da pontuação da redação.
3.1 VERIFICAÇÃO DO PESO DA COMPETÊNCIAS III: Como a sua produção impacta na aprovação do vestibular.
A competência III, cobra do aluno os seguintes aspectos de correção que são selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Diante disso, termos quatros verbos que serão cobrados dentro da competência III do Enem, então o foco dessa competência é avalia o projeto de texto e o desenvolvimento dos argumentos. 
Outro ponto bastante importante é selecionar e escolher, a partir do próprio repertorio ou do disponibilizado pelos textos motivadores, informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema, proposto e ao seu ponto de vista. Ao relacionar os argumentos do texto com o tema, de forma sintática e semântica, para guiar leitor até o seu ponto de vista, deixando claro o caminho percorrido. A organização do texto e preciso, criar uma hierarquia produtiva entre informações, fatos, opiniões e argumentos, observando quais são os principais e quais ficam em segundo plano. O projeto de texto deve se tornar claro para o leitor. Para interpretar sua à coesão textual e ir além da simples reprodução de ideias, interpretando informações, fatos, opiniões e argumentos, relacionando-se ao tema e ao seu ponto de vista. 
	Nível
	Pontos
	Critérios
	
Nível 1
	
40
	Tangente ao tem a e com direção ou abordagem completa do tema e sem direção
	
Nível 2
	
80
	Projeto de texto com muitas falhas e sem desenvolvimento de apenas uma informação
	
Nível 3
	
120
	Projeto de texto com algumas falhas e desenvolvimento de algumas informações, fato e opiniões.
	
Nível 4
	
160
	Projeto de texto com poucas falhas e desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
	
Nível 5
	
200
	Projeto de texto estratégico e desenvolvimento das informações, fatos e opiniões aqui se admitem deslize pontuais, sejam do projeto ou desenvolvimento.
A competência III, exige do aluno uma boa elaboração do texto para obter uma média com pontuação excelente. Embora cada um dos critérios de correção tenha o valor de 200 pontos. Muitos estudiosos consideram a terceira competência complexa e determinante para a pontuação nas demais competências.
4 OBJETIVOS.
2.1 OBJETIVO GERAL.
· Identificar e avaliar informações sobre os argumentos que o candidato está apresentando ao longo do texto da redação, dessaforma averiguar a competência III do projeto de texto.
2.2 OBJETIVO ESPECIFICO.
· Analisar as redações para fins avaliativos com criticidade.
· Apresentar as informações sobre a correção das redações com ênfase na competência III.
· Organizar os critérios de avaliação do projeto de texto das redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
5 VERIFICAÇÃO DOS DADOS E REFERÊNCIAS TEORICAS APARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ENSINO MÉDIO.
 
A produção textual no ensino médio, preparar o discente para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Através desse aprendizado rico de linguagem que lhe proporcionará uma atuação mutua. Enfatizamos que a correção e a parte que integra na produção textual, essas intervenções pedagógicas que o docente faz o texto o qual o discente produz, são de grande relevância para que se possa progredir, tornando-o crítico e avaliador de si mesmo. 
A produção textual provém “de um texto ou discurso com ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão adotada de comunicação socio comunicativa e formal” Costa Val 2006. Contudo ressaltamos o grande potencial de aprendizagem que o discente produz ao longo da sua vida, cabe ao docente acrescentar a habilidade e a partir de esse contexto o discente formará conceitos que farão compreender, entender e formar um estudante pleno de saber, capaz de assimilar qualquer tema a ele proposta.
Sujeito ativo, (ou como) a pessoa que se apropriará desses conhecimentos para se aprimorar, como tal, no mundo do trabalho e na pratica social. [...] Alteram-se, portanto, os objetivos de formação do ensino médio. Prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critico [...] o que se deseja é que os estudantes desenvolvam competências básicas que lhes permitam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo. (Brasil, 200, p.25).
Segundo Brasil, 1999, p.25 as PCNEM têm como função oferecer um novo método de ensino nas escolas, preparando o aluno a se torna o sujeito com capacidade de desenvoltura de sua intelectualidade e seu pensamento crítico podendo assim ser recebido pela sociedade em um todo.
 
6 METODOLOGIA
O suporte metodológico do artigo terá duas etapas, no primeiro momento será feito os levantamentos bibliográficos. A segunda etapa se deu por meio da pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica, foi feita na elaboração inicial do artigo que serviu de base para o desenvolvimento. O principal objetivo da análise bibliográfica foi buscar autores que já trabalhar a temática da competência III: Projetos de textos, para fazer levantamento bibliográfico precisa de planejamento para Zambello, a
pesquisa bibliográfica vincula-se à leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, manuscritos, relatórios, teses, monografias, etc. (ou seja, na maioria das vezes, dos produtos que condessam a confecção do trabalho cientifico). Não por acaso, esse tipo de pesquisa também exige planejamento e, após uma análise da leitura[...]. Nesse caso, espera-se uma leitura atenta e sistematizada acompanhada de resenhas, anotações e fichamento que, por sua vez servirão de subsidio e de fundamentação teórica para a feitura da pesquisa. (ZAMBELLO, 2018 p. 66)
 Através da análise das bibliografias trabalhada foi possível destacar vários pontos de vistas que geraram discussões dos objetos de estudos que são de extrema importância para qualquer trabalho de análise e de pesquisas. Em um trabalho de pesquisa e de fundamental a importância a pesquisa documental, acha vista, que serão analisadas as redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No caso da, 
“pesquisa documental, tem-se como fonte documentos no sentido amplo, ou seja, não só de documentos impressos, mas sobretudo de outros tipos de documentos, tais como jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais” (SEVERINO, Antônio Joaquim, 1941, 124 p.).
Para SEVERINO, Antônio Joaquim, 1941, 124 p., que uma pesquisa documental não especificamente realizada só de documentos impressos, mas existes diversos tipos de documentos de diversas formas e formatos. Não podemos esquecer que essa pesquisa documental contribui muito para a implementação e resultados significativo das análises das competências III do processo de correção do Enem.
7 ANALISE DAS REDAÇÕES.
Figura 1: Redação de 580. Nota da correção da Competência foi de 120 pontos. 
	A presente redação é avaliada no (nível 3) 120 da competência III, por que aborda o tema de forma completa. O aluno inicia com a abordagem do tema, mas não desenvolve, nas linhas 4 á 7 ele desenvolve o que é cidadania e faz uma pergunta, mas não responde no discorrer do texto, no segundo paragrafo nas linhas 11 á 14 o aluno apresenta os seus argumentos, no entanto não discorre sobre eles, nos parágrafos 3 e 4 apresenta-se as propostas de intervenção. 
Figura 2: Redação de 880. Nota da Correção da Competência III foi 140 pontos.
A redação analisada foi corrigida por dois corretores, ambos deram a nota diferente, onde irá proceder a média que é de 140 pontos. No nível 3 a nota é 120, a redação tem um projeto de texto perceptível apesar de apresentar algumas falhas. Vejamos na linha 6 e 7 a construção da primeira tese, e ao longo do texto, vai se construindo em cima dessa tese. No nível 4 a nota é 160, à abordagem do tema de forma completa, mencionando o tema principal na linha 4 que é “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso a cidadania no brasil”. Ao recuperamos o projeto de texto, a redação foi construída em cima apenas de uma tese que está na linha 6 que “a desconstrução da desigualdade social, bem como negligencia estatal as quais agravam essa conjuntura”. Também fica e em evidencia no segundo paragrafo a construção da resposta organizada e planejada de sua tese.
Figura 3: Redação de 960. Nota da Correção da Competência III é de 200 pontos. 
	A redação é avaliada na competência 3 (nível 5) por que aborda o tema de forma completa “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no brasil” e também apresenta projeto de texto estratégico e desenvolvendo as informações, fatos e opiniões em todo o texto. No primeiro parágrafo o aluno aborda o tema nas linhas 2 e 3 e em seguida apresenta seus argumentos, linha 4 e 5. Em seguida no segundo paragrafo desenvolve o primeiro argumento, “negligencia do Estado” citado nas linhas 6 e 7, continuando nas linhas 8 á 11 ele apresenta repertorio e relaciona com o tema. O terceiro parágrafo inicia-se com uma obra da linha 13 á 14 e seguindo nas linhas 15 á 19 defende o segundo argumento “carência de políticas públicas”. 
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Mediante o exposto no decorrer deste artigo, fica evidenciado que o projeto de texto precisa ser estratégico, o texto precisa mostrar progressão textual, fazer com que o leitor corretor se convença do seu ponto de vista, destaca-se também que todas informações selecionadas para fazer à argumentação, precisam estar coerentes, articulados e relacionados de forma consistente de acordo com o que você esta defendendo. O artigo ainda apontou que para todos os problemas expostos no texto, precisam ser criadas propostas de intervenção que fiquem submetidas e explicitas no texto.
Logo, podemos constatar que as ideias ou opiniões referentes ao tema que estejam desorganizados, contraditórias e sem coesão podem levar o candidato á atingir uma pontuação baixa, para evitar esse problema o candidato precisa ficar atento para as exigências especificas dessa competência como relacionar, selecionar, organizar e interpretar informações em defesa da sua tese, dessa forma o texto precisa ter autonomia, ou seja, se sustentar sozinho.
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso no dia 06 de Julho de 2022.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2006. 
INEP. Exame Nacional do Ensino Médio: Material de Leitura.Módulo 5: Competência III, 2021
 
INEP. Exame Nacional do Ensino Médio: ENEM: Documento Básico 2000. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/eenem.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1992. 
ZAMBELLO, Aline Vanessa {et al}. Metolologia da pesquisa e do trabalho científico. Org.: Thiago Mazucato. Penaópolis, SP: FUNPEPE, 2018.