Buscar

aol 02 educação das relações etnicas raciais

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
1/1
Leia o texto a seguir: “Atualmente, mais de 160 línguas e  dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil”.(Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/L%C3%ADnguas Acesso em: 28 dez 2019). Os Povos Indígenas que viram chegar os portugueses no litoral, no século XVI, era de um dos troncos linguísticos existentes no Brasil à época e que resistem pelo nosso vasto território, atualmente. Eram, aproximadamente, em torno de 1 milhão de índios, organizados em diversos de grupos. Podemos dizer que estamos relatando o troncode língua indígena:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tukano.
2. 
Nambikwara.
3. 
Guarani.
4. 
Tupi.
Resposta correta
5. 
Macro-Jê.
2. Pergunta 2
1/1
Leia o texto a seguir: “’A África tem uma História’. Com essa frase, o grande historiador Joseph Ki-Zerbo, nascido em Burkina Fasso, abriu sua introdução à coleção História Geral da África, editada pela UNESCO a partir de trabalhos discutidos em seminários na década de 1960, e escritos ao longo das décadas de 1970 e 1980. São oito volumes, publicados em inglês, francês e árabe, em torno de dez mil páginas escritas por cerca de trezentos e cinquenta estudiosos, coordenados por trinta e nove consultores. Dessa obra grandiosa, apenas quatro volumes haviam sido traduzidos ao português e editados em versão impressa no Brasil. No ano de 2010, o governo brasileiro, em parceria com a UNESCO, tornou disponível na internet, e com acesso livre para leitura e reprodução, os oito volumes traduzidos em línguaportuguesa“.(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0002- 05912012000200009 . 28 dez 2019).
Em uma palavra, A grande ___________ da vida abrange a geografia com seus estudos sobre a História da terra e das Águas, bem como as ciências da terra, que vera sobre as propriedades agrícolas ou medicinais pertencentes a díspares tipos de solo. De que exatamente estamos falando?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Cosmologia.
2. 
Ciência.
3. 
História.
Resposta correta
4. 
Botânica.
5. 
Geologia.
3. Pergunta 3
1/1
Leia o texto a seguir: “Em 1502, tem início a exploração do pau-brasil, pelos colonizadores portugueses, a primeira riqueza explorada pelos europeus em terras brasileiras. A mercadoria, usada para fabricar tinturas, teve grande aceitação no mercado econômico da Europa. A substância corante extraída da madeira, embora tivesse valor inferior às mercadorias orientais, foi de grande interesse para Portugal. Assim, a coroa portuguesa declarou a exploração do pau- brasil um monopólio real, e decretou que só poderia dedicar-se a essa atividade quem obtivesse uma concessão e pagasse um imposto. A primeira concessão de exploração foi conferida a Fernando de Noronha, que, até 1504, era o único que tinha permissão para explorar o pau-brasil. A coroa portuguesa doou a ele a ilha de São João, mais tarde designada por seu nome.“. (Fonte:Acesso em: 28 dez2019).O Escritor e Antropólogo Darcy (RIBEIRO, 1995) comenta sobre a dificuldades dos Povos Indígenas de entenderem os Portugueses, tão interessados no Pau-Brasil. Por que se afanavam tanto em seus fazimentos? Por que acumulavam tudo, gostando mais de tomar e reter do que de dar, _______________? (RIBEIRO, 1995, p. 45).
Ocultar opções de resposta 
1. 
Trocar.
2. 
Intercambiar.
Resposta correta
3. 
Comemorar.
4. 
Festejar.
5. 
Ofertar.
4. Pergunta 4
1/1
Leia o texto a seguir: “Partindo da premissa que o Brasil se tornou uma nação multicultural, com os mais diversos legados dos povos  indígenas, dospovoseuropeus edopovonegro,que contribuíram paraaformaçãodanaçãobrasileira,queé caracterizado como país de diversidade étnico-racial. Dessa forma, torna-se necessário evidenciar o estudo da história do Brasil Colonial sobre tradições, culturas e festas religiosas, bem como as festas profanas, pois passaram a ser relevantes para o estudo das culturas locais”.(Fonte:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar- paranavai_hist_artigo_linda_salete_mondo_pacheco.pdf. Acesso em: 28 dez 2019).
Sobre as festividades brasileiras é correto afirmar que os povos indígenas deram grande contribuição e muitas vezes desconhecida. O mesmo poderá ser dito dos africanos. Nas festas, os Povos Indígenas inscrevem, entre outras coisas, quais significantes importantes deles:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ambição, desânimo, falta de valores, crenças em figuras folclóricas e palavras incompreensíveis.
2. 
Memórias, valores, códigos de regras, crenças e angústias pelo árduo trabalho, esperanças e fantasias.
Resposta correta
3. 
Seus desejos de agradar esteticamente os que acompanham para conseguir alguns donativos.
4. 
Lideranças, desesperanças, rancores, algumas crenças antigas e já bastante superadas.
5. 
São passos rítmicos muito insignificantes e que não atraem o olhar apurado de culturas mais avançadas.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o texto a seguir e reflita: “Para a primeira mulher negra, pobre e com pouca instrução que dedicou sua vida aos filhos e as letras? Isso porque nem menciono a Maria Firmina dois Reis com a magnífica obra Úrsula, essa ainda é menos conhecida. É que sobre os malefícios da modernidade tão pulsantes e latentes são contigo mesmo.”. (Fonte:https://www.geledes.org.br/um-dialogo-com-carolina-maria- de-jesus/ . Acesso em: 28 dez 2019).
Em uma palavra, ela foi uma escritora vigorosa. Deixou-nos as seguintes obras: Quarto de Despejo – Diário de uma favelada, Casa de Alvenaria, Pedaços de fome e Provérbios, Diário de Bitita e Meu sonho é escrever – Contos inéditos e outros escritos.De quem exatamente estamos falando?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Carolina Maria de Jesus.
Resposta correta
2. 
Conceição Evaristo.
3. 
Maria Beatriz da Silva.
4. 
Carlota Evaristo dos Santos.
5. 
Maria Beatriz Nascimento.
6. Pergunta 6
1/1
Leia o texto a seguir: “A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.”. (Fonte:https://www.normaculta.com.br/palavras-de- origem-africana/.28 dez 2019).
Constituem marcas lexicais que trazem elementos culturais africanos, na nossa língua portuguesa seguintes palavras: No âmbito da recreação, o ___________.  Nos instrumentos musicais, a _______________. E na culinária, a _____________.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Mungunzá, berimbau e a Macumba.
2. 
Forró, capoeira e maculelê.
3. 
Samba, cuíca e moqueca.
Resposta correta
4. 
Mocotó, moqueca e canjica.
5. 
Candomblé, os tutus dos acalantos e cantigas de roda.
7. Pergunta 7
1/1
Leia o texto a seguir: “Outra característica marcante de sua criação literária é o que o professor Eduardo de Assis Duarte denomina de ‘brutalismo poético’, pois a violência também integra a maioria dos enredos de suas narrativas. O que surpreenderá não somente aos novos leitores e leitoras é a maneira como a escritora tece e costura cenas de profundo impacto, no que diz respeito à violência urbana, imprimindo a quase inexplicável leveza no trato do tema. Esses dois fatores que compõem seu modo de criação literária, a meu ver, operam como estratégia e/ou convite para que leitores sejam surpreendidos ao se perceberem imersos na história contada. ”(Fonte:https://www.geledes.org.br/revelacoes-de-olhos- dagua/Acesso em: 29 dez 2019).Ela é Doutora em literatura. Publica desde 1990. Nasceu em uma favela no Brasil. São Obras escritas por ela: Olhos d’Água, PonciáVicêncio, Poemas da Recordação e Outros Movimentos. Em um dos seus livros, ela apresenta narrativas com histórias de mulheres e homens negros e as lutas contra a violência e a diminuição sofridos na sociedade. Podemosdizer que estamos relatando sobre qual importante escritora brasileira:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Carolina Maria de Jesus.
2. 
Maria Firmina dos Reis.
3. 
Conceição Evaristo.
Resposta correta
4. 
Maria Beatriz Nascimento.
5. 
Eliane Potiguar.
8. Pergunta 8
1/1
Leia o texto a seguir: “A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação”.(Fonte:http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23. 28dez 2019).Darcy Ribeiro relata que a resistência dos africanos escravizados foi intensa. Lá pelo final do período colonial, o Brasil compunha uma das maiores populações negras fora da África. A abolição tardou muito e isso foi a causa fundamental de um fato histórico importante, na história do Brasil, da (...). (RIBEIRO, 1995). O que ele quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Criação e muitos quilombos pelo país.
2. 
Ideia de retornar à África, após a Abolição.
3. 
Libertação dos escravos no Brasil.
4. 
Concepção de mecanismos de vigilância nas fazendas.
5. 
Queda do Império e da proclamação da República
Resposta correta
9. Pergunta 9
1/1
Leia o texto a seguir: “Misturavam-se informações, assim como etnias, tradições e práticas culturais. Novas cores eram forjadas pela sociedade colonial e por ela apropriadas para designar grupos diferentes de pessoas, para indicar hierarquização das relações sociais, para impor a diferença dentro de um mundo cada vez mais mestiço. Da cor da pele à dos panos que a escondia ou a valorizava atéapluralidademulticordasruascoloniais,reflexode conhecimentos migrantes, aplicados à matéria vegetal, mineral, animal ecultural.”(Fonte:https://www.geledes.org.br/influencia- africana-processo-de-formacao-de-cultura-afro-brasileira/?gclid=EAIaIQobChMIxOrmoNXY5gIVVAmRCh3_iA1DEAAYA SAAEgJxTvD_BwE Acesso em: 28 dez 2019).É muito importante reconhecer que tal conjunto de transmissõesestá presente nos jeitos de pensar, sonhar, sentir e agir de nações como o Brasil, localizada no hemisfério ocidental.Podemos dizer que estamos relatando sobre qual tipo de herança:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Herança Europeia.
2. 
Herança Indígena.
3. 
Herança Africana.
Resposta correta
4. 
Herança Portuguesa.
5. 
Herança Italiana.
10. Pergunta 10
1/1
Leia o texto a seguir: “Portanto, a chegada de Pedro Álvares  Cabral à baía, hoje chamada Cabrália, em sua homenagem, no dia 22 de abril de 1500, não foi obra do acaso, mas consequência de uma política de expansão comercial desenvolvida desde o início do século XV, pelos países europeus, liderados por Portugal e Espanha. Na verdade, ao chegar ao Brasil, Cabral já sabia que pisava em terras juridicamente pertencentes a Portugal, em face do Tratado de Tordesilhas, assinado por seu país e pela Espanha em 1494”. (Fonte:http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_ UAB/Fasciculos%20-%20Material/Formacao_Territorial_Brasil/Fo_Te_A03_GR_ML_080710.pdf.Acessoem:28dez2019). 
Eles julgavam, que estes povos, eram feios, fétidos e infectos. E talsituação melhorava depois que eles tomavam um bom banho e conseguiam comida, já melhoravam de aparência e de atitudes”. Estamos falando da:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Atitude dos portugueses com relação aos Índios.
2. 
Ganância do colonizador com relação aos índios e negros.
3. 
Maneira com os Povos Indígenas viam os portugueses.
Resposta correta
4. 
Intolerância geral entre os habitantes do Brasil Colonial.
5. 
Fala dos brasileiros com relação aos afro-brasileiro

Continue navegando